O bolinho de arroz é amado por nós brasileiros por aquele petisco coringa que não só é delicioso, mas ainda reaproveita o arroz do dia anterior.
Não é exclusividade apenas do Brasil, no mundo todo há variações do bolinho de arroz, sendo na cultura asiática onde a iguaria é mais apreciada, inclusive com variações doces e salgadas.
Vamos conhecer mais dessa receita pelo mundo e um passo a passo simples para fazer o delicioso e bem brasileiro bolinho de arroz.
Boa leitura.
Onigiri, o bolinho de arroz japonês
O arroz é a base da culinária japonesa, afinal o país é uma ilha, o que dificulta o cultivo de variados grãos e vegetais, então o que melhor se adapta por lá é o arroz.
No sushi vemos a presença do grão, mas existem pratos onde ele é o motivo, no caso, estamos falando do oniguiri, o bolinho de arroz tradicional no Japão.
Você já pode ter visto em animes ou filmes japoneses esses pratos sendo bastante consumidos, muitas vezes no bentô, espécie de marmita japonesa, e diferente do nosso bolinho de arroz brasileiro, por lá o oniguiri representa uma refeição completa.
Sua praticidade no preparo e facilidade para transporte, fez com que o oniguiri fosse muito consumido pelos samurais que em viagens pelo país iam difundindo o prato para outras províncias.
Receita de bolinho de arroz
O bolinho de arroz brasileiro tem de semelhança a praticidade, e também pode ser facilmente levado na marmita e até servir para um lanche rápido no meio da tarde.
Vamos ao passo a passo para você fazer os seu bolinhos:
Ingredientes
- Fermento químico em pó 1/2 colher (chá)
- Cheiro-verde 1 colher (sopa)
- Farinha de trigo 4 colheres (sopa)
- Ovo 1 unidade
- Leite 3 colheres (sopa)
- Arroz cozido 1 xícara (chá)
- Sal a gosto
Como fazer bolinho de arroz
- Misture todos os ingredientes do bolinho de arroz em um recipiente.
- Faça as bolinhas com a ajuda de duas colheres e frite em óleo quente.
Turbine seus bolinhos com uma colher de sopa de queijo ralado na receita para deixar o bolinho bem mais especial. Além do cheiro verde, você pode colocar orégano ou outro tempero seco para dar o seu toque pessoal de sabor.
Para a quantidade desta receita, 2 colheres de sopa de cebola bem picadinha vai muito bem e o óleo deve ser deixado, depois de quente, em fogo médio, para seus bolinhos cozinharem por dentro antes de dourarem.
Última dica é fritar aos poucos, imaginando que somente metade da superfície do óleo está sendo usada, assim você não esfria o óleo nem gruda seus bolinhos.
Experimente servir os bolinhos com um molho à base de maionese ou creme de leite, tipo molho tártaro, transformando-os em uma porção típica de boteco.
E tem como ser mais prático nos bolinhos, confira essas variações dessa delícia:
- Bolinho de Arroz Assado
- Bolinho de Arroz na Airfryer
- Bolinho de Arroz ao Forno
- Bolinho de Arroz com Queijo Minas
Variações pelo mundo
Países asiáticos têm uma identificação cultural com o arroz enquanto prato principal e também componentes de receitas.
É o caso das Filipinas, que tem um prato típico incrível, chamado biko, que é uma espécie de bolo de arroz com leite de coco e caramelo servido em fatias, por lá é muito consumido no café da manhã e é uma iguaria local.
A Europa também tem seus representantes quando o assunto é bolinho de arroz, e é da Itália que vem o exemplo mais diferentão da lista.
O Arancini italiano é um bolinho feito de risoto e leva mussarela e farinha de pão, que dá resultado a um bolinho de consistência mais cremosa, com bastante sabor.
Já mencionamos que na ásia o arroz é amplamente produzido, portanto amplamente consumido, e finalizamos voltando ao Japão para falar do Kinako Moti que é um doce muito típico do país, feito com a goma do mocchi, que nada mais é do que uma variação de bolinho de arroz, que misturados com kinako e o açúcar, formam esse doce incrível.
Dito tudo isso, agora você realmente pode ir além do arroz e feijão na cozinha e preparar maravilhas do mundo todo usando o ingrediente como base.
Comece os aperitivos com o bolinho de arroz simples e vá até uma sobremesa ao estilo filipino ou japonês, que sem dúvidas vai revolucionar o seu jeito de apreciar o arroz.
Bom apetite.