Ceia de ano novo: aproveitamento e muita lentilha

Publicada em: 26/11/2021 15:04

Todos de branco, muita festa, música, amigos e familiares reunidos. Se no ano passado não rolou tudo isso, a ceia da virada deve ter sido mais reclusa também. Porém, a chegada de 2022 já promete toda a emoção da qual estamos com saudade e, claro, vai requerer uma ceia duplamente deliciosa e linda!

Como é uma semana após o natal, fique atento às oportunidades de aproveitar as sobras dos ingredientes utilizados e economize bastante! Como os pratos mais tradicionais costumam ser parecidos, você pode conferir no Aproveite o que Sobrou, do CyberCook, várias ideias com os ingredientes que já tem aí no seu armário!

Trouxemos algumas sugestões, mas fique a vontade para mudar como preferir!

Assim como 2021: sem mais delongas, vamos às receitas

Peixe e Frutos do mar 

Bacalhau à Baiana

Um dos maiores costumes (se não o maior) do brasileiro é ir à praia e pular as sete ondinhas na virada de ano novo, então faz sentido ter muitos frutos do mar na sua ceia. Isso sem falar do calor que normalmente faz nessa época do ano, que pede por bebidas geladas e pratos leves e refrescantes.

Comece com um bacalhau à baiana (vai que sobrou do natal): com vários legumes e os temperos clássicos da bahia, como o azeite de dendê, o bacalhau fica bem diferente e muito cremoso. Mesmo não sendo um dos pratos mais leves, ele vale a pena para quem tem bacalhau em casa (que pode facilmente ser substituído por merluza ou tilápia, mais econômicos). 

Assados grandes

Frango Assado

O outro protagonista pode ser o Frango Assado, a proteína mais consumida de todas nas casas brasileiras. Aparece muito bem como opção de economia, mas não pense que isso faz dele um prato simples. Além de muito versátil, um frango assado suculento e no ponto certo, com o melhor acompanhamento, é espetacular. Além de enfeitar bem a mesa como qualquer outro assado.

Assim você faz os clássicos Peru e Chester no natal e deixa o frango para o Reveillon, ou vice-versa.

Acompanhamentos

Lentilha da Virada

Com duas opções de pratos principais, faltaram apenas as sobremesas e acompanhamentos. Dentro desse segundo grupo, a lentilha com certeza é a que mais se destaca, já que muitos acreditam que comê-las na ceia de ano novo traz prosperidade no ano seguinte.

Com essa receita de lentilha da virada é só caprichar nos temperos, no pimentão e na linguiça calabresa que o resultado vai ser o melhor possível. Vai que quanto mais saborosa, mais prosperidade ela te traz?

Outro acompanhamento que jamais pode faltar na mesa de um brasileiro é a Farofa. No ano novo não vai ser diferente, principalmente com essa farofa de banana fácil que combina demais com o bacalhau à baiana e com o frango assado que trouxemos.

Já a salada de maionese vem para garantir que sua virada seja refrescante, lembre-se de servi-la bem gelada e aqui vai uma receita para fazer a maionese caseira, muito mais saudável e saborosa.

Sobremesas

Pavê de Bis

Não dá para comer tudo isso e ainda mandar um doce pesadão depois né? As duas sugestões que trouxemos são daquelas servidas em travessas: 

  • Pavê de bis: chega nessa época do ano e a procura por ingredientes do pavê explode. Claro, a sobremesa é deliciosa e super fácil de fazer, dá para servir para um monte de gente (não costuma sobrar). O grande ponto é que se você já comeu no natal, então pode parecer repetitivo comer no ano novo, mas essa versão de pavê de bis muda tudo e traz uma cara nova para esse clássico!
  • Pudim gelado: “gelado”, a palavra que o dia 31 de dezembro obriga a siar das nossas bocas. Aqui no caso não vai sair nada, mas, sim, entrar esse pudim gelado delicioso com coco super rápido de fazer. Aí é você quem decide se faz uma forma ou travessa inteira ou se serve em pequenas porções para mandar ver na apresentação.

Tenha em mente as oportunidades de aproveitamento das quais falamos, porque é comum exagerarmos no natal e sobrar um monte de coisa. Em momento de preços altos, vale a pena dar prioridade para esses pontos!

Aproveite seu fim de ano e que venha um 2022 cheio de comida boa!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: