Seja para fazer um aperitivo que acompanha um happy hour entre amigos ou para ir naquele hambúrguer suculento, a cebola caramelizada é uma ótima opção de acompanhamento, cujo preparo vai ficar incrível depois dessas dicas.
Conheça também qual tipo de cebola utilizar em casa ocasião para extrair o melhor sabor no seus preparos.
Boa leitura.
Cebola branca ou roxa?
Ambas tem muitos benefícios que até são bem semelhantes, então as principais diferenças vão estar no sabor e textura de cada uma delas, dependendo do preparo.
A cebola branca sem sombra de dúvidas é a mais comum na nossa alimentação do dia a dia, sendo facilmente encontrada nos mercados, quitandas e feiras. Elas são menos calóricas e tem aquele sabor mais ardido e picante.
Já as cebolas roxas são um pouco mais calóricas, porém tem aquele sabor mais suave e adocicado, ideal para preparos como picles de cebola, cebola empanada e até a caramelizada que falaremos a seguir.
Benefícios da cebola
As cebolas não são apenas acompanhamentos e temperos saborosos, mas também possuem muitos benefícios para saúde quando inseridas numa alimentação balanceada.
A cebola roxa, por exemplo, é rica em nutrientes, tem compostos que diminuem os níveis de colesterol e triglicérides do sangue, beneficiando muito o funcionamento do coração. Para intestino preso também são ótimas aliadas pois é uma das hortaliças mais ricas em fibras que temos.
Os jeitos de consumir as cebolas são os mais variados, e um é mais gostoso que o outro, então para ter um ponto de partida, começaremos por essa versão caramelizada que é ideal para acompanhar bifes, hambúrgueres ou ser um petisco para acompanhar uma cervejinha gelada.
Receita de cebola caramelizada
A primeira coisa que você precisa saber antes desse preparo, é que a cebola é uma hortaliça que solta muita água, por isso coloque bastante, pois a tendência é ela murchar e reduzir muito de tamanho, e acredite, você vai querer ter fartura dessa delícia de cebola caramelizada .
Sem mais delongas, separe os ingredientes e vamos ao passo a passo:
Ingredientes
- Manteiga 2 colheres (sopa)
- Açúcar 2 colheres (sopa)
- Cebola 2 unidades
- Sal 1 pitada
Como fazer cebola caramelizada
- Derreta a manteiga e coloque as cebolas para fritar, quando estiverem molinhas e translúcidas coloque o açúcar.
- Abaixe o fogo e deixe lá até dourar bem bonito, mexendo de vez em quando.
- Estas cebolas ficam ótimas com carnes, em sanduíches, com hambúrgueres, com frango, com tudo.
Mais receitas de cebola
A cebola do restaurante australiano
A cebola caramelizada cresceu muito em popularidade nos últimos anos, muito impulsionada pela onda dos food trucks gourmets que começaram aplicar esse preparo nos hambúrgueres, trazendo um sabor agridoce e muita suculência para os lanches.
Porém a cebola é estrela em outros preparos maravilhosos como na versão empanada super crocante, que foi popularizada pela rede de restaurantes australianos Outback.
O segredo deles mesmo a gente não sabe, pois é muito bem guardado, porém temos uma versão da receita muito próxima, que você pode experimentar em casa.
Nossa cebola estilo Outback tem um passo a passo bem explicadinho para você fazer etapa a etapa e chegar num resultado incrível de crocância do empanado, com o sabor azedinho da hortaliça harmonizando perfeitamente.
O ideal é cortar certinho para servir naquele estilo como se fosse uma flor de lótus aberta, que tem um visual impactante que vai surpreender a todos num encontro em casa, por exemplo.
Para o molho, sugerimos servir com mostarda, patê de alho ou até molho barbecue que combina bem demais.
Bife acebolado com toque especial
Um clássico das refeições do dia a dia é o bom e velho bife acebolado, que em geral é bem simples de fazer e bastante saboroso, então basta uma batata frita para acompanhar e está pronto um dos pratos mais populares.
Agora, com um pouquinho de incrementos dá para turbinar ainda mais. Temos uma receita maravilhosa.
Faça esse bife acebolado à chilena, que pega o nosso tradicional prato e agrega um tanto a mais de cremosidade para subir o nível transformando num prato até mais chique.
Esse creme de maionese sozinho já é uma delícia, mas acompanhado do bife acebolado fica perfeito, experimente e tire suas conclusões.
Para finalizar, caso você queira uma opção diferente para o bife acebolado, mas não quer ir tão longe, basta fazer a cebola caramelizada para acompanhar o prato que vai harmonizar muito bem, sem sair da praticidade de uma refeição do dia a dia.
Por fim, esperamos que todas essas dicas te mostrem o quanto a cebola pode ser benéfica e saborosa, aplicada nos mais variados preparos. Adicione essa hortaliça incrível a sua alimentação, tanto a branca quanto a roxa e tenha esses sabores intensos e marcantes nos seus pratos.
Bom apetite.