Omelete light: prática e saudável, o melhor dos dois mundos

Publicada em: 27/01/2021 14:53

Quem não gosta de uma boa omelete não é mesmo? Aliás, o correto é “a” omelete ou é “o” omelete? 

Na verdade, pouco importa, o que sabemos com certeza é que este é um prato delicioso presente em várias culturas mundo afora.

Por isso, vamos falar um pouco sobre a omelete light, um prato saboroso, versátil e prático, ideal para o dia-a-dia e também para ocasiões especiais.

Amiga da dieta

Muita gente que começa uma dieta, principalmente as do tipo low carb, relata que o ovo por si só já é um grande aliado  pelo fato de ser um alimento bem completo, cheio de proteínas, gorduras e vitaminas. Pode ser usado para fazer uma omelete light substituindo para muitos a função do pão.

Amiga da dieta

No entanto, como todo alimento, o consumo do ovo tem que ser bem pensado e equilibrado, sempre aliando a outros alimentos com nutrientes complementares, para que mesmo em dietas mais restritivas, se mantenha o bom funcionamento do organismo. 

Por exemplo, não adianta fazer uma omelete mega recheada com bacon, linguiça e afins, e achar que apenas por não conter carboidratos isso está sendo benéfico para uma dieta de emagrecimento.

O que sabemos hoje em dia é que a parte mais calórica do ovo é a gema, por isso quando pensamos na receita ideal de omelete light, temos 3 dicas fundamentais:

  • Utilize mais claras que gemas
  • Opte por recheios saudáveis
  • Atente ao seu nível de colesterol

Essas 3 dicas são importantíssimas, pois sabemos que a clara do ovo é bem menos calórica e gordurosa, por isso o ideal na hora de fazer uma omelete light é utilizar um ovo inteiro e mais uma clara de um outro. 

A gema você reserva para utilizar em alguma outra receita como um delicioso quindim, por exemplo, pois desperdício não tá com nada.

Outra dica valiosa é: opte por proteínas mais leves, como peito de frango ou peixes, alie legumes variados e temperos bem aromáticos para ter uma receita fit porém muito gostosa.

Por último, é importante ter atenção ao seu nível de colesterol, cada pessoa possui um metabolismo diferente, portanto aumentar o consumo de ovo drasticamente pode afetar seus níveis de colesterol, por isso esteja sempre com os exames em dia e consulte seu médico com regularidade.

Infinidade de opções

Aqui no CyberCook temos várias receitas de omelete light, uma mais deliciosa que a outra, justamente porque o ovo é um ingrediente incrivelmente versátil e fácil de encontrar, além do que costuma ser uma proteína bem mais barata, ainda mais quando comparado à carne bovina.

Infinidade de opçõe

As receitas vão desde omeletes lights simples, apenas com ovos e alguns temperos e podem chegar até as mais rebuscadas, estilo cozinha francesa, como modo de preparo todo elaborado. 

Lembrando que tudo isso para te inspirar a pôr em prática aí na sua casa, e até desenvolver sua própria receita utilizando nossas bases.

Comer melhor é um objetivo que todos nós deveríamos buscar, mas muitas vezes cozinhar parece um bicho de sete cabeças, o que nos leva a recorrer aos processados, por isso a gente tá aqui para mostrar que dá pra ser simples, prático, saudável e saboroso.

Por fim vamos deixar aqui 5 receitinhas de omelete light para abrir seu apetite e aguçar sua inspiração:

Lembrando que essas são ideias para te inspirar, experimente em casa ou crie a sua e nos mande, queremos muito ver você pôr em prática essas dicas.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: