Para quem está começando a cozinhar agora, existem alguns nomes que a gente ouve e até acha que sabe o que é, mas você entende mesmo o que é refogar um alimento? Ou colocar algo em banho-maria?
Por mais conhecidos que sejam, na hora de colocá-los em prática, é comum fazermos algo errado por não ter total conhecimento da técnica. Para te ajudar a identificar e executar melhor essas técnicas básicas para a cozinha, o CyberCook vai explicar cada uma delas.
1. Banho-maria
Muito utilizado para fazer pudins ou ganaches, essa técnica consiste em colocar um recipiente dentro de outro maior com água. Ela é feita dessa forma para que o conteúdo na panela menor receba um calor constante, porém mais leve, sem correr o risco de queimar.
2. Saltear
Sabe quando vemos nos filmes ou temos a oportunidade de ver ao vivo um Chef cozinhando, e ele joga pra cima os alimentos, para pegar novamente com a frigideira? Bom, isso é saltear! Essa jogada para cima por um espaço pequeno de tempo, com um fio de óleo ou manteiga, faz com que os alimentos fiquem dourados por fora e bem suculentos por dentro, mantendo textura e sabor.
3. Refogar
Essa técnica visa fritar o alimento com pouca gordura, apenas o suficiente para não ficar grudado, e ter alguns líquidos adicionados, como os caldos de legumes, frango ou carne. O ideal é que a panela fique tampada ou parcialmente tampada.
4. Fritar
Todo mundo acha que domina essa técnica, até porque parece ser a mais fácil e conhecida, mas para atingirmos um ponto para fritura, a frigideira precisa ter pouca gordura e não podemos movimentá-la. Isso faz com que uma crosta se forme ao redor do alimento, ajudando a selá-lo e também dando cor.
5. Reduzir
Redução é uma técnica muito utilizada para fazer molhos e caldos. Ela consiste em diminuir o líquido pela evaporação, para que ele fique mais concentrado e, em alguns casos, ganha textura também.
Aprendeu? Você pode tentar fazer algumas receitas em casa utilizando algumas técnicas culinárias, confira aqui 3 delas para experimentar!