Sofisticação prática do filé de peixe ao molho de camarão

Publicada em: 28/01/2021 15:50

Praticidade e sofisticação parecem conceitos antagônicos, não é mesmo? Mas nesse caso, trouxemos um prato que é um pouco mais elaborado, porém ainda é bastante prático: estamos falando do filé de peixe ao molho de camarão.

Frutos do mar assustam um pouco os iniciantes da cozinha, mas com um pouquinho de atenção ao passo a passo, é possível fazer um prato delicioso para aquele almoço especial ou até para um jantar romântico, por que não?

Então, acompanhe até o final e coloque essa “praticidade sofisticada” na sua mesa.

Desmistificando o camarão

Primeiro é importante falarmos do ingrediente mais desafiador desse prato, o camarão. O molho em si não tem muito segredo, mas o preparo e a limpeza do camarão merecem uma atenção especial. Então vamos lá!

Confira abaixo um passo a passo rápido para limpar os crustáceos da maneira correta:

  1. O primeiro passo é remover a cabeça do camarão. Basicamente é torcer e puxar que sai facilmente.
  2. Em seguida, retire as patinhas e a casquinha que envolve a carne. Depois de tirar a cabeça e as patinhas, vai ver que é simples remover a casca.
  3. Com uma pequena faca afiada, faça um corte de fora a fora nas costas do camarão e vai notar uma espécie de linha preta.
  4. Essa linha é uma tripinha que contém as excreções do camarão, por isso é importante removê-la com o auxílio de um palito de dentes. Você notará que ela sai inteirinha sem muito esforço.
  5. Finalize lavando os camarões com água corrente, reserve-os e pronto. Agora pode ir preparar o molho.

Essa dica de limpeza é para quem tá com mais tempo de pôr a mão na massa mesmo. Agora, se você precisa de mais praticidade, é possível encontrar o camarão limpo para comprar, o que facilita bastante o preparo.

Legumes e temperos são fundamentais

O grande trunfo da boa cozinha está presente nos temperos, e para esse filé de peixe ao molho de camarão essa máxima vale muito.

Legumes e temperos são fundamentais

Por isso, para fazer direito, fique atento à qualidade dos ingredientes que vai comprar, pois bons legumes e bons temperos são fundamentais para que os pratos fiquem com aroma e sabor excelentes.

As cebolas, os pimentões e os tomates precisam ser bem escolhidos, se você não tem experiência, fale com o funcionário responsável pelo setor de hortifrúti do supermercado, para seu feirante ou para o atendente da quitanda do seu bairro, normalmente essas pessoas já estão acostumadas a reconhecer a olho qual vegetal está em melhor condições. E você ainda pode aproveitar para aos poucos ir aprendendo e adquirindo essas “manhas” na hora de escolher seus legumes.

O cheiro verde, recomendamos que você adicione ao final do preparo, para aproveitar todo o frescor e aroma das ervas e evitar que oxidem. 

Por fim, a escolha do tipo de peixe fica a seu critério, como sugestão, a pescada branca, a merluza e a tilápia harmonizam muito bem com esse molho de camarão e são mais fáceis de encontrar, porém não se limite, faça com o que tiver disponível aí na sua região, o importante é ir para cozinha com os ingredientes que tem a mão e conseguir sair dela com um delicioso prato.

Acesse agora a receita completa do filé de peixe ao molho de camarão, com todas as medidas e um check-list dos ingredientes para te auxiliar a não esquecer de nada, e prepare esse incrível prato que alia a praticidade para o dia-a-dia com um toque de sofisticação. 

Ah, confira abaixo mais algumas outras receitas com peixes e frutos do mar:

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: