A sobremesa mais amada de todas é o pudim, mais especificamente aquele lisinho de leite condensado com calda de caramelo que nossas avós faziam.
Com as festas de fim de ano chegando, está na hora de tirar a receita do papel e preparar essa sobremesa para sua ceia, seguindo nossas dicas para deixar na consistência e sabor ideal para o doce.
Boa leitura.
Maravilhas do banho maria
Uma das técnicas de cozinha mais eficientes para chegar no ponto certo de um cozimento é o banho maria. Principalmente para o preparo de um pudim lisinho e cremoso, esse é o melhor método para chegar num resultado satisfatório.
Porém, é preciso ter paciência nesse processo, pois é justamente o cozimento lento que faz a maravilha para consistência e textura do pudim e outros tipos de doce.
Você pode usar o banho maria também para fazer a calda, derreter chocolate, esquentar creme de leite sem talhar e muito mais, então vale muito a pena ter essa paciência e dominar esse preparo que é um dos mais eficientes da cozinha.
Receita de Pudim
Para nosso pudim de leite condensado ficar lisinho e com a calda cremosa, o banho maria vai ser nosso melhor aliado, então acompanhe o passo a passo e siga com atenção para não desandar a receita:
Ingredientes
- Ovo 4 unidades
- Leite condensado 2 latas
- Leite 2 copos
- Açúcar 2 colheres (sopa)
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa.
Como fazer Pudim
- Caramelize uma forma de pudim com o açúcar.
- Bata os demais ingredientes no liquidificador.
- Coloque na forma de buraco.
- Asse o pudim de leite condensado em banho-maria a 210ºC.
- O ponto é quando enfiar um palito e este sair totalmente seco.
- Desenforme somente depois de levar a geladeira com o pudim totalmente gelado.
Algumas dicas úteis:
Passe os ovos por uma peneira, caso não tenha uma, bata os ovos por 5 minutos antes de colocar os outros ingredientes, assim você tira o gostinho de ovo que às vezes fica no pudim de leite condensado. Se não quiser sujar o liquidificador, use o mixer, a batedeira ou até mesmo sua mão com um fouet ou colher de pau, que dá um pouco mais de trabalho mas funciona perfeitamente.
Quanto a calda, não deixe ficar muito escura, pois ela pode queimar e deixar seu pudim com gosto amargo, experimente caramelizar a forma direto na chama do fogão, usando sempre uma luva para não se queimar.
Por fim, não exagere na água do banho maria, basta 1/4 da altura da forma do pudim para funcionar, assim quando a água ferver, não pularão gotinhas de água no seu pudim que é o que gera aqueles furinhos.
Mais receitas de pudim
Caramelo perfeito
O caramelo é parte importantíssima do pudim pois se não tiver no ponto certo de textura e sabor pode pôr a perder mesmo uma massa lisinha e perfeita.
Por isso que nesta etapa alguns cuidados são fundamentais para garantir o sucesso, então se você quer o caramelo tradicional, açúcar e água é o suficiente para resolver, mas, para aquele mais espesso, que lembra a casquinha do creme brulée, aí é só açúcar mesmo, porém com muito cuidado para não queimar. Se quiser ser mais assertivo, acrescente uma colher de suco de laranja ou limão que ajuda a chegar no ponto.
Além disso, se for fazer o caramelo sem água, é mais indicado fazer em banho maria, cozinhando lentamente, diminuindo as chances de queimar e ficandobem mais cremoso.
Dominando essas etapas fundamentais do pudim clássico, não tem erro, então bora por a mão na massa e faça essa sobremesa icônica para a sua ceia de natal.
Bom apetite.