Não precisa ser enólogo para poder apreciar bons vinhos e de forma adequada.
Acredite, as taças corretas são fundamentais para explorarmos todos os sabores de um bom vinho, por isso vamos navegar por esse mundo de modelos que fazem a diferença na hora da degustação.
Boa leitura.
Tipos de taças para vinhos
As taças de vinho não tem apenas uma finalidade estética, pelo contrário. Sua função primordial é auxiliar na liberação dos aromas e sabores de cada tipo da bebida, além da haste servir para que a mão não entre em contato com o líquido e passe o calor diretamente ao vinho.
Portanto, tipos de vinhos se beneficiam de tipos de taças, e vamos dividir em tópicos para facilitar a organização.
Taça de Vinho tinto
Os principais vinhos tintos são mais encorpados e intensos, então requerem taças de corpo largo, bojudo que ajuda o ar correr e liberar os aromas da bebida.
As taças para vinho tinto se dividem em 2 tipos:
- Bordeaux: Essa é aquela taça tradicional que vemos por aí, com bojo largo e alto, favorece principalmente os vinhos com bastante tanino, com destaque para uvas cabernet, merlot, tannat e syrah.
- Borgonha: Semelhante a taça Bordeaux mas com bojo ainda maior para permitir que mais ar flua sobre o líquido. É muito utilizado em uvas de pinot noir.
Taça de vinho branco
Essas taças são semelhantes às de Bordeaux, porém um pouco menores, pois o vinho branco é melhor consumido bem gelado, então o copo menor impede que a bebida ganhe calor.
Taça de vinho rosé
Os rosê estão no meio do caminho entre o tinto e o branco, então são suaves ao mesmo tempo que são cheios de aromas, por isso as taças para vinho rosé são menores porém de bojo maior que as de vinho branco.
Taça para espumantes
Estas são as tradicionais taças para celebrações, e funcionam bem para champagne, pois a taça fina mantém a bebida gelada por mais tempo e permite que a bebida fique bem apresentada com o perláge, aquela linha de mini bolhas que se forma no meio da taça.
Taça de vinho aperitivo
Estas são aquelas tacinhas clássicas de rituais religiosos, pois servem para degustar vinho em pequenos goles. Costuma ser mais usada em vinhos de mesa, que são mais adocicados.
Tire as taças do armário e leve à mesa
Basicamente as taças valorizam as propriedades do vinho, por isso é ideal tentar casar o modelo certo com a variedade de uva correta, porém isso não pode te impedir de saborear um bom vinho.
Pelo contrário, o vinho pode ser apreciado não só como bebida mas também como ingrediente, então para aguçar sua criatividade separamos algumas receitas que levam esta bebida para valorizar outros sabores.
- Vinho Quente e Quentão
- Contra Filé com Vinho Madeira
- Caipirinha de Vinho e Limão
- Pudim de Pão com Vinho do Porto
- Frango ao Vinho Marsala
Importância de suportes para vinhos e taças
Além das taças que ajudam a liberar os sabores do vinho, outros fatores influenciam muito no paladar de cada tipo.
O oxigênio é um fator importante, por isso é ideal abrir o vinho e deixá-lo descansar por alguns minutos, pois como fica envasado a vácuo, o contato com ar novamente libera todos os aromas da bebida.
Os suportes entram nesta equação, pois armazenar as garrafas de vinho na posição errada também influencia no sabor.
Em geral, os especialistas indicam armazenar vinhos sempre deitados, pois assim o líquido fica sempre em contato com a rolha, mantendo hidratada e evitando aquele contratempo de rolhas que quebram no gargalo.
Quanto às taças, a importância de armazená-las em suporte serve principalmente para garantir a secagem correta, pois se ficam restos de água na taça, atrapalha o sabor do vinho. Esse mesmo motivo também nos diz o porquê de não colocar gelo no vinho.
Por fim, aprender um pouco mais sobre vinhos serve para que possamos aproveitar mais dos sabores, e essa mesma lógica se aplica a outros alimentos. Na cozinha as combinações nunca são aleatórias, tudo tem um propósito.
Portanto, na próxima noite de vinhos, faça este teste, utilize uma taça que combina com o tipo de uva escolhida, e nos conte se faz diferença.