Receita definitiva de Purê de Batata cremoso e saboroso

Publicada em: 28/09/2021 14:57

Chegamos trazendo um preparo definitivo de purê de batatas com as principais informações sobre esse tubérculo que vão garantir uma receita perfeita.

Entendendo mais sobre as batatas você consegue extrair o melhor de cada tipo para fazer pratos incríveis como esse purê.

Boa leitura.

Purê de batatas

Importância do amido

Um dos principais atributos da batata é o amido, substância que dá principalmente a consistência para muitas massas que são feitas com esse tubérculo.

No caso do purê é importantíssima para dar a textura mais macia, mas isso vai depender diretamente dos tipos da batata utilizados, pois quanto mais amido, maior é a absorção de água.

Alguns outros preparos se beneficiam de menos amido, como a batata chips que precisa ser mais sequinha, já outros como a batata sauté, é ideal serem mais macias por dentro.

Portanto, vamos explorar um pouco mais dos tipos de batata existentes.

Misture os tipos de batatas

Não existe nenhuma regra que diga que não se possa misturar mais de um tipo de batata num purê, porém é interessante entender que podem ter pontos diferentes de cocção.

A batata inglesa é uma das mais utilizadas aqui no Brasil, principalmente para fazer batata frita, pois não contém tanto amido assim.

A batata asterix é aquela de casca mais avermelhada e o tipo dos mais populares onde pode se encontrar mais amido, por isso é muito utilizada para fazer nhoques e claro, o nosso purê de hoje.

Misturando esses dois tipos de batata, por exemplo, você terá uma massa mais firme porém repleta de cremosidade.

Receita de purê de batata

Nesse preparo vamos além de utilizar só o leite, mas também vai o creme de leite e o queijo ralado, isso vai dar um novo nível de cremosidade para o prato e vai deixá-lo mais próximo de um aligot do que de um purê simples.

Sem mais delongas vamos a receita:

Ingredientes

  • Batata 1 quilo
  • Leite 1/2 copo
  • Manteiga 3 colheres (sopa)
  • Sal a gosto
  • Creme de Leite 2 colheres (sopa)
  • Queijo Ralado 1 colher (sopa)

Como fazer purê de batata

  1. Pegue uma panela, coloque as batatas descascadas, cubra com água e acrescente sal.
  2. Deixe ferver, até que estejam macias. Escorra a água.
  3. Pegue uma vasilha funda e vá colocando as batatas espremidas.
  4. Nessa mesma vasilha junte a manteiga, o sal, o queijo ralado, o leite e o creme de leite.
  5. Mexa bem com o auxílio de um garfo, até que o purê fique na consistência desejada.

Mais receitas

Espremendo com facilidade

Espremer as batatas é talvez uma das etapas mais chatas do preparo de um purê, por isso é super recomendável adquirir aquele utensílio amassador de batatas que não custa muito e vai facilitar demais sua vida.

Por enquanto, para quem vai fazer no bom e velho garfo, a dica é cozinhar as batatas na panela, com água abundante, mas com casca até que você consiga espetá-las com um garfo sem sentir resistência. 

Deixe esfriar um pouco, pode até passar debaixo da água fria, sem problemas, corte cada uma delas ao meio e passe no espremedor que a batata sai e a casca fica, agora se não tiver o utensílio, retire a casca com a mão mesmo, é para sair facilmente.

Nesta etapa lembre-se de acrescentar o sal ao purê, pois não foi sal na água.

Cozinhe as batatas descascadas, com sal na água, mas prestando muita atenção para que elas não fiquem muito moles. Dê preferência para a batata ASTERIX pois é uma batata com bem menos umidade e quando cozinha ela não fica aguada, além de facilitar muito na hora que você for amassar, principalmente se for no garfo.

Atenção a consistência

O segredo principal de como fazer purê de batata é não deixar a batata encharcar, pois isso desanda por completo a consistência do prato.

Na hora do tempero, é melhor não inventar muito, a recomendação é ir com uma pitada de pimenta do reino e algumas ervas frescas ao final do preparo.

 Esse preparo já leva o creme de leite, o que ajuda a manter uma cremosidade espetacular, fazendo desse tipo de purê o ideal para colocar em cachorro quentes ou mesmo para encorpar caldos, pois fica bem espesso e saboroso.

Com todas essas dicas, agora a sua missão é preparar esse purê de batata perfeito, que ainda pode ser turbinado com um pouco de criatividade. Presunto, calabresa e até bacon em cubinhos são ótimas formas de deixar esse preparo ainda mais interessante.

Experimente fazer esse purê em casa e compartilhe com a gente os resultados, vamos adorar ver seu progresso.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: