TORTA - Two Chocolate Cake
Massa
Mousse Amargo
Mousse Branco
Massa
1. Pré-aqueça o forno em 175ºC (180ºC também dá certo). Unte uma fôrma redonda de 22cm de diâmetro, forre o fundo com papel manteiga (vegetal) e polvilhe farinha de trigo. Reserve.
2. Misture o leite, claras e o extrato (ou essência) com o auxilio de um garfo. Sem bater, é só para misturar mesmo.
3. Bata a manteiga, farinha de trigo, açúcar e o sal até obter uma mistura com aspecto de areia úmida. Ela não forma uma massa compacta, fica toda solta. Demora em média 5 minutos.
4. Adicione metade da mistura de leite aos secos e bata em velocidade média por 1 minuto (sim, um minuto). Então, acrescente o restante do líquido e bata em velocidade alta por 30 segundos.
5. Transfira a massa para a fôrma previamente reparada. Asse por 30-40 minutos, faça o teste do palito: saiu limpo está pronto. Deixe esfriar por 15 minutos na fôrma, se for de fundo-falso retire as laterais e deixe esfriar completamente antes de confeitar.
Mousse Amargo
1. Derreta o chocolate picado em banho-maria, tome cuidado para não entrar água. Reserve.
2. Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly, dependendo da sua batedeira pode demorar uns 10 minutos. Na mão vai demorar um pouco mais. Quando atingir o ponto, desligue.
3. Misture o chantilly com o chocolate derretido (se for colocar o extrato, é nesse momento também) até ficar homogêneo.
Mousse Branco
1. Derreta o chocolate branco picado em banho-maria, tome cuidado para não entrar água. Reserve.
2. O primeiro creme de leite é apenas para misturar com o chocolate derretido. Se quiser bater em chantilly também pode. Mas a estrutura criada será quebrada quando misturar o chocolate derretido. Misture bem os dois ingredientes. Deixe esfriar um pouco.
3. Não bata todo creme de leite e não misture com o chocolate de uma única vez. Eu avisei.
4. Bata o segundo creme de leite fresco em ponto de chantilly. Coloque um pouco desse chantilly com a outra mistura de chocolate brando e misture (se for colocar o extrato, é nesse momento também). Então, incorpore as duas misturas até ficar homogêneo.
Montagem
1. Como se pode ser, fatiei o bolo ao meio para recheá-lo. Para deixar essa etapa mais fácil, coloquei o bolo no congelador por 20 minutos (enquanto fiz os mousses). A quantidade de migalhas diminui e a chance de quebrar é menor. Não é para congelar o bolo!
2. Para cortar, utilizo um cortador próprio de fio de aço. O preço varia de loja para loja, já vi o mesmo modelo que tenho custando mais de r$20, isso que eu paguei r$5. Caso necessário é preciso nivelar o topo também, cortar a “tampa” fina para deixar reto a superfície.
3. Feito isso, é hora de colocar o recheio: mousse de chocolate amargo. Para ter uma camada mais homogêneo utilizei uma manga de confeitar com bico pitanga grande, mas não é preciso ter um bico. Tendo a manga com abertura grande já vale, ou se quiser espalhar na colher mesmo.
4. Não coloque recheio muito perto da borda, pois com o peso da outra camada e da cobertura tudo ficará preenchido.
5. A cobertura: mousse de chocolate branco. É com paciência e calma para cobrir o bolo todo. Irá sobrar um pouco, dependendo da camada que fizer. Para deixar tudo liso, aqueça uma espátula ou faca de metal na água e alise. Antes de servir polvilhei “raspas” de chocolate amargo para quebrar a brancura, era para as raspas ficarem maiores.
6. Para servir, retire alguns minutos antes (10 minutos) para o mousse ficar numa textura mais interessante.
Sobraram ingredientes?
Nós te ajudamos a encontrar novas receitas:
Selecione os ingredientes que sobraram: