Um molho incrível que eleva o nível de qualquer lanche sem dúvidas é a maionese, cuja versão caseira é a mais gostosa na maioria dos casos.
Hoje, escolhemos uma receita testada e aprovada pela nossa equipe para preparar uma maionese caseira incrível.
Boa leitura.
O molho mais consumido do mundo
Por mais popular que o catchup seja, ele ainda não chega perto do tanto que a maionese é consumida pelo mundo todo.
Isso em várias versões, pois dos condimentos, este é o que mais se beneficia de acréscimos de temperos.
O preparo clássico da maionese surgiu há séculos, provavelmente na região do mediterrâneo, e os franceses, já no século XVII, aprimoraram a receita chegando mais próximo do que temos hoje.
Contudo, a cozinha é viva e a receita passou por outras adaptações que a simplificaram sem comprometer o sabor. Uma dessas variações infalíveis é essa que separamos.
Receita de maionese caseira
Nesta versão de maionese caseira, o uso do vinagre branco ajuda não só em trazer uma acidez, mas também neutraliza possíveis bactérias no ovo cru, o que na versão industrializada é feito pela pasteurização.
Porém, a nossa é caseira e com muito sabor, que é o mais importante, confira:
Ingredientes
- Ovo 2 unidades
- Vinagre Branco 1 colher (sopa)
- Mostarda 1 colher (chá)
- Sal 1 colher (chá)
- Azeite de oliva 1/2 xícara (chá)
- Óleo de soja a gosto
Como fazer maionese caseira
- Bata os ovos, a mostarda, o vinagre e o sal no liqüidificador.
- Tire só a tampinha de cima da tampa e vá adicionando, aos poucos, 1/2 xícara de azeite de oliva.
- Quando acabar o azeite, vá colocando óleo, em fio, até que a maionese dentro do liquidificador feche, isto é, fique sem o buraquinho no meio, das pazinhas virando.
- Dê uma mexida com o liqüidificador desligado, ligue novamente (não esqueça da tampa) e coloque mais óleo em fio (quer dizer, só pelo buraquinho, um fiozinho pelo buraco da lata).
- Faça assim, até que a maionese esteja no ponto que você quer.
Se por um acaso a maionese talhar, retire do copo do liqüidificador para uma leiteira ou jarra, ponha um ovo inteiro, um pouquinho de sal e vá juntando aos poucos a maionese retirada, isso vai ajudar a emulsificar seu molho sem talhar.
Agora é sua vez de preparar em casa, e se quiser mais variações, fique com essas 4 opções incríveis:
3 jeitos de tunar sua maionese
Até o sanduíche mais simples se torna incrível adicionando uma gostosa maionese caseira e esta versão da receita que trouxemos é apenas a base mais comum, assim fica mais fácil de você criar em cima.
Acredite, com criatividade e os temperos certos, você pode turbinar ainda mais a sua maionese e quem sabe não cria um molho especial para chamar de seu.
Por exemplo, a maionese verde, muito popular em alguns lugares do Brasil, pode ser feita adicionando uma pitada boa de salsa picada ao preparo. O coentro também pode funcionar, porém o sabor fica bem forte.
Outra boa ideia é acrescentar páprica doce ou picante, isso dá a maionese um linda cor salmão e aquele sabor marcante e apimentado do tempero que melhora qualquer lanche.
Por fim, guardamos para o final o que há de melhor, que é a maionese de azeitona, e é simples, basta acrescentar meia xícara de azeitonas pretas picadas e sem caroço na hora de bater no liquidificador, até incorporar bem. Recomendamos a preta por ser mais saborosa e ter um sabor menos ácido que as verdes, deixando então o gosto da maionese mais suave.
Lembrando que para qualquer um desses ingredientes que você venha adicionar a sua maionese caseira, pode ser necessário ajustar os demais para não talhar, então é só seguir a dica lá de cima de acrescentar ovo e sal para ir retomando a consistência original.
Pronto, agora você tem várias opções de maioneses turbinadas para acompanhar seus lanches e brilhar nas suas festas.
Bom apetite.