Para acompanhamentos das refeições, a vagem refogada é uma das menos faladas, porém uma das mais saborosas e nutritivas.
Talvez o que falta é uma receita que deixe a vagem saborosa e com textura de leve crocância para você começar a ter mais vegetais no seu dia-a-dia.
É por isso que essa receita que trouxemos hoje vai mudar sua forma de comer legumes refogados.
Boa leitura.
Melhor amiga dos assados
A vagem é uma hortaliça da família do feijão e da ervilha, porém, diferente dos primos, o seu modo de colheita e consumo é bastante diferente.
Além de ser colhida ainda verde, a vagem também é consumida por inteiro e não apenas os seus grãos, por isso, na comparação ela possui mais fibras e nutrientes que os parentes.
Justamente por essas particularidades, que a vagem combina muito bem com assados, pois como seu preparo pode ser feito refogado, cozida ou no vapor, ela fica com uma textura crocante e um sabor muito marcante, harmonizando com carnes bovinas e suínas, nos mais diversos preparos.
Receita de vagem refogada
Para te estimular a colocar essa maravilha na dieta, escolhemos uma receita que aproveita as características da hortaliça para agregar mais sabor, com a manteiga para dourar e o cheiro verde para trazer frescor ao prato.
Confira o passo a passo:
Ingredientes
- Vagem 1/2 quilo
- Manteiga 2 colheres (sopa)
- Cheiro-verde 1 colher (sopa)
- Tempero completo 1 colher (café)
Como fazer vagem refogada
- Cozinhar a vagem em água fervente com sal até ficarem macias.
- Em uma frigideira derreta a manteiga e junte a vagem cozinhe, tempere com o tempero completo e o cheiro verde.
- Refogue por 2 ou 3 minutos e já está pronto.
Em poucos minutos você terá à disposição um acompanhamento saboroso, que combina com praticamente todas as refeições.
Aliás, para não ficar só na teoria, separamos algumas receitas onde a vagem refogada vai brilhar, confira.
Aposte nos refogados para acompanhamento nutritivo
Normalmente para as refeições do dia-a-dia, a gente acaba optando pelas opções de acompanhamentos mais recheadas como tortas, saladas de maionese e afins. O que de vez em quando não tem problema, porém uma alimentação balanceada precisa que os legumes e verduras sejam a regra e os acompanhamentos mais gordurosos a exceção.
Para isso, enagana-se quem acredita que precisa abrir mão do sabor ou que será uma tortura, acompanhamentos como a vagem refogada são um perfeito exemplo de que uma hortaliça bem feita é deliciosa e ainda valoriza mais as carnes do prato.
Os refogados são a opção perfeita para colocar mais legumes na dieta, pois é uma forma de acrescentar sabor a pratos do dia-a-dia, sem abrir mão da saúde e dos nutrientes.
Cozinhado de forma equilibrada, com ingredientes de qualidade, sua cabeça vai mudar com relação aos legumes, e comê-los será um prazer e não mais um desafio.
Para te inspirar, vamos deixar algumas receitas aqui cheias de sabor, praticidade e nutrientes, confira:
Agrião Refogado
O agrião é uma folha de um verde bem escuro, o que traz muito sabor aos preparos.
Nessa versão de refogado, você ainda aproveita os talos que ficam crocantes e absorvem bem os sabores dos temperos.
Vale a pena experimentar esse acompanhamento incrível e saudável.
Quiabo Refogado
Nesta versão ainda tem dicas para tirar baba, pois pode ser um empecilho para maioria, porém a textura e o sabor são ótimos, por isso vale a pena deixar um pouco para que os quiabos fiquem bem suculentos.
Refogado com Ovos
Por fim, para quem não tá pronto para mergulhar de cabeça nos acompanhamentos só de legumes, temos essa versão incrível com ovos.
Este preparo é ótimo pois você pode variar os legumes e ter uma receita nova para poder variar no dia-a-dia.
No fim das contas o que a gente quer é estimular você a comer bem, com praticidade, economia e sabor, então a vagem refogada atende todos esses requisitos e ainda pode ser incrementada com seus próprios temperos.
Queremos ver as suas criações e adaptações, então faça em casa esses preparos e mande para gente.
Bom apetite.