Bolo de Morango e o sabor único das frutas silvestres

Publicada em: 07/05/2021 17:32

As frutas silvestres ou berries, são um tipo de ingrediente ótimo para confeitaria, pois tem uma acidez própria contrastando com um sabor doce, o que é ótimo para caldas, recheios e geleias. 

Hoje, vamos aprender a fazer esse bolo de morango delicioso e também mais alguns usos de frutas silvestres que vão elevar o nível dos seus pratos.

Bolo de Morango

Riqueza nutritiva dos morangos

O morango é uma das frutas vermelhas mais consumidas no mundo, tanto na sua forma natural, quanto em variadas receitas. É pouco calórica e rica em vitaminas C, A, E, B5 e B6, então é ideal que faça parte de uma dieta balanceada.

É ótimo que seja uma fruta saudável, mas é melhor ainda que seja tão deliciosa como é, pois o morango é doce com uma bela pitada ácida que causa uma ótima sensação ao paladar.

Há várias espécies de morango, mais doces, mais ácidos, menores ou maiores, contudo não é uma fruta originária do Brasil e sim da Europa, por isso seu cultivo é bem sazonal e depende de condições de clima específica, e isso faz com que não seja a fruta mais em conta.

Por isso o ideal é usá-la para fazer recheios, caldas e geleias, assim rende mais e você aproveita todo o sabor da fruta, como nesse bolo de morango maravilhoso que você aprende agora:

Ingredientes

  • Ovo 4 unidades
  • Açúcar 1/2 xícara (chá)
  • Farinha de trigo 3/4 xícara (chá)
  • Manteiga 3 colheres (sopa)
  • Morango 1/2 quilo
  • Creme de Leite fresco 1 xícara (chá)
  • Açúcar de confeiteiro 2 colheres (sopa)

Como fazer

  1. Coloque os ovos e o açúcar (é importante que os ovos estejam na temperatura ambiente) na tigela da batedeira e bata até que os ovos fiquem claros e fofos.
  2. Junte a farinha, incorporando-a sem bater. Incorpore a manteiga até que não fique nenhum traço dela.
  3. Derrame na forma, untada e enfarinhada, e alise o topo.
  4. Asse no forno pré-aquecido à 180ºC, por cerca de 30 - 40 minutos.
  5. Recheio: Amasse os morangos e reserve-os. Bata o creme de leite em picos moles.
  6. Junte o açúcar de confeiteiro e bata em picos duros.
  7. Coloque um pouco do creme num saco de confeitar (cerca de 3/4 xícara) com bico de pitanga. Coloque o saco na geladeira.
  8. Junte os morangos amassados ao creme restante.
  9. Recheie o bolo com o creme de morangos, montando o bolo.
  10. Enfeite com o creme reservado e morangos.

Depois de fazer esse bolo de morango, com certeza você vai querer mais, afinal a fruta é versátil e vai bem em vários pratos. Fique com essas 4 opções abaixo para te inspirar:

A maravilhosa combinação de frutas silvestres

As berries ou frutas silvestres, são famosas por agregar um sabor azedinho e muitas vezes exótico para vários pratos, com predominância para os doces.

Essas frutinhas além de deliciosas ao paladar, possuem baixas calorias, e além do morango, existem várias como o mirtilo, amora, framboesa, cranberry, goji berry, entre outros, todas com um alto teor de água e de fibras, que faz muito bem ao nosso corpo.

No Brasil não temos tanto o hábito de consumir essas frutinhas, talvez mais o morango, até porque não são originárias daqui. Já nos EUA, as berries são abundantes nas mais variadas receitas, então separamos algumas para você ter mais ideias de consumo dessas frutinhas e até fazer acompanhamentos para o bolo de morango que acabou de aprender.

New York Cheesecake de Frutas Vermelhas

New York Cheesecake de Frutas Vermelhas

Começando com o pé na porta com essa receita bem americana.

O cheesecake é tipo uma torta com massa muito cremosa, com bastante queijo e creme de leite, então combina com as mais variadas coberturas, e essa de frutas vermelhas é simplesmente uma explosão de sabores.

Entre si, as frutinhas harmonizam muito bem, trazendo vários níveis de acidez, e quando combinadas com a massa e o recheio do cheesecake, se tornam um prato espetacular.

Experimente fazer essa sobremesa e surpreenda-se com o sabor inigualável.

Smoothie de Amora

Smoothie de Amora

Uma boa pedida para tomar saboreando seu bolo de morango é esse smoothie de amora.

O preparo é rápido, coisa de 5 minutinhos você tem uma bebida cremosa, bem docinha com o sabor particular das amoras.

Se preferir, pode usar leite de amêndoas e iogurte de inhame para ter uma versão vegana dessa delícia gelada.

Sorvete de Framboesa

Sorvete de Framboesa

Finalmente os refrescos, com essa bela receita de sorvete de framboesa.

Use o iogurte grego para ter mais cremosidade nos seu sorvete e as sementes de chia para dar um tom crocante e saudável.

Talvez a framboesa não seja tão simples de encontrar, porém esse preparo funciona com morango, mirtilo e até as amoras que falamos acima.

Tendo a base, o resto sua criatividade completa, então, mão na massa.

Você descobriu como as frutas vermelhas são um componente que agrega um sabor exótico e delicioso as suas receitas, agora é só pré aquecer o forno e preparar esse delicioso bolo de morango, e ainda inovar na cobertura, talvez com uma geleia dessas frutinhas, que tal?

Depois de pronto, não esqueça de marcar o CyberCook nas redes sociais ou usar a tag #DicasCyberCook.

Bom apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: