Caldo de Mandioca: o sabor cremoso da raiz que ganhou o mundo

Publicada em: 29/09/2021 09:40

Caldos e sopas tem suas diferenças reconhecíveis, mas no fim a base é sempre muito parecida.  Talvez um ponto diferencial claro é que os caldos tendem a ser mais espessos e encorpados, e um dos que mais exemplifica essa tese é o caldo de mandioca. Portanto, vem aprender esse preparo que reúne sabor e cremosidade numa receita de sopa que vai te conquistar. Boa leitura. Caldo de mandioca

Mandioca pelo mundo

No Brasil temos uma grande identificação com a mandioca, pois ela é abundante em nossas terras e muito presente na nossa gastronomia nativa. Não é atoa que essa raiz possui 17 nomes diferentes, o que destaca a sua presença em várias regiões e é sempre envolta em muita lenda e até religiosidade. Contudo não somos os únicos a ter essa delícia, na verdade não somos nem mais os líderes, pois atualmente a Nigéria é o maior produtor de mandioca no mundo, com cerca de 58 milhões de toneladas produzidas por ano. Na sequência, completando o pódio vem a Tailândia e a Indonésia, enquanto o Brasil fica ali no quarto lugar, com respeitáveis 21 milhões de toneladas produzidas anualmente em média. Apesar disso, com certeza é na aplicação da mandioca na cozinha que somos líderes absolutos, pois só aqui criamos as receitas mais icônicas vindas da raiz, com destaque para o nosso amado pão de queijo mineiro que é feito da fécula desse vegetal.  Esse caldo também não fica atrás não, e é outra iguaria brasileira muito saborosa, que vale a pena preparar.

Receita de caldo de mandioca

Um caldo respeitável precisa ser encorpado mas também bastante saboroso, por isso nessa receita não vai ter economia de temperos e nem de legumes pois queremos sentir os pedaços e as texturas. O bacon e a calabresa são o toque especial que traz aquele sabor defumado e aroma inconfundível para esse caldo que tem toda a cremosidade de uma mandioca bem cozida. Chega de papo e vamos a receita:

Ingredientes

  • Mandioca 1 quilo
  • Água 1 1/2 litros
  • Caldo de carne 2 tabletes
  • Azeite 1/2 xícara (chá)
  • Couve Manteiga 1 maço
  • Alho 2 dentes
  • Cebola 1/2 unidade
  • Bacon 200 gramas
  • Linguiça Calabresa Defumada 1 unidade
  • Sal 1 pitada

Como fazer caldo de mandioca

  1. Descascar a mandioca e cozinhá-la no litro e meio de água com os 2 tabletes de caldo de carne.
  2. Depois de bem cozidas deixe esfriar um pouco e bater no liquidificador com a água usada para cozinhá-la (se precisar pode acrescentar mais água).
  3. Em uma panela grande fritar o alho e a cebola com o azeite.
  4. Colocar o bacon, a linguiça calabresa e despejar o caldo de mandioca.
  5. Acrescentar a couve e deixar cozinhar por mais ou menos 30 minutos, completando a água se necessário.
  6. Após esse tempo desligar o fogo e servir ainda quente com rodelas de torrada e azeite de oliva.

Mais receitas de caldos e sopas para ampliar o repertório:

Usos inusitados da mandioca

Caldo de mandioca, mandioca frita e escondidinho são alguns dos usos mais comuns dessa raiz, e de fato são deliciosos. Porém, hoje queremos abordar algumas aplicações que são mais fora da caixa e que rendem pratos surpreendentemente saborosos.

Quindim de Mandioca

Quindim de Mandioca O quindim é um dos doces portugueses mais tradicionais que existem e basicamente é feito com as gemas de ovos, mas nessa versão tem uma camada a mais de sabor. A mandioca não só traz um gosto mais neutro que permite que outros ingredientes sobressaiam, mas também dá uma consistência firme ao quindim que deixa a textura maravilhosa.

Veja a receita completa aqui

Nhoque de Mandioca

Nhoque de Mandioca O nhoque ideal tem que ser firme, porém ter aquela maciez em cada mordida, por isso com a massa de mandioca fica perfeito. Fica mais leve também, já que a raiz tem menos carboidratos que a batata, ou seja,essa versão é ótima para quem está na dieta.

Veja a receita completa aqui

Panetone de Mandioca

Panetone de Mandioca Finalizando com uma versão de panetone, já que estamos se aproximando das festas de fim de ano. Neste caso trata-se de um panetone salgado, com massa de mandioca macia e saborosa e um recheio de mussarela derretendo, que dá água na boca só de pensar. Experimente esse panetone diferentão e surpreenda na próxima ceia.

Veja a receita completa aqui

Receitas cheias de personalidade

O mais interessante de preparar essas receitas utilizando a mandioca é que traz um componente de brasilidade muito grande ao preparo, que raramente é replicado em outros lugares do mundo.  Mesmo os países que atualmente são líderes em produção não tem na sua culinária tantos preparos quanto nós e isso é algo a se valorizar. Um caldo de mandioca como esse é relativamente simples, mas entrega um sabor intenso e com muita personalidade que traz consigo toda a tradição da nossa cozinha nativa que merece ser passada adiante. Experimente esse e outros preparos e aproveite os benefícios e os sabores que a mandioca pode proporcionar. Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: