Você é daquelas pessoas que preferem ovos de páscoa enormes, tipo aqueles de um quilo? Ou é mais da caixa de bombons? Uma das grandes maravilhas da páscoa é a infinita variedade de tamanhos, estilos, desenhos, temas, sabores e decorações dos ovos de chocolate que literalmente enfeitam o céu dos supermercados e lojas de chocolate.
Mas se estivermos falando de fazer ovos em casa, que tipo é o mais fácil? Ou então qual é o melhor para vender?
Isso tudo depende da sua ideia e do que você se sentir mais confortável para fazer. Alguns preferem telas grandes para pintar, já outros gostam do trabalho minimalista. Fica tranquilo porque ambos funcionam e você pode fazer ovos com a sua cara! Aqui a gente te ensina como fazer ovo de páscoa dá uma olhada:
Temperagem é tudo
Na nossa receita de como fazer ovo de páscoa o passo a passo está todo detalhado e você pode seguir no seu ritmo. Por isso vamos dar apenas uma passada por cima da técnica e já seguir para as dicas que vão além do chocolate. Até porque se você veio atrás de um tamanho específico, então já tem em mente o que quer fazer!
A temperagem é o que faz o seu chocolate ficar brilhante, além de impedir que ele derreta com facilidade. Basicamente é isso que ocorre:
Quando você derrete o chocolate, você derrete a manteiga do cacau e as moléculas de gordura dela.
Quando você esfria um pouco, você volta a estruturar essa gordura (que são os cristais instáveis e estáveis).
Por fim, o objetivo é esquentar só o suficiente para derreter apenas a parte indesejada da gordura e deixar a que contribui para o brilho e estrutura do chocolate.
Claro que isso não é algo que você veja com os olhos. Essa parte científica é só para você se aprofundar ainda mais na técnica! Fazer ovo de páscoa não é muito simples, mas não é difícil se você tem essa técnica na manga!
Qual o melhor tamanho de ovo para fazer?
Você pode fazer o que quiser com o tamanho que quiser: o legal do chocolate é toda essa liberdade! Porém, dá para traçar um paralelo entre os tamanhos e suas funções e pensar nas melhores receitas para cada um dos tamanhos de ovo.
Ovos grandes, os chamativos
Na dúvida de como fazer ovo de páscoa, os ovos grandes (de 500g e 1kg) são boas opções para fazer casca trufada. Já que quanto maior, mais frágeis eles ficam, não dá para colocar tanto recheio, mas você pode caprichar na temperagem e fazer algumas camadas de casca.
Só tenha a certeza de ter espaço no seu freezer! Dá uma olhada em algumas receitas para ele:
Ovos médios, os suculentos
Se a forma que você tem em casa é de ovos de 250g, 150g ou 100g, então você tem nas mãos uma oportunidade de fazer ovo de colher! Essa tendência que surgiu há alguns anos se firmou pela versatilidade de recheios que se pode comer de colher e, claro, pela combinação deles com o chocolate e as caixas decoradas maravilhosamente.
Claro, você pode fazer trufado também, mas esse é o tamanho ideal para ovo de colher, então aproveite a oportunidade com essas sugestões:
Ovo de colher de leite ninho com nutella
Ovos pequenos, os bombons
Os ovos pequenos são perfeitos para quem quer mostrar a qualidade do chocolate e da temperagem. Você pode colocar texturas e decorações no seu ovinho, como crocante (com amêndoas e nozes), pode misturar branco com preto e por aí vai.
Aqui o ideal é fazer o ovo só de chocolate, mas se quiser rechear um bem pequeno, você pode considerar um bombom e colocar licor dentro, aí você tem uma variedade bem grande de opções!
Manda ver na criatividade, na decoração e nos sabores dos seus ovos de páscoa, seja para vender ou para presentear!
Acima de tudo, divirta-se com a bagunça de chocolate e Feliz Páscoa!