Poke: comida havaiana é aposta para o verão!

Publicada em: 10/11/2016 18:44

Um prato maravilhosamente refrescante sem sombra de dúvidas seria bem aceito no nosso país tropical, e isso aconteceu com o poke havaiano.

Essa receita que mistura proteínas leves, saladas, legumes, castanhas e molhos saborosos proporciona combinações incomuns porém surpreendentes.

Vem conhecer mais sobre o poke, e claro, receitas deliciosas para fazer ai na sua casa.

Boa leitura.

Havaí com notas de Japão

Uma pequena ilha localizada na América Central, porém pertencente aos Estados Unidos, o Havaí tem uma cultura muito única, tanto nas suas músicas, vestimenta, língua e claro, na gastronomia.

Por ser uma região praiana, a culinária do local tem muito esse componente de frescor, cheio de ingredientes nativos que combinam dulçor e acidez na medida certa.

O poke havaiano é servido em tigelas e os principais ingredientes contidos ali são frutas muito presentes na região, como abacaxi, bananas e abacates. Soma-se a isso molhos agridoces, legumes variados, castanhas e até proteínas, normalmente frango, peixe ou ovos.

Essas combinações geram pratos com sabores e texturas variadas, com muita refrescância, e isso é o maior charme do poke.

Todas essas características apresentadas tem muitos pontos em comum com a culinária do Japão, por isso muita gente que não conhece tende a confundir e achar que o poke é um prato japonês.

A bem da verdade, é possível agregar elementos da culinária japonesa ao poke, como sashimi de salmão, kani, sunomono e principalmente o shoyu que é um dos molhos que mais harmoniza com o prato havaiano.

Pokes para fazer em casa

As receitas havaianas de poke tem muito da cultura e dos ingredientes locais, porém nós, como bons brasileiros, importamos o preparo de demos, aquela boa adaptada para ter ingredientes nossos incrementando o prato.

Não tem uma regra explícita, mas algumas combinações já foram bem testadas e funcionam bem equilibradas em sabor e texturas, então para começar e te inspirar, separamos 3 receitas de poke para fazer em casa, confira:

Poke de Tilápia

Poke de Tilápia

A primeira opção é um poke de tilápia, e essa versão é ótima pois é um peixe que pode ser encontrado facilmente e tem um preço relativamente baixo, por isso o custo benefício dessa receita é altíssimo.

Além do peixe, molho shoyu, arroz, legumes variados e algumas ervas vão abrilhantar o seu prato.

Veja a receita completa aqui

Poke Clássico de Salmão

Poke Clássico de Salmão

Essa é a receita de poke legítimo, com a combinação de ingredientes que mais funciona, com salmão, pepinos, cebola, abacate, manga e nori.

O molho fica por conta de shoyu com uma dose de óleo de gergelim, e para dar a crocância deliciosa, castanhas de caju e gergelim torrado completam esse prato refrescante e saboroso.

Veja a receita completa aqui

Poke de Tofu Vegano

Poke de Tofu Vegano

Fechando com uma opção vegana de poke para ninguém ficar de fora deste sabor havaiano.

Tofu é a proteína ideal para esse prato pois tem uma ótima textura e absorve bem o sabor dos molhos aplicados, por isso é importante marinar bem antes.

Veja a receita completa aqui

Os toppings sugeridos para essa versão são pepino, rabanete, repolho roxo, abacate, cebolinha e aquele limãozinho para deixar bem mais ácido.

Concluindo, um bom caminho para fazer um belo poke é deixar bem colorido, com muitos vegetais e frutas variadas.

Para fechar, uma dica boa para os pokes é substituir arroz por bifum ou espaguete de abobrinha que fica ainda melhor.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: