Strogonoff: iguaria da realeza russa para o seu prato

Publicada em: 01/05/2021 15:00

Um prato originário da Rússia que já ganhou o mundo encontrou,  aqui no Brasil,nossa criatividade na adaptação e se tornou um prato que podemos chamar de nosso já de tanta brasilidade agregada.

O original russo tem um preparo muito diferente, mas o nosso tem toda uma personalidade própria e um sabor diferenciado.

Vem aprender fazer um delicioso e cremoso strogonoff.

Boa leitura.

Strogonoff

Um palácio dedicado a ele

Bom, não é um palácio para o prato, mas para os seus criadores.

A família dos Stroganov eram nobres de uma linhagem antiga e muito rica, que investiam sempre em coisas luxuosas, como obras de arte e na gastronomia.

O prato foi criado em homenagem à família, por isso o nome Strogonoff, que vem de Stroganov, então dá para ver que nós adaptamos não só os ingredientes do preparo, mas também a grafia do seu nome.

O surgimento do prato é curioso, pois vem de um momento em que o Conde da família Stroganov estava sofrendo com fortes dores de dente, então seu cozinheiro chef, decidiu preparar o seu filé tão querido,em forma de tiras e colocar o molho, para facilitar a ingestão do nobre. O preparo então ganhou o coração e o nome do Conde Stroganov e depois foi ganhar também a culinária mundial.

A adaptação brasileira

Por aqui, adaptamos a receita para ficar mais alinhada com a nossa dieta, mas o processo de ter carne picada e o molho permanece inalterado, nosso foco foi mais em incrementar para dar ainda mais sabor.

Então, melhor do que falarmos da adaptação brasileira, é te passar o passo a passo para fazer um delicioso strogonoff, que até o Conde Stroganov iria gostar de comer:

Ingredientes

  • 1 kg de contrafilé
  • 1 unidade de cebola
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • 200 gr de champignon em conserva
  • 3 colheres (sopa) de catchup
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • 3 colheres (sopa) de molho inglês
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • Sal a gosto
  • 100 ml de leite

Como fazer

  1. Frite a carne em 1 colher de manteiga, aos poucos e reserve.
  2. Em um recipiente, adicione ao creme de leite, o catchup, a mostarda, sal e a farinha de trigo dissolvida no leite e reserve.
  3. Em uma panela grande, refogue a cebola picada no restante da manteiga e assim que dourar adicione a carne e o champignon, sempre refogando sem pressa.
  4. Adicione o molho inglês, acerte o sal e por último, acrescente a mistura cremosa.
  5. Quando levantar fervura, retire do fogo e sirva o strogonoff de carne acompanhado de batata palha, arroz branco e salada em folhas.

Essa é a receita mais simples e direta para fazer um delicioso strogonoff de contra filé, contudo as adaptações não param por aí: é possível fazer esse prato com outras proteínas, por isso separamos algumas abaixo para você conferir:

O que mais tem na cozinha russa?

A Copa do Mundo de 2018 mostrou uma nova Rússia para o mundo, longe daquela imagem estigmatizada da época da União Soviética. 

A capital se mostrou uma metrópole como todas as outras, com muitos pontos turísticos e uma gastronomia tradicional bem falada.

Apesar desse evento ter mostrado mais da Rússia, ainda não vimos falar de pratos tradicionais russos além do strogonoff, mas será que eles existem e só estão escondidos? 

A resposta é sim, e por isso vamos te mostrar alguns e também dar a receita para o preparo de iguarias russas tão deliciosas quanto o strogonoff, confira:

Shashlyk

Shashlyk

Esse é tipo um kebab russo, com carne, legumes variados e um molho especialíssimo.

O Shashlyk é difícil de pronunciar mas é bem simples de fazer, e quem sabe não pode aparecer no seu próximo churrasco em casa, experimente.

Frango Kiev

Frango Kiev

Esse prato é um dos mais deliciosos que há na Rússia, apesar do nome fazer referência a Ucrânia, o ponto é que esse frango empanado e recheado fica tão crocante por fora e suculento por dentro que a cada mordida é uma sensação saborosa ao paladar.

Capriche bem nos temperos e experimente essa delícia na sua casa.

Sopa Borscht

Sopa Borscht

Encerrando as dicas de pratos russos com uma bela sopa.

Um país com temperaturas que chegam a 30ºC abaixo de zero, uma sopa quentinha e bem temperada vem muito a calhar, então o borscht é um prato muito consumido localmente.

Leva bastante legume e o creme de leite ajuda a dar uma encorpada, virando mais um caldo até do que uma sopa. Aproveite que em breve o inverno está aí, e acrescente essa sopa ao seu cardápio.

Aqui no CyberCook temos receitas do mundo todo, das mais tradicionais às menos famosas, tudo para você ter uma experiência culinária completa e aprender dominar os preparos mais variados. Comece preparando esse strogonoff e já se sinta mais próximo a Rússia mesmo que distante.

Não esqueça de mandar para gente depois de pronto.

Bom apetite!

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: