Categorias
Dicas

Como tirar mancha de comida em roupas e tecidos?

Cozinhar é uma arte relaxante que estimula a criatividade. Às vezes, seja pela praticidade ou pela distração, a gente se empolga tanto que acaba derramando um pouco de comida na roupa. E de repente se sujar e perceber a comida em roupas?Dependendo do conteúdo, nem sempre é tão fácil de sair – especialmente se for algum tipo de molho.

A gente aqui no CyberCook já falou um pouco sobre se vestir apropriadamente para a hora de cozinhar, mas é inevitável derramar um pouco de comida de vez em quando.

Existem sprays removedores de mancha e vários tipos de sabão em pó, mas em casos mais urgentes, nem sempre dá pra tirar a mancha na mão só esfregando.

Dicas de como tirar mancha de comida de tecidos

Roupa manchada
  1. Como tirar mancha de café da roupa: se o café ou chá estiver úmido ainda, jogue água quente por cima da mancha. Você também pode retirar o café com papel toalha e depois esfregar um cubo de gelo pela região manchada. A mancha vai clarear e sair aos poucos.
  2. O bicarbonato de sódio serve para remover manchas de comida, óleo, chá, café e vinho. Umedeça a roupa com água morna e, depois, coloque uma colher (chá) de bicarbonato na mancha, esfregando a parte manchada. Deixe o tecido absorver o bicarbonato e enxágue.
  3. Para tirar manchas de gordura, faça uma mistura de água quente com detergente em cima da mancha. Também é possível colocar talco ou amido de milho em cima da mancha e deixar agir por uma noite toda. No dia seguinte, faça a lavagem normalmente.
  4. Para tirar manchas de chocolate, molhe a parte de trás do tecido com água quente, para que o chocolate derreta.
  5. Manchas de sucos de fruta, como uva e morango, podem ser lavadas com água e sabão.
  6. O vinagre pode ser usado para tirar manchas escuras, como molho de tomate, de roupas coloridas. Aplique 2 colheres (chá) de vinagre branco e deixe agir antes de enxaguar com água fria.
Manchas

Gostou das dicas? Confira também nossas matérias sobre higienização da cozinha e segurança na hora de cozinhar.