Festa junina é a comemoração mais específica no ano do brasileiro. Isso porque tem suas próprias músicas e danças e traz receitas que não são tão consumidas no dia a dia, mesmo que, hoje, as receitas de festa junina não sejam tão “tradicionais” como costumavam ser.
Uma das grandes mudanças foi a identificação de quem mora no interior, principalmente nos estados do sudeste e centro, que trouxeram muitas receitas e ingredientes “caipiras” para a festa junina, que já tinha um quê de sertanejo. Um bom exemplo dessas receitas é o quentão, uma maneira mais divertida e saborosa de consumir bebidas alcoólicas, mas que gera uma discussão entre os que tomam quentão de cachaça e os que tomam quentão de vinho!
Como essa diferença depende da região do país em que você está, não tem como definir qual é o quentão, certo, então vamos falar dos dois!
Como fazer quentão?
Ingredientes
- garrafa de vinho tinto seco ou de cachaça
- unidades de maçã ou 10 gramas de gengibre
- xícara (chá) de açúcar
- unidade de canela em pau
- unidades de cravo-da-índia
- xícara (chá) de água
- se fizer com cachaça, pode colocar limão em rodelas, também)
Modo de preparo
- Em uma panela coloque o açúcar e deixe caramelizar.
- Junte o vinho ou a cachaça, as maçãs picadas em cubos pequenos ou o gengibre, os cravos e a canela.
- Deixe em fogo baixo até que o açúcar derreta novamente.
- Acrescente a água e deixe no fogo por mais 2-3 minutos.
O preparo é o mesmo para as duas bebidas, mas no caso do vinho você usa mais frutas para o sabor, enquanto com a cachaça você usa e abusa do poder do gengibre, com um pouquinho mais de açúcar, se quiser.
Todos esses ingredientes você pode comprar no Carrefour e receber em casa! E aí, pronto para fazer seu quentão?
Como fazer para queimar o álcool do quentão?
Quando você cozinha a bebida alcoólica, uma parte do álcool dela já vai embora de qualquer maneira. Você até pode fazer um dia antes e deixá-lo lá para que o álcool evapore, porém, a ideia do quentão é ser um drink alcoólico, então é mais fácil amenizar o consumo dessa substância escolhendo entre o de cachaça (mais alcoólico) e o de vinho (menos alcoólico).
Agora, se você está no volante ou só não bebe, temos aqui também uma versão de quentão sem nada de álcool! Assim você curte tanto quanto as outras pessoas essa bebida deliciosa e super temperada.
Quer mais drinks quentes para se aquecer no inverno junino e julino? Confere aqui outras quatro receitas quentes para o outono e inverno!
Pode fazer quentão de um dia para o outro?
Considerando que é uma receita simples, o ideal é fazer no mesmo dia. De um para o outro o álcool vai evaporar, e pode perder um pouco da graça. Lembrando que o objetivo é tomar bem quente, então se já vai precisar da panela para aquecê-lo,de qualquer maneira, por que não fazer na hora?
Qual o melhor vinho para o quentão?
O quentão foi pensado como uma receita simples e econômica, então não precisa ser um vinho caro, mas sempre que puder garantir a qualidade da sua bebida, vale a pena!
A indicação é usar o vinho tinto, que pode ser seco ou de mesa, mas com algumas diferenças:
- O vinho tinto seco é o ideal porque equilibra melhor os sabores, principalmente o dulçor.
- Se for usar o vinho de mesa, pode diminuir a quantidade de açúcar da receita, senão vai ficar muito melado.
Qual a melhor cachaça para o quentão?
Não tem muito segredo, a cachaça mais simples é a melhor. No caso, a branca, sem maturação em barricas, que traz mais forte o gosto da cana. Dá para experimentar com uma amarela? Claro! Mas aí vale dar uma olhada nos sabores propostos pela marca, principalmente da madeira utilizada!