Dicas para um Pudim Liso, sem furinhos

Publicada em: 23/09/2021 11:23

Há quem ame e há quem simplesmente não se importe com um pudim liso e sem furinhos, e a verdade é que no sabor não faz tanta diferença, mas para apresentação, aquela textura aveludada é de comer com os olhos, não é mesmo?

Por isso, hoje vamos revelar o que está por trás daquele pudim liso e brilhante que vovó fazia.

Boa leitura.

Pudim Liso

Nada de ar, mas muita paciência

Se você está procurando uma solução rápida e fácil para esse dilema, esqueça, pois um pudim perfeito, com a superfície imaculada, requer paciência e talvez até um pouco de prática, por isso não desista nas primeiras tentativas.

O que acontece para aparecer furinhos no pudim é simplesmente o fato de bolhas de ar entrarem na massa enquanto você está batendo. 

Essas bolhas vão estourar ao contato com o calor do forno e isso vai fazer os famigerados furinhos aparecerem.

Então não tem jeito, o melhor meio de evitar isso é bater todos os ingredientes na mão, de preferência com o uso de um fouet, e observar para garantir que não fique ar dentro da sua massa.

Acha que acabou? Na verdade só começou, pois a outra etapa que vai garantir a textura aveludada do pudim é no cozimento.

O fato de bater à mão, evita o acúmulo de bolhas de ar, mas não impede que fique algo ali, por isso o melhor caminho é cozinhar o pudim em banho maria.

Esse cozimento lento faz com que o restante de ar que está na massa evapore devagar e não deixe suas marcas pelo caminho, mantendo intacta a superfície do seu doce.

Portanto, o ingrediente principal de um pudim lisinho é a paciência.

Receita de pudim lisinho

Como viu, para um pudim lisinho você terá que ficar focado, mas se você não se importa tanto com isso ou mesmo se precisa de uma sobremesa mais prática, porém deliciosa, essa receita abaixo é perfeita:

Ingredientes

  • Leite condensado 1 lata
  • Leite 1 lata
  • Ovo 3 unidades
  • Essência de baunilha a gosto
  • Açúcar 3 colheres (sopa)

Como fazer pudim lisinho

  1. Coloque o açúcar numa fôrma própria para pudim e leve ao fogo brando para caramelizar a fôrma.
  2. Bata todos os outros ingredientes no liquidificador. Despeje o conteúdo na fôrma caramelizada. 
  3. Leve ao forno em banho-maria.

Reforçando que batendo no liquidificador a tendência é que agregue mais ar a massa, consequentemente resultando em furinhos, então se quiser garantir a lisura do pudim, utilize o fouet nessa etapa que será sucesso.

Conheça também outras versões dessa que é uma das sobremesas mais populares do Brasil:

Adiantando as coisas com maria mole

Existe um truque para ter um pudim lisinho e firme que na verdade podemos considerar até um incremento na receita clássica.

Utilizar a maria mole no pudim não só deixa ele na consistência perfeita, mas também evita os furinhos, pelo simples fato de que essa receita não vai no forno, e sim na geladeira.

A maria mole é um tipo de gelatina e quando adicionada a essa receita que trouxemos, forma o que é conhecido como pudim gelado, que é uma delícia super prática e rápida de fazer. 

Para arrematar, faça uma calda de caramelo para colocar na forma, coloque a massa desse pudim com maria mole e deixe gelar. 

Assim que ficar durinho é só desenformar e está pronto.

Claro que esse é um atalho mais rápido para fazer um pudim lisinho sem ter que ficar muito tempo na cozinha, porém, vale a pena testar o preparo mais lento dessa sobremesa, pois você vai amar o resultado.

Faça e marque a gente nas redes sociais.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: