Os variados molhos de tomate caseiros

Publicada em: 18/06/2021 11:59

Os molhos de tomate são uma das maravilhas culinárias que funciona em tudo. Na pizza, na macarronada, no cachorro quente, na parmegiana e por aí vai. Onde couber um pouquinho de molho, vale a pena usar este.

Não só isso, existem também variações desse molho, pois vários chefs gostam de dar seu toque especial, com destaque para os italianos que se auto proclamam os reis do molho de tomate.

Aqui, vamos trazer uma receita para o molho ideal, que pode ir em vários preparos, e também algumas variações com as dicas CyberCook que você já conhece e ama.

Boa leitura.

Como fazer o molho de tomate ideal

O grande ponto de dificuldade de um bom molho de tomate é neutralizar a acidez e aí tem gente que usa das mais variadas técnicas.

Colocar açúcar ou bicarbonato é o que mais se vê, mas nada funciona melhor do que cozinhar em fogo baixo por um bom tempo.

Não tem jeito, é um processo que requer paciência, mas que vale a pena para ter um molho de tomate caseiro muito saboroso e sem aquela acidez incômoda.

Outros fatores vão influenciar no seu molho, como a qualidade e os tipos de tomate utilizados, os temperos agregados e o tempo de cozimento. É aquela máxima que sempre falamos por aqui: quanto melhor os ingredientes, melhor o resultado da receita, sendo assim, é interessante buscar tomates de produção sustentável, pois estes utilizam captação de água da chuva para irrigação e poucos ou nenhum tipo de herbicida, o que contribui para um sabor melhor e mais natural, que vai agregar muito ao seu molho.

Um molho de tomate sem acidez também está ligado à maturidade do fruto. Tomate maduro faz um molho bom, e utilizando os tipos mais propícios como o tomate italiano, sweet grape e rama, as chances do seu molho ficar impecável e saboroso são muito maiores.

Por fim, é interessante buscar tomates de produção sustentável, pois estes utilizam captação de água da chuva para irrigação e poucos ou nenhum tipo de herbicida, o que contribui para um sabor melhor e mais natural, que vai agregar muito ao seu molho.

Para te ajudar a fazer o molho de tomate caseiro mais próximo da perfeição, temos algumas dicas, confira:

Ingredientes

  • Tomate Italiano 800 gramas
  • Cebola 1 unidade
  • Alho 3 dentes
  • Manjericão fresco a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino em grãos a gosto
  • Azeite de oliva a gosto

Preparo

  1. Picar os tomates e a cebola do tamanho que quiser. Aquecer a panela e colocar o azeite com a panela já quente.
  2. Colocar o alho. Adicione um pouco de sal. Levar os tomates à panela, colocar mais sal e pimenta, e tampar.
  3. Deixe cozinhar até que o tomate esteja macio. Caso precise, acrescentar água.

É isso, e como dizemos, paciência e atenção são importantes para garantir a qualidade do preparo. Outra dica é ir experimentando o molho, para ver se a textura está boa e também para corrigir os temperos se precisar.

Conheça as variações de Molho de Tomate

As variações de molho de tomate caseiro vão desde o tipo de tomate usado até os temperos escolhidos, tudo vai influenciar no sabor e textura finais.

Por isso, depois de aprender acima a receita definitiva, agora você pode agregar ao seu portfólio culinário essas variações incríveis.

Molho Pomodoro

Molho Pomodoro

O molho tradicional da nona leva os tomates do tipo pomodoro, que é uma espécie próxima do italiano.

Esse molho tem por característica ser um pouco mais pedaçudo, concentrando muito sabor de tomate. 

A consistência lembra quase a de um extrato de tomate, mas o sabor é algo muito mais incrível.

Consulte a receita

Espaguete com Molho de Tomate

Espaguete com Molho de Tomate

Espaguete com molho de tomate dispensa qualquer apresentação, e essa receita é perfeita e simples, para agradar a todo mundo.

Aproveite que o dia dos namorados está próximo e faça um jantar com esse espaguete com molho de tomate e um belo vinho.

Pronto, noite romântica perfeita.

Consulte a receita

Molho de Tomate Seco

Molho de Tomate Seco

Por fim, um molho um pouquinho mais rebuscado, feito com tomate seco.

Essa versão de molho tem uma textura mais consistente e um sabor bem marcante por conta do tomate seco, mas não tem segredo no preparo, basta seguir o passo a passo que não tem erro.

Consulte a receita

Sujou? Aprenda Como tirar mancha de Molho de Tomate

Não temos dicas apenas para você encher a barriga, não, aqui também pensamos nos problemas cotidianos que inevitavelmente ocorrem.

Molho de tomate e camiseta branca parecem ter uma atração natural um pelo outro, ainda mais quando é a criançada comendo, então, essa dica prática e caseira vai te ajudar a deixar as roupas limpinhas, confira a receita completa no nosso site.

Aproveite essas receitas de molho de tomate e arrase no preparo em casa. Esse molho tem uma boa vantagem que pode ser armazenado no freezer para você ir descongelando quando for usar, estando sempre fresquinho.

Manda ver nesse molho de tomate e mande para gente compartilhar.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: