Cozinhando ao vapor: dicas e receitas

Publicada em: 28/04/2020 14:51

Cozinhar ao vapor é uma deliciosa maneira de preparar os alimentos sem perder os nutrientes dele. Esta forma de preparação inclui não deixar que a comida tenha contato direto com a água, usando o vapor para cozinhar o alimento.

Para te ajudar a aproveitar os nutrientes e saborear deliciosos ingredientes no vapor, o CyberCook te ajuda com dicas e receitas especiais.

Como cozinhar no vapor

É importante ter uma panela e também um cesto para colocar os legumes, que também pode ser um escorredor ou uma cuscuzeira.

Encha a panela de água e coloque o cestinho na panela quando a água estiver fervendo, sem deixar o alimento encostar na água. Feche a tampa da panela, abaixe o fogo e espere o ponto de cozimento.

Algumas dicas para cozinhar no vapor

1. Tampe a panela durante o cozimento, para impedir que os nutrientes saiam da panela. Durante o cozimento, o vapor passa pela panela fechada e volta para a superfície do alimento.

2. Para cozinhar legumes ao vapor, prefira deixá-los com casca e tudo: ela serve de barreira para impedir que as vitaminas escapem.

3. Cozinhar com azeite ajuda a ressaltar as propriedades dos alimentos.

Receitas no vapor

Agora que você aprendeu a forma de preparo, experimente algumas receitas de carnes e legumes no vapor!

Pimentão recheado ao vapor

Pimentão no vapor/CyberCook

Salmão no vapor imperial

Salmão/CyberCook

Frango assado e defumado no vapor

Frango defumado/CyberCook

Charque no vapor

Charque ao vapor/CyberCook

Gostou das dicas? Aprenda também a técnica do branqueamento, uma forma de conservação que envolve dar um choque térmico no alimento.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: