Conheça a Quinua Real, perfeita para quem é adepto a uma alimentação saudável.
ONDE É PRODUZIDO: Deserto Uyuni (altiplano Boliviano). Com 12.500 Km2 fica a 3.800 metros acima do nível do mar, e o frio no inverno chega a 30 graus negativos. Seu horizonte é tão nítido que é possível ver claramente a curvatura terrestre desenhada no azul do céu. É neste lugar, Único no mundo, que nasce a QUINUA REAL, o cereal sagrado dos Incas.
HISTÓRIA: Os invasores em 1532 apoderaram-se do grande império. Quando acabaram com os 362 anos, que foi o tempo que durou o Império Inca, acabaram também com a QUINUA, ignorando tratar-se de um tesouro sagrado. O Quinua real era chamada de "Grano Madre" ou "Grano de Oro" e venerado como símbolo religioso. Todos os anos, quando iniciava a época do plantio, o próprio SAPA INKA (Supremo), com uma ferramenta de ouro maciço, abria simbolicamente o período de plantio da Quinua chamada pelos Incas de "cereal milagroso" ou "mãe dos seres humanos". Depois de 500 anos, a QUINUA ressurge como o melhor e mais completo alimento para o ser humano.
NUTRIÇÃO: Foi constatado que seu valor nutritivo só é comparado ao leite materno. É um alimento completo. Superior aos de origem animal, como a carne, o leite, os ovos e o peixe
As proteínas de que o corpo precisa são compostas de 20 aminoácidos diferentes, e existem aminoácidos que não podem ser fabricados pelo corpo e que devem fazer parte da sua dieta, os aminoácidos essenciais. A QUINUA REAL, com 23% de proteínas, possui um balanço de aminoácidos excepcionalmente atrativo para a nutrição humana devido aos seus altos níveis de lisina e metionina. Conta com 20 aminoácidos, e 10 são essenciais (Histidina Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano, Valina e Arginina). De acordo com os resultados de algumas experiências, demonstrou-se que estas proteínas são mais favoráveis ao crescimento que as contidas no leite
Na QUINUA REAL, encontramos principalmente vitaminas A, B6, B1 e, em menores quantidades, as vitaminas E e C. Rica em certos minerais, como o ferro (9,5 mg/100 g de Quinua), fósforo (286 mg/100 g de Quinua) e Cálcio (112 mg/100 g). E quanto aos glucídios (hidratos de carbono), estes apresentam um valor entre 67% a 74%. E a QUINUA REAL oferece uma elevada reserva energética.
A contribuição de proteína para o conteúdo de energia total da QUINUA REAL é 23%; 20% é gordura e os restantes, carboidratos. Sua qualidade nutricional é melhor que a da soja, com sais minerais e aminoácidos balanceados. Apesar de altamente protéicos, os grãos não possuem o glúten, proteína encontrada no trigo que impede muita gente alérgica de comer pão, macarrão ou biscoito. A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera a QUINUA REAL como alimento único por seu altíssimo valor nutricional.
“Se tivesse que escolher um alimento para sobreviver escolheria a QUINUA" Duane Johnson, Universidade do Colorado.
Obs.- É importante ressaltar o nome Quinua Real, pois aí mora uma GRANDE diferença não só de proteínas (23%) como de calorias (318 kcal para cada 100g), pois existe o cultivo no Brasil, mas não é a mesma Quinua. As características que a Quinua Real possui, é impossível adquirir em outra região que não seja aquela.