Na hora de falar de uma refeição saudável com o consumo de proteínas, é reconhecido que os peixes são uma das melhores opções. Além de preparos fáceis, são ingredientes muito versáteis e normalmente estão mais frescos do que boa parte das carnes bovina e suína. Entre os peixes, um deles se destaca como o verdadeiro rei do sabor com inúmeros benefícios nutricionais. Sim, estamos falando do salmão!
Esta espécie é muito reconhecida por seu sabor específico e equilibrado e por sua cor alaranjada, rara em outros peixes. Em termos de preparos, ele pode ser protagonista da churrasqueira, da comida japonesa (sashimi) e até da havaiana, com a popularidade dos pokes.
De todos os lugares onde se encontra o salmão, o Alasca é o que mais valoriza esse peixe e seu habitat natural. A começar pelas estritas regras de exploração dos corpos d’água, que limita todas as indústrias alimentícias juntas a coletar apenas 15% da biomassa de peixes e frutos do mar (número estipulado por cientistas e especialistas no ciclo natural da área).
Isso mostra o valor que o salmão selvagem proveniente do Alasca tem. Ele vive livre em seu habitat e se alimenta naturalmente de pequenos crustáceos e algas. Quando pescado, além de ser um peixe sustentável para toda a cadeia, é muito mais saudável e saboroso, já que sua carne contém um alto conteúdo de nutrientes e uma coloração natural decorrente de seu ciclo de vida em águas geladas.
O CyberCook, junto com o Alaska Seafood Marketing Institute, agência governamental que promove os pescados selvagens do Alasca, separou alguns pontos de comparação entre cada tipo de produção:
- Com uma pesca selvagem, como a praticada no Alasca, não só se previne esses males de surgirem, como se respeita muito mais o meio ambiente e o próprio peixe, mantendo intacta a imensa fauna das águas geladas do Pacífico.
- Na natureza, o salmão tradicionalmente se alimenta de crustáceos como o camarão e é essa alimentação que traz a astaxantina, substância que colore naturalmente a carne do peixe. Porém, como não se pode garantir que o salmão se alimente apenas dessa fonte, é normal que a carne tenha vários tons, que variam desde branca, rosada e até vermelho vivo.
- Toda essa naturalidade e liberdade do salmão faz com que os níveis de nutrientes em sua carne sejam espetaculares, principalmente ao falarmos de Ômega 3, potencializado pelas águas geladas do Alasca. Além, é claro, das várias vitaminas, proteínas e antioxidantes.
Quer uma boa dica para comer um salmão de verdade? Os produtos do Alasca são todos selvagens e sustentáveis, além do fato de que a indústria pesqueira de lá adota vários outros métodos de processamento que auxiliam o peixe a chegar mais fresco e saboroso na sua mesa!
Confira nossas dicas especiais
Como de praxe, seguem algumas receitas para te inspirar a comprar o Salmão Selvagem do Alasca - garantia de sabor, sofisticação e saúde no seu dia-a-dia!
Salmão keta selvagem assado ao forno
Essa é a receita mais simples de se fazer com um salmão e por isso mesmo é a que mais demonstra a qualidade do peixe que você escolhe. Foco aqui no pimentão, que completa o prato com cor, no limão siciliano, super perfumado e que contribui espetacularmente com o cítrico e no dill, um tempero tipo erva que é pouco comum mas combina muito com peixes!
Salmão Keta Selvagem do Alasca em moqueca com gengibre
Prato tradicional brasileiro com peixe tradicional do alasca. Mistura maluca, mas que dá certo até demais. A ideia do prato é trazer uma textura super macia do peixe em harmonia com os temperos clássicos como o azeite de dendê e o leite de coco.
Tartare de Salmão Selvagem do Alasca com creme azedo e pepinos
Um peixe tão natural merece ser degustado cru, para sentir os detalhes que o tornam tão delicado e delicioso. O creme azedo e o pepino mantêm uma ideia cítrica deliciosa para uma entrada ideal para ser pareado com um ótimo vinho branco.
Gostar de cozinhar é se interessar pelos ingredientes que você usa. É perceptível a melhora do prato quando os ingredientes são bons, mas isso é incomparável com a melhora na saudabilidade para você! Pesquise, experimente e foque na sua saúde! Claro, sempre comendo bem!