E se a gente sair do básico sem quebrar a tradição? Venha conhecer um preparo de salpicão de frango clássico, com algumas dicas para deixá-lo com sabor bem mais distintos.
Fique até o final que tem algumas variações para não ficar só no tradicional.
Boa leitura.
Melhor maionese para receita
A versão mais icônica dessa receita, é com certeza o salpicão natalino, aquele bem colorido, com vários legumes, bastante cremoso e com as uvas passas tradicionais da época do ano.
Porém, o salpicão de frango é um prato muito gostoso para ficar restrito só à ceia de Natal, e não só isso, você pode aproveitar outras ocasiões para deixar sua receita com sabor diferenciado.
Experimente testar outros componentes para valorizar os sabores do salpicão, como uma maionese caseira mais cremosa, ou até quem sabe, uma maionese com creme de alho para deixar o sabor ainda mais intenso.
No salpicão de frango, a maionese é um componente fundamental pois é o que dá a cremosidade e suculência, contudo pode ser boa também para dar novas possibilidades de sabor.
Aproveite essa nossa receita para ser a base das suas experimentações.
Receita de salpicão de frango
Essa é a receita clássica que leva peito de frango, mas se quiser sabor diferente até na proteína, pode usar outros cortes desossados, já até teve aula do chef Laurent ensinando a técnica de forma simples e infalível, confira.
Sem mais delongas, vamos ao passo a passo do salpicão de frango:
Ingredientes
- Peito de Frango 300 gramas
- Pimentão Verde 1/2 unidade
- Pimentão Vermelho 1/2 unidade
- Cebola 1 unidade
- Maçã 1 unidade
- Uva Passa 1/4 xícara (chá)
- Salsinha 1 colher (sopa)
- Azeite 1 colher (sopa)
- Sal a gosto
- Maionese 1 pote
- Batata palha 1 pacote
- Cenoura 1 unidade
Como fazer salpicão de frango
- Você pode colocar o pimentão cru, cortado bem fininho ou antes de usar, cozinhá-los no vapor, deixando-os mais macios.
- Misture todos os ingredientes menos a batata palha.
- Deixar na geladeira até a hora de servir.
- Na hora de servir colocar batata palha por cima ou em volta do salpicão.
Se tiver um processador e não quiser desfiar o frango à moda antiga, coloque pequenas quantidades e use o pulsar do processador que terá um bom resultado.
Caso encontre peito de frango defumado, pode utilizar direto sem passar por nenhum processo de cozimento é só desfiar e usar
Para aumentar mais a crocância do salpicão experimente servir com croutons, além da batata palha.
Confira mais opções de salpicão para variar o cardápio:
Salpicão é só de frango?
Não, apesar de que o popular é realmente o de frango, mas isso não quer dizer que é o melhor, pois cada variante tem seu charme, e na verdade quem sabe não podem até habitar a mesma mesa.
Imagine uma ceia de natal com mais de uma opção de salpicão, tem como isso ser negativo?
Enfim, venha aprender as diferentes versões de salpicão que merecem um lugarzinho nas suas refeições.
Salpicão de Lombinho
A versão com lombinho é um pouco mais enxuta em questão de ingredientes, pois a carne de porco não precisa de muito, é só usar as combinações certas.
O abacaxi por exemplo casa muito bem com o lombo, e o creme de leite é o componente que faz essa versão de salpicão ser uma das mais cremosas.
Além das uvas passas e da batata palha, acrescente o amendoim pois dá um nível a mais de crocância e de sabor.
Salpicão de Atum
Uma versão de salpicão um tanto mais refrescante é essa com atum.
Capriche na mostarda também que harmoniza legal com o peixe, e na parte da cremosidade, esse prato combina bem demais com o iogurte grego.
Salpicão de Kani
Agora, refrescância de verdade é nesse salpicão de kani.
O salpicão é uma receita ótima para o verão, e essa versão é ainda mais leve, refrescante e colorida, pois leva os 3 tipos de pimentão.
Sirva bem gelado esse salpicão de kani e encante a todos com o frescor e sabor oriental.
Por fim, são várias opções de salpicão para você poder usar nas suas celebrações em família. Sabemos que o de frango é praticamente obrigatório no repertório, mas de vez em quando, dá pra surpreender com uma versão inusitada dessas que mostramos.
Experimente essas delícias e conte nos comentários o que achou.
Bom apetite.