5 Técnicas de culinária para quem tá começando!

Publicada em: 31/03/2020 17:03

Para quem está começando a cozinhar agora, existem alguns nomes que a gente ouve e até acha que sabe o que é, mas você entende mesmo o que é refogar um alimento? Ou colocar algo em banho-maria?

Por mais conhecidos que sejam, na hora de colocá-los em prática, é comum fazermos algo errado por não ter total conhecimento da técnica. Para te ajudar a identificar e executar melhor essas técnicas básicas para a cozinha, o CyberCook vai explicar cada uma delas.

1. Banho-maria

Muito utilizado para fazer pudins ou ganaches, essa técnica consiste em colocar um recipiente dentro de outro maior com água. Ela é feita dessa forma para que o conteúdo na panela menor receba um calor constante, porém mais leve, sem correr o risco de queimar.

banhomaria/cybercook

2. Saltear

Sabe quando vemos nos filmes ou temos a oportunidade de ver ao vivo um Chef cozinhando, e ele joga pra cima os alimentos, para pegar novamente com a frigideira? Bom, isso é saltear! Essa jogada para cima por um espaço pequeno de tempo, com um fio de óleo ou manteiga, faz com que os alimentos fiquem dourados por fora e bem suculentos por dentro, mantendo textura e sabor.

saltear/cybercook

3. Refogar

Essa técnica visa fritar o alimento com pouca gordura, apenas o suficiente para não ficar grudado, e ter alguns líquidos adicionados, como os caldos de legumes, frango ou carne. O ideal é que a panela fique tampada ou parcialmente tampada.

refogar/cybercook

4. Fritar

Todo mundo acha que domina essa técnica, até porque parece ser a mais fácil e conhecida, mas para atingirmos um ponto para fritura, a frigideira precisa ter pouca gordura e não podemos movimentá-la. Isso faz com que uma crosta se forme ao redor do alimento, ajudando a selá-lo e também dando cor.

fritar/cybercook

5. Reduzir

Redução é uma técnica muito utilizada para fazer molhos e caldos. Ela consiste em diminuir o líquido pela evaporação, para que ele fique mais concentrado e, em alguns casos, ganha textura também.

redução/cybercook

Aprendeu? Você pode tentar fazer algumas receitas em casa utilizando algumas técnicas culinárias, confira aqui 3 delas para experimentar!

Filé de Merluza Frito

filedemerluzafrito/cybercook

Milho Verde Refogado

milhoverderefogado/cybercook

Biscoito de Polvilho Frito

biscoitodepolvilhofrito/cybercook

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: