Conhecer técnicas para fazer bons assados é uma das coisas que mais vai te ajudar a evoluir na cozinha, seja você apenas um cozinheiro entusiasta ou pretende fazer uma renda extra cozinhando para fora.
Principalmente com o fim de ano chegando, saber como assar peru é fundamental para sua ceia pessoal ou mesmo para tentar buscar algumas vendas que podem ajudar no orçamento.
Então separamos essas dicas para você não errar no tempero e nem no ponto e ainda conhecer curiosidades sobre essa ave que sempre dá as caras no nosso fim de ano.
Boa leitura.
O peru veio do Peru?
Quem veio primeiro, a ave carnuda ou o país sulamericano? Bom, por lógica simples claro que foi a ave, porém a dúvida que vamos sanar aqui é de onde veio o nome que batiza esse prato tradicional das nossas ceias natalinas.
Na verdade essa ave existe bem antes da colonização das américas é claro, porém o seu nome tem uma conotação que associa as características exóticas do animal com seu lugar de origem.
Por exemplo, como os espanhóis encontraram exemplares da ave no Peru, associariam o nome do país com o bicho para destacar o fato de ser “uma galinha muito esquisita”. Nessa mesma linha, os ingleses chamaram a ave de “turkey” em referência direta aos mercadores que traziam a ave da Turquia.
Ou seja, o peru não veio só do Peru, mas da américa do sul como um todo, e apesar de sua aparência exótica, sua carne é uma delícia, ainda mais nesse preparo que você vai ver a seguir.
Receita de peru assado
Diferente do frango, o peru é uma ave gigantesca, então tem que ter muito cuidado na hora de fazer esse assado, pois qualquer descuido vai fazer você ter uma carne muito seca.
Siga nosso passo a passo a risca para não dar margem ao erro e ter um peru assado sensacional para servir na sua ceia:
Ingredientes
- Peru 4 quilos
- Cebola 2 unidades
- Molho de pimenta vermelha 1/2 colher (sopa)
- Mostarda Dijon 1 colher (sopa)
- Vinho Branco 1 garrafa
- Caldo de galinha natural 3 xícaras (chá)
- Manteiga sem sal 1 xícara (chá)
- Sal a gosto
- Manteiga a gosto
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer peru assado
- Pré-aqueça o forno em temperatura média (180º C).
- Coloque num liqüidificador as cebolas, os alhos, o molho de pimenta, a mostarda, 1 xícara de vinho, 1 xícara de caldo de galinha, a manteiga, o sal e bata bem em seguida.
- Passe para uma vasilha, juntando o vinho e o caldo de galinha restantes e misture bem.
- Recheie o peru e coloque-o numa assadeira sem untar.
- Segure a pele do peito do peru com uma mão e, com a outra, empurre-a para soltar da carne.
- Fure a carne com um garfo e, com o auxílio de um injetor de tempero, injete a manteiga derretida em vários pontos do peito do peru.
- Esfregue o tempero preparado na superfície do peru e injete um pouco na carne.
- Puxe a pele de volta, cobrindo novamente o peru, e costure com linha grossa.
- Cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 3 horas, regando o peru a cada 20 minutos com o molho que cair na assadeira.
- Quando o papel já estiver escurecido, retire-o e deixe o peru no forno até dourar.
Mais receitas de aves assadas
Peru na brasa funciona
Apesar de em geral a ceia ser o ponto alto do natal brasileiro, tem muitas famílias que optam por fazer um belo churrascão para celebrar a data, assim comemoram a véspera e o dia em família, curtindo ao máximo.
Porém, se puder juntar o melhor dos dois mundos, seu natal pode ser ainda mais incrível, isso porque é possível assar o peru na brasa e ele fica incrível.
Então, já que vai acender a churrasqueira, abra um espaço (generoso) e experimente fazer a versão de peru assado na brasa, para ter a suculência de sempre, com um toque defumado incrível.
A principal diferença é que para ir na brasa você vai precisar enrolar em papel celofane culinário e papel alumínio para garantir um assado uniforme e também manter os líquidos que dão a suculência para carne.
Ao final, retire o peru desse envelope e deixe mais alguns minutos na brasa, sempre virando para dourar todos os lados e pincelando o molho da marinada para dar o sabor.
Aproveite o dia seguinte
O peru assado é uma ave tão grande que é inevitável que se sobre no dia seguinte, então é sempre bom ter uma solução criativa para isso, ainda que simples.
Nossa sugestão é fazer lascas com essa sobra do peru, e levar à panela com fio de azeite e cebola. Essa mistura é perfeita para fazer um sanduíche no dia seguinte e assim evitar desperdícios.
Então, que seu natal seja incrível e que essas dicas possam ajudar a deixar tudo mais saboroso.
Boas festas.