Use bem as sobras: Bolo de Laranja com Casca e outras delícias

Publicada em: 26/07/2021 17:07

Durante nossa vida acabamos nos acostumando a descartar as cascas dos legumes e frutas, mas muitas das vezes é nessa parte que estão os maiores nutrientes, e o que nos falta é apenas um pouco de criatividade e receitas certas para dar um uso melhor aos alimentos e consumi-los por inteiro.

O bolo de casca de laranja é uma ideia ótima e saborosa para evitar o descarte das cascas, além de ser bem prático e nutritivo.

Venha aprender essas e outras maneiras interessantes de aproveitar cascas de legumes e vegetais.

Boa leitura.

bolo de casca de laranja

O uso e o reuso das cascas

O componente criatividade é um dos que mais vem a ser útil na hora de aproveitar as cascas. Contudo, um pouco de conhecimento gastronômico e nutritivo vai te dar as ferramentas necessárias para fazer preparos úteis e gostosos.

Por exemplo, com a casca de frutas é possível fazer sucos, compotas, sangria, água saborizada e muito mais. Também pode usar cascas de cítricos para decorar drinks e no caso do maracujá pode usar como uma cuia para servir.

Esses são apenas alguns pontos para usar as cascas para consumo, mas  mesmo as que não tem uso para consumo podem servir de adubo orgânico para uma hortinha caseira, por exemplo.

Outros usos ainda exploram mais vertentes, como cascas de batata e abóboras que podem virar belos snacks apenas colocando azeite e levando ao forno, há também quem faça artesanato, decoração e muito mais.

Talvez um dos jeitos mais práticos seja utilizar cascas para fazer bolos, e para isso vamos começar com esse de laranja que é simplesmente divino.

Receita de bolo de laranja com casca

A acidez da laranja em si é algo que combina muito com bolos, e nessa versão as cascas trazem ainda mais citricidade para o preparo, formando um bolo ainda mais saboroso e refrescante.

Confira o passo a passo:

Ingredientes

  • Laranja 1 unidade
  • Ovo 3 unidades
  • Açúcar 2 xícaras (chá)
  • Óleo de girassol 1 xícara (chá)
  • Farinha de trigo 2 xícaras (chá)
  • Fermento químico em pó 1 colher (sopa)

Cobertura

  • Laranja 1 unidade
  • Açúcar 1/2 xícara (chá)
  • Leite 1 colher (sopa)

Como fazer bolo de laranja com casca

  1. Junte no liquidificador a laranja com a casca picada (tire o cabinho branco central e as sementes), os ovos, o açúcar e o óleo e bata bem.
  2. Despeje numa vasilha e adicione a farinha e o fermento e misture bem.
  3. Coloque em forma untada e enfarinhada e asse em forno médio e pré-aquecido.
  4. Misture o suco da laranja com o açúcar e o leite para fazer a cobertura.
  5. Despeje o sobre bolo ainda quente.

E esse bolo de laranja com casca  é só uma das versões, há outras que você pode aproveitar para aumentar o repertório, confira:

O sabor e a nutrição do uso das cascas

No fim das contas o ponto principal deste assunto de hoje é usar as técnicas culinárias para evitar o desperdício e consumir os alimentos por inteiro, porém isso não é algo ruim, pois essas partes são bastante saborosas e nutritivas, e o descarte sempre aconteceu por conveniência.

Essa mentalidade vem mudando ultimamente com iniciativas de consumo sustentável, então para colaborar com essa corrente, vamos trazer mais usos de cascas em pratos deliciosos e nutritivos.

Bolo de Casca de Abóbora

Bolo de Casca de Abóbora

A abóbora é um dos legumes mais versáteis que temos, pois é muito saborosa em receitas salgadas e também vai bem demais em preparos doces.

No caso, temos esse bolo de casca de abóbora que fica super fofinho e gostoso, além de ser bastante leve.

Você pode usar as cascas da abóbora japonesa ou da moranga, vai da sua preferência para algo mais doce ou não.

Consulte a receita

Bolo de Maçã com Casca

Bolo de Maçã com Casca

Este bolinho de maçã com casca e canela dispensa apresentações.

Super simples de fazer, rende bastante e é muito econômico, então capricha na canela pois esta realça todos os sabores neste preparo.

Consulte a receita

Bolo de Casca de Banana

Bolo de Casca de Banana

Por fim, uma variação do clássico bolo de banana bem saborosa.

Neste preparo as cascas não vão na massa e sim no creme, o que deixa bem encorpado e traz bastante do sabor de banana que dá o charme desse bolo.

Então pense duas vezes antes de sair jogando fora as cascas de vegetais e frutas, pois as vezes tem uma receita perfeita para usar essas partes. 

Consulte a receita

Aqui no CyberCook, além do bolo de laranja com casca tem mais uma infinidade de receitas para aproveitar seus alimentos como um todo, experimente.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: