Utensílios que ajudam na cozinha

Publicada em: 02/10/2020 14:45

Desde o início da quarentena, mais pessoas estão cozinhando em casa - e muitas delas estão aprendendo a cozinhar do zero. Mas cozinhar não requer apenas um fogão e uma panela. É preciso se atentar para os aparelhos de cozinha que te ajudam a aproveitar ao máximo cada alimento e técnica de preparação.

Para te ajudar a se preparar, o CyberCook separou alguns utensílios que ajudam na cozinha e suas funções na prática.

Utensílios/CyberCook

Confira as dicas!

1. Tábua de corte

Ideal para cortar e picar alimentos. As tábuas de madeira costumam ser as mais usadas, mas as tábuas de plástico também são boas dicas. A maior dica de segurança é não usar a mesma tábua para tudo: o frango, principalmente, pode deixar bactérias na tábua e passar para outros alimentos. Quanto maior a tábua, melhor, mesmo que você more sozinho.

2. As panelas

Existe uma boa variedade de panelas, em tamanhos personalizados para o ingrediente que você pretende preparar. Para cozinhar, não se esqueça de ter uma boa panela para molho, que seja funda e feita de alumínio. 

3. As frigideiras

Existem dois tipos essenciais de frigideira: a frigideira de cabo de ferro é ideal para atividades trabalhosas como saltear legumes e selar carnes. Ela é pesada, retém melhor o calor e é fácil de virar os alimentos. Já a frigideira anti-aderente é melhor para receitas mais delicadas como omeletes.

Frigideira/CyberCook

4. As facas

Embora seja recomendada apenas para quem tem experiência na cozinha, pois requer atenção e cuidado, facas grandes como faca de chef e faca de desossa são úteis em qualquer tarefa na cozinha, de picar legumes a desossar um frango. As melhores facas são aquelas construídas a partir de um único pedaço de metal, que atravessa o cabo por dentro. Já a faca com serras, também conhecida como faca de pão, é ideal para atividades simples que requerem suavidade, como descascar um tomate leve ou cortar um pão.

5. Espátulas e colheres

Para mexer alimentos, a mais tradicional costuma ser a colher de pau (ou "colher de madeira"), que resiste à fervura da panela sem te queimar. As colheres de silicone também são muito usadas, por serem mais resistentes às bactérias e ao calor. Colheres de plástico podem derreter, de acordo com o material e a temperatura.

6. Coadores e escorredores

Coadores grandes e escorredores são utilizados para separar os materiais com consistência diferente, como os sólidos dos líquidos. A utilidade mais comum é usar o escorredor para escorrer o macarrão, mas também é possível usar um coador grande para espalhar farinha em um bolo, espremer um limão sem derrubar a semente na panela ou retirar apenas o molho de um tomate. Você também pode usar o coador ou o escorredor cozinhar alimentos no vapor.

Escorredor/CyberCook

Gostou das dicas? Confira também nossa matéria sobre dicas de cozinha para iniciantes.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: