Para o seu lanche da tarde ficar leve e gostoso, conheça essas rosquinhas de polvilho azedo super simples de fazer e que você pode levar para qualquer lugar e matar a fome durante o dia.
Aproveite também para conhecer mais usos do polvilho azedo e do doce.
Boa leitura.
Polvilho azedo: parceiro das dietas
Quando encontramos o polvilho na prateleira do mercado nem paramos para pensar qual a origem. E tanto o polvilho azedo quanto o doce vem da nossa mandioca (ou aipim, ou macaxeira, depende da sua região) e não só é versátil como bastante nutritiva.
O polvilho azedo é rico em carboidratos, porém tem menos calorias que a farinha de trigo e ainda é livre de glúten, por isso nas dietas tanto as restritivas quanto as de treino, esse ingrediente está sempre presente.
Por isso, de vez em quando substituir o pão francês por uma tapioca ou mesmo pela rosca de polvilho azedo é uma forma de diminuir os carboidratos e calorias da sua refeição, sem perder o sabor.
Diferença do polvilho doce e do azedo
A maior diferença está no processo de fabricação de cada uma, pois como ambos vem da mandioca, até certo ponto são a mesma coisa.
O que difere é que o polvilho doce passa pelo processo de decantação, secagem e moagem da mandioca e para por aí, enquanto o azedo segue para um processo de fermentação, e o resultado é um sabor mais ácido e bem mais intenso.
Na consistência também podem apresentar diferenças, pois a tendência é que o polvilho azedo endureça mais rápido, por isso normalmente no pão de queijo usa-se um pouco de cada para ter a crosta durinha mas manter a maciez interna do prato.
Receita de rosca de polvilho azedo
Para nossa rosca, o polvilho azedo é o ideal pois o que buscamos é a consistência mais durinha para ter uma crocância nos nossos snacks.
Confira o passo a passo:
Ingredientes
- Polvilho Azedo 2 copos
- Gema de ovo 1 unidade
- Azeite 1/2 copo
- Leite 1/2 copo
- Sal a gosto
- Água 1/2 copo
Como fazer rosca de polvilho azedo
- Misture todos os ingredientes em uma tigela e por último acrescente a água quente bata até formar uma massa homogênea, coloque a massa dentro de um saco plástico fazendo um pequeno furo em uma das pontas.
- Em uma forma modele a rosca na sua preferência não precisa untar.
- Coloque em forno pré-aquecido 250 graus.
- Deixe assar até dourar.
Essas roscas ficam mais gostosas assim que saem do forno, por isso uma dica boa é congelar a massa depois que fizer os moldes, e deixar para assar antes de comer, assim terá rosquinhas de polvilho azedo sempre fresquinhas.
Outras versões desse prato podem ser ainda mais simples, confira exemplos abaixo:
- Rosca de Polvilho
- Rosca de Polvilho de Liquidificador
- Rosca de Polvilho Simples
- Biscoito de Polvilho Frito
Aproveite o máximo do polvilho azedo
Agora que você sabe que o polvilho azedo vem da mandioca e também entendeu um pouco mais de suas propriedades, é hora de aprender algumas receitas que vão se aproveitar da versatilidade deste ingredientes.
As roscas de polvilho azedo servem como um bom lanche por serem leves e práticas, porém tem outras maravilhas que podem aumentar o seu cardápio, confira.
Pão de Queijo
Talvez o filho mais famoso do polvilho seja o pão de queijo e esse dispensa apresentações.
Essa receita é bem simples para você fazer pães de queijo deliciosos sem erro.
A dica é usar um pouco de polvilho doce também, ou seja, invés de 4 xícaras do azedo, faça com 3 e adicione uma do doce, assim você consegue a crosta durinha com interior macio, deixando seu pão de queijo no ponto perfeito.
Sonho de Tapioca
Pegamos o sonho tradicional de padaria e transformamos em algo ainda mais incrível.
A massa de tapioca e polvilho azedo fica bem mais leve e bastante saborosa, além de combinar perfeitamente com o recheio de doce de leite cremoso.
Faça esse sonho de tapioca em casa e nos conte o que achou.
Chipa
A chipa é um tipo de biscoito muito comum no Paraguai e também tem o polvilho azedo como ingrediente principal.
O preparo lembra o pão de queijo, mas no caso da chipa, a consistência é mais semelhante à rosca, pois fica bem crocante e dourada ao sair do forno.
É uma ótima opção de lanche, principalmente para as crianças que vão adorar essas chipas crocantes e douradas.
Enfim, isso é só um pouco do que esse ingrediente pode fornecer, e como é uma coisa 100% brasileira, é sempre bom valorizar a nossa culinária riquíssima.
Agora é contigo, prepare essas roscas de polvilho azedo, e conte nos comentários se é ou não uma ótima ideia de lanche.
Bom apetite.