Receitas de Churros: do estilo Chaves ao turbinado brasileiro

Publicada em: 20/09/2021 09:22

Os churros são aquelas delícias que nos acompanham da infância até a vida adulta, afinal, juntar uma massa deliciosa com doce de leite é até um golpe baixo para o paladar.

Hoje você aprende a receita para fazer um churros caseiro delicioso e ainda algumas diferenças de versões famosas desse doce icônico.

Boa leitura.

Churros

O churros do Chaves

É difícil encontrar um brasileiro que cresceu nos anos 90 (e até 2000) que não tenha dado boas gargalhadas assistindo o seriado Chaves, e de tantas coisas icônicas que essa série mexicana nos apresentou, os churros da Dona Florinda é uma das mais marcantes.

Apesar do nome ser igual, era fácil notar que aquele tipo de churros era bem diferente do que a gente costuma comer por aqui nas barraquinhas de feiras e parques. Isso porque, aquele tipo é mais próximo da versão espanhola da receita, mas em questão de sabor é até bem semelhante.

Aliás se quisermos ser puristas, o churros espanhol é o original, e nós adaptamos a receita para deixar do nosso jeito turbinado, porém é legal entendermos a origem dessa delícia.

O nome vem de uma raça de ovelhas espanhola chamada Navajo-Churro, cujo os chifres tinham um padrão semelhante aos do churros e por isso o doce foi batizado com esse nome.

O preparo em si não difere muito, porém na Espanha e México, os churros são servidos no café da manhã e realmente são mais fininhos como aqueles que víamos no seriado do Chaves e não tem o doce de leite, por lá apenas enrolam na canela e açúcar e servem.

Por isso que, com todo respeito aos espanhóis e mexicanos, mas os nossos churros com doce de leite, são ainda mais maravilhosos e com certeza o Chavinho ia se apaixonar se experimentasse.

Receita de churros

A nossa receita de churros é para uma massa que fica bem sequinha e com boa crocância. Na hora de moldar fica a sua escolha, pode fazer a versão com espaço para rechear, ou a mais fininha tipo churros da Dona Florinda e até os mini churros que são ótimos para servir em festinhas.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Canela-da-China em pó a gosto
  • Açúcar a gosto
  • Farinha de trigo 3 xícaras (chá)
  • Sal 1 pitada
  • Margarina 2 colheres (sopa)
  • Água 3 xícaras (chá)

Como fazer churros

  1. Misture a água, a pitada de sal e a margarina, deixe ferver, desligue o fogo.
  2. Misture a farinha de trigo até desgrudar do fundo da panela.
  3. Molde os churros, frite em óleo bem quente até ficar dourado.
  4. Escorra em papel toalha.
  5. Polvilhe açúcar com canela e recheie a gosto.

Essa massa é deliciosa e versátil, por isso temos mais algumas receitas que vão te inspirar a turbinar seus churros, confira:

Doce de leite

Doce de leite perfeito para os churros

Sem dúvidas o grande trunfo dos churros brasileiros é a companhia espetacular do doce de leite, pois essa combinação de massa sequinha e crocante com o dulçor e cremosidade é simplesmente divina.

Agora que você tem o passo a passo para uma massa perfeita de churros, é hora de fazer um doce de leite caseiro bem cremoso seguindo a receita infalível aqui do CyberCook.

Nossa versão é a mais parecida com o doce de leite mineiro, aquele que é um show de cremosidade e sabor, e você vai precisar apenas de 4 ingredientes para fazer.

Esse preparo requer paciência para chegar na consistência correta, então separe um tempo para fazer sem pressa e com todo carinho. 

As raspas de limão ao final da receita, serão o toque perfeito para dar ao seu doce de leite um equilíbrio maravilhoso

Por fim, é só servir essa maravilha junto com os seus churros e saborear essa combinação perfeita que até os pais da receita de churros vão concordar que é imbatível.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: