Quantos licores você conhece ou já bebeu? Quantas receitas você já fez com licor? Essa vertente das bebidas alcoólicas é uma das maneiras mais fáceis e deliciosas de se beber, além de encaixar com perfeição em muitos preparos de doces, bombons, bolos e até mesmo pratos salgados, dependendo da situação.
Com uma infinidade de frutas e temperos que podem ser ingredientes de um licor, além de várias formas de fazê-lo, os licores trazem uma variedade enorme de cores e aromas, assim como o nosso protagonista da vez: o licor de maracujá!
Ainda que sejam deliciosos, alguns licores podem passar de 40% de teor alcoólico, então é sempre importante ressaltar que deve ser consumido com moderação, mesmo que toda a cremosidade e doçura sejam convites deliciosos para uma noite de licores.
Se você tem vontade de fazer seu próprio licor de maracuja para rechear um bombom, fazer um drinque ou só apreciar numa noite mais fria, segue com a gente e fica de olho nas dicas e na receita.
Como é feito um licor?
A definição de licor é a combinação de uma base vegetal ou animal, que pode ser desde mel, laranjas, gengibre ou avelãs, uma base alcoólica, que pode ser qualquer álcool destilado (normalmente os mais básicos, como cachaça branca, álcool de cereais ou vodca) e açúcar ou qualquer outro adoçante.
A ideia é trazer o sabor com a base vegetal ou animal, o teor alcoólico com a bebida e a textura mais densa com o açúcar, que em alguns casos pode ser retirado diretamente do ingrediente principal. No caso do nosso licor de maracujá, adicionamos esse açúcar com o leite condensado, que ajuda ainda mais a ficar cremoso! Dá uma olhada.
Receita de licor de maracujá
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de vodka
- 1 lata de suco de maracujá
- Gelo a gosto
Modo de preparo
- Meça a vodka e o suco de maracujá na lata de leite condensado.
- Bata tudo no liquidificador por 3 minutos.
- Coloque em uma licoreira.
- Conserve na geladeira.
Se está pronto para entrar no mundo dos produtores de licor, pode contar com o Carrefour para os melhores preços dos ingredientes!
Como fazer licor cremoso de maracujá
A partir da nossa receita de licor de maracujá, você pode acrescentar mais alguns ingredientes simples para fazer seu licor ficar ainda mais cremoso, perfeito para um pão de mel, ou até para dar aquela turbinada em uma mousse de maracujá.
- Creme de leite: o creme de leite ajuda muito na textura, mas lembre-se de pensar nos outros ingredientes para não perder o equilíbrio (mais álcool ou açúcar, por exemplo.
- Chocolate branco: o chocolate branco derretido também ajuda na cremosidade, mas acrescenta bastante açúcar na receita, então tome cuidado para não adoçar demais e ficar enjoativo.
O importante é ir experimentando de acordo com o seu gosto, sempre pensando no equilíbrio e sabores.
Como fazer calda de maracujá para licor?
Outra maneira de facilitar o preparo do seu licor de maracujá é preparando a calda de maracujá antes, no lugar do suco pronto ou da polpa da fruta batida.
Porém, essa calda de maracujá é muito fácil de fazer e vai funcionar como uma etapa antes do licor. Dá uma olhada nessa receita aqui, que vai em cima de um abacaxi e fica uma delícia!
Quanto tempo dura o licor caseiro?
Normalmente, bebidas alcoólicas prontas como esse licor e que tenham mais de 20% de teor alcoólico não tem data de validade. Porém, como normalmente se usa ingredientes naturais e perecíveis (principalmente leite, creme de leite e leite condensado), pode ser perigoso armazená-los de qualquer maneira. Veja as dicas:
- Licores sem adição de derivados de leite e que tenham mais de 35% de teor alcoólico podem ir para o freezer e duram bastante tempo.
- Para os que tiverem derivados, o importante é guardar longe do sol e do calor.
- Quanto mais álcool tiver, mais dura.
Como calcular o teor alcoólico do meu licor?
Para estimar quanto álcool tem no seu licor (essa conta vale para drinks também) você precisa primeiro calcular quanto álcool puro tem na receita.
Por exemplo: Nossa receita usa uma lata de vodka, ou seja 350ml. Se considerar que a sua vodka tem 39% de álcool, então teremos 136 ml de álcool.
Depois calcula-se os outros líquidos.
Por exemplo: uma lata de suco de maracujá e uma lata de leite condensado, vão ter mais 700ml de líquidos ou quase isso, aí é só fazer mais uma regrinha de três. Ou seja: 1050ml de líquidos (100%), com 136 ml de álcool (x%) daria praticamente 13% de teor alcoólico.
Essa conta desconsidera a densidade e participação do açúcar do leite condensado, mas é uma boa maneira de se ter uma noção!