Delicia que marca presença nas festas juninas, mas que merece ser apreciada o ano todo, a canjica é uma iguaria que você pode fazer em casa com muito sabor e praticidade seguindo nosso passo a passo.
Conheça também um pouco da origem histórica dessa iguaria brasileira.
Bom apetite.
Heranças tupinambás
Os preparos com milho fazem parte da culinária caipira brasileira, principalmente dos estados do nordeste.
O prato hoje é bastante identificado com a cultura brasileira, principalmente com as celebrações de São João, mas na sua origem tem muita influência da culinária africana que chegou aqui junto com os escravizados, que se aproveitavam da facilidade do preparo para fazer um tipo de prato que usava o milho.
Posteriormente, o prato dos escravizados ganhou também influências indígenas, então as fortes heranças tupinambás também se fazem presentes no preparo da canjica como conhecemos hoje, e tudo isso se deu ao fato de que na época da colonização do Brasil, o cultivo do milho era amplo, então tinha muito ingrediente para deixar a criatividade rolar solta.
Receita de canjica
A canjica ideal tem que ser cremosa, e essa receita é perfeita para isso, pois adicionando o leite condensado com o leite de coco conseguimos a mistura infalível para um preparo inigualável.
Vamos ao passo a passos da canjica cremosa:
Ingredientes
- Canjica 1/2 quilo
- Leite 1 1/2 litros
- Açúcar 5 colheres (sopa)
- Água 750 mililitros
- Sal a gosto
- Canela em pau 2 unidades
- Leite condensado 1 lata
- Leite de Coco 2 vidros
- Coco em flocos 1 pacote
- Canela-da-China em pó a gosto
- Amendoim a gosto
Como fazer canjica
- Lave a canjica e deixe de molho por algumas horas. Cozinhe na panela de pressão por 40 ou 45 minutos com 1/2 litro de leite, açúcar, água e a canela em pau.
- Desligue o fogo e espere esfriar até ficar morno ( não abra a panela).
- Troque a panela e adicione o restante do leite, sal, leite de coco, leite condensado e os flocos, misturando bem, e leve ao fogo novamente até engrossar.
- Sirva polvilhada com canela em pó ou com o amendoim.
Aproveite outras variações deliciosas de canjica:
Textura Mágica dos pequenos grãos
Muita gente nem sabe que a canjica é feita com o milho, mas na verdade é um tipo específico de milho branco, muito nutritivo e saboroso.
Uma das grandes diferenças do milho branco para o tradicional amarelo é que sua textura é mais macia, por isso fica perfeito para canjica. Seguindo essa linha, resolvemos trazer outras receitas com grãos menores e super molinhos que rendem pratos deliciosos, confira.
Sagu
Começamos já fugindo um pouco da proposta, pois na verdade o sagu não é exatamente um grão, apesar de vir num formato semelhante.
Na realidade, esse alimento vem da fécula, que pode ser extraída de várias plantas, mas nesse caso usa-se a mandioca para formar aquelas bolinhas que absorvem os mais deliciosos molhos.
O resultado são pratos deliciosos que você pode fazer com o molho que quiser, nesta receita utilizamos o vinho branco e a canela, que são uma ótima combinação.
Mingau de Aveia
A aveia é um dos cereais mais nutritivos que temos, pois além de trazer saciedade, ajuda a regular as funções do intestino.
Nesse preparo de mingau o ideal é usar o farelo de aveia, pedaços ainda menores que deixam a textura do prato bem mais cremosa sem perder a crocância.
Sopa de Lentilha
Por fim, temos uma leguminosa que costuma dar as caras só nas festas de fim de ano, mas que merece destaque.
A lentilha é um prato delicioso e por vir em grãos pequenos é perfeita para uma sopa pois vai agregar o sabor dos temperos de forma equilibrada e te entregar um preparo bem saboroso.
Variedade de grãos para sua dieta
Os carboidratos são parte importante de uma dieta equilibrada, mas o ideal é que tenhamos variedade no nosso dia a dia, sem ficar só no pão.
O milho, a mandioca e a aveia são boas opções para ter no cardápio, principalmente por virem em vários formatos que te permite preparar uma infinidade de receitas.
A canjica cremosa é uma boa forma de aproveitar o milho branco, então prepare essa delícia, assim você terá uma boa opção para o café da manhã ou se quiser, uma bela sobremesa.
Bom apetite.