A ciência do Bolo de Cenoura Perfeito

Publicada em: 20/02/2021 16:29

Podemos dizer que o Bolo de Cenoura é um dos mais democráticos, pois todo mundo gosta e todo mundo já tentou ou ao menos quis fazer uma vez na vida.

A receita em si é muito simple se usa poucos ingredientes, ainda assim, qualquer descuido pode desandar seu bolo.

Para combater isso, trouxemos a nossa receita desse Bolo de Cenoura, com algumas dicas “científicas” para você não errar.

Anota tudo aí e boa leitura.

Olho na precisão das medidas 

Na confeitaria as medidas são muito importantes, sendo uma das poucas áreas da cozinha que não dá pra improvisar tanto. Ser preciso na hora do preparo é o que ajuda seu bolo de cenoura ficar fofinho e gostoso.

Bolo de Cenoura

Hoje em dia você encontra para vender facilmente alguns itens que vão te ajudar muito nessa parte, não só para esse bolo mas para várias outras receitas. Aqueles copos medidores que tem a conversão de gramas para mililitros ou xícaras ajudam muito, e claro, uma balança de cozinha também é um aliado enorme (atualmente é bem barata, em torno de 20 reais você já encontra um bom equipamento que vai durar anos).

A gente costuma sempre repetir isso, mas é por que é verdade: a qualidade dos ingredientes faz muita diferença no resultado final da receita. Por isso escolha cenouras boas, use farinha de trigo nova e se possível peneire antes para tirar qualquer gruminho. 

Confira também se o fermento não está vencido, pode fazer o teste da água morna: jogue uma colher de pó e se borbulhar na hora é porque o fermento está funcionando corretamente.

Por fim, quebre os ovos em um potinho antes de colocar, pois se estiverem estragados você já pega na hora e salva a sua receita.

Não tem segredo, é medir os ingredientes da forma mais precisa possível e usar o que tiver de melhor qualidade, assim sua receita de Bolo de Cenoura vai ficar deliciosa e fofinha.

Essa receita de Bolo de Cenoura é uma base, mas você pode ir além, com algumas receitas diferenciadas abaixo:

Faça uma Cobertura Impecável

Sempre que pensamos no bolo de cenoura, aquela crostinha de chocolate que cobre a fatia é sempre algo que toma nossa mente. O fofinho do bolo com o crocante da cobertura é um dos grandes atributos dessa receita.

Para esse preparo, trouxemos uma cobertura bem simplificada para você executar rapidamente e se deliciar com seu bolo.

Os ingredientes e quantidades você confere aqui na receita completa, por aqui vamos deixar algumas dicas para sua cobertura ficar incrível.

  • Opte pelo chocolate 100% cacau: para essa receita optamos pelo chocolate em pó e não pelo achocolatado, pelo simples fato de que o bolo já é doce, então uma cobertura mais neutra ajuda a realçar o sabor da massa. Se utilizar o chocolate 100% cacau então, esse contraste fica ainda melhor e mais saboroso, experimente.
  • Coloque a cobertura bem quente: tem gente que prefere deixar esfriar um pouco, para ir passando a calda de chocolate como se fosse chantilly, mas se você colocar a cobertura assim que tirar do fogo, vai penetrar melhor na massa do bolo e no topo vai formar aquela casquinha de chocolate que tanto amamos.
  • Um toque especial com lâminas de chocolate: depois de colocar a cobertura, deixe esfriar só um pouquinho e raspe um chocolate sobre, de preferência de graduação do meio amargo para cima. Assim você consegue sabor e uma textura diferenciada para seu bolo de cenoura que vai surpreender.

Pronto. Use bons ingredientes e a ciência das medidas a seu favor para fazer esse bolo de cenoura simples e delicioso ficar perfeito.

Lembrando que a cobertura de chocolate é a mais tradicional, mas você está livre para usar a criatividade e testar outras que combinem com esse bolo. Depois não esqueça de mandar para gente como ficou.

Divirta-se e bon appetit!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: