As almôndegas de frango não são tão populares quanto a de carne bovina, mas não ficam para trás em sabor. Ainda é possível usá-las nos mesmos preparos, com molhos especiais e até recheios.
Então vem aprender como fazer uma almôndega de frango redondinha e bem gostosa.
Boa leitura.
Por que são pouco conhecidas?
Na verdade, o fato das almôndegas serem associadas diretamente à carne bovina moída faz com que nem pensemos em outras opções, contudo, há outros componentes que favorecem um tipo só de preparo, como a consistência que essa proteína agrega.
O frango em si é uma carne de textura diferente, com menos gordura, então quando moído ganha uma consistência mais mole, que não permite a construção de bolinhas uniformes e firmes.
Por isso, para fazer uma almôndega de frango, é preciso usar de técnicas para acrescentar essa firmeza necessária para formar as bolinhas.
Temperos, molho de tomate, ovos, cebolas douradas e legumes são fundamentais para dar liga na massa das almôndegas de frango, o que facilita na hora da modelagem.
Você também deve acertar o ponto com um pouco de farinha de rosca, o que agrega uma certa textura crocante ao prato.
Enrole com a mão molhada, pois ajuda a formar esferas mais perfeitas, e aí pincele com azeite e mande ao forno.
Sem mais delongas, vamos aos ingredientes para você começar a preparar suas almôndegas de frango:
Ingredientes
- 500 gr de peito de frango moído
- 1 unidade de cebola picada
- 2 dentes de alho amassados
- 1 unidade de ovo
- 2 unidades de pão francês
- 2 colheres (sopa) de salsinha
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino branca a gosto
- Farinha de rosca a gosto
Como fazer
- Primeiramente o pão francês deve ser umedecido na água.
- Coloque todos os ingredientes (menos a farinha de rosca), no processador e deixe moer.
- Quando estiver desmanchada, coloca-se numa bacia e polvilhe com a farinha de rosca até dar o ponto (tem que soltar da mão).
- Faça as bolinhas e frite em óleo bem quente ou asse à 180ºC por 25 minutos.
Com essas dicas ficou fácil preparar almondegas de frango deliciosas e totalmente caseiras. Se preferir pode variar a receita, temos diversos preparos para isso, e separamos 4 especialmente para você:
- Almôndegas Vegetarianas
- Almôndegas de Frango Light
- Almôndegas de Frango ao Molho
- Almôndegas de Frango de microondas
Mais almôndegas diferentonas
Agora que você descobriu que nem só de patinho moído vivem as almôndegas, separamos alguns tipos bem fora do convencional para você aumentar seu portfólio de receitas e surpreender na cozinha.
Confira e escolha qual dessas vai integrar sua próxima refeição.
Almôndega de Atum
Além de saborosas, essas almôndegas de atum são práticas: em cerca de meia hora estão prontinhas para serem devoradas.
O óleo do atum auxilia na modelagem dessas almôndegas e o uso da farinha é o mesmo, vá colocando aos poucos para dar o ponto certo.
Peixe também combina com temperos variados, então é nessa hora que você capricha bastante para ter almôndegas de atum deliciosas.
Almôndega Recheada
Apesar de levar recheio, essas almôndegas são tão simples quanto as de atum.
O processo é bem semelhante, mas invés da farinha, use o creme de cebola para dar liga e também agregar mais sabor, então é só rechear com um pedaço de mussarela, parmesão ralado ou o queijo de sua preferência e botar pra fritar.
Em menos de 40 minutos terá almôndegas saborosas com aquele queijo derretido delicioso esticando a cada mordida.
Almôndega no Microondas
Precisa de ainda mais praticidade? Então não tem mais desculpas.
Estas almôndegas de microondas são ideais para os dias mais corridos, pois você precisa de 15 minutos para ter uma porção bem servida dessas delícias.
Depois de prontas, decore com um pouquinho de cheiro verde e delicie-se.
Almôndega dinamarquesa
Por último, um preparo um pouco mais sofisticado para esse prato.
Também chamadas de frikadeller, as almôndegas dinamarquesas são deliciosas e tem esse diferencial de levar água com gás, leite, carne de porco, vitela, ovos e cebola na massa.
Só com esses ingredientes a mais já dá para imaginar que a sensação no paladar é completamente nova, então vale muito a pena se dedicar nesse preparo de almôndega dinamarquesa, ou frikadeller, só para deixar mais chique.
Viu só como um mesmo prato pode transitar de um lanche simples feito em 15 minutos, para uma receita internacional bem elaborada? Essa é a magia da cozinha que nós do CyberCook queremos te mostrar cada vez mais.
O mesmo prato pode entregar diversos e maravilhosos preparos, e uma vez que você sabe a base, fica mais fácil criar inovações em cima.
Faça essas almôndegas de frango, de seu toque particular e mande para gente.
Bom apetite!