O sabor da infância: Gelatina com creme de leite

Publicada em: 26/08/2021 10:58

Existem aquelas receitas que causam um retorno imediato à infância, uma delas é a gelatina com creme de leite ou gelatina colorida dependendo da região, que é um dos preparos mais simples e mais gostosos de sobremesa.

Hoje você aprende não só a receita clássica, mas também algumas outras dicas bacanas para usar gelatina e creme de leite na cozinha.

Boa leitura.

Gelatina com creme de leite

O que você não sabia sobre creme de leite

Basicamente, o creme de leite é a nata, ou seja, a gordura contida no líquido. 

Pela legislação, chamamos de nata o creme de leite que tem uma concentração acima de 40% de gordura, e quanto menor o teor, menos denso é o creme, aqueles de caixinha por exemplo, tem cerca de 10% de gordura.

Já o dito creme de leite fresco, na verdade também passa ao menos pela pasteurização, seguindo normas da ANVISA, então chamamos de “fresco” o creme que passou apenas uma única vez pelo processo, o que mantém algumas bactérias do leite e diminuem a validade, mas aumentam a cremosidade e consistência.

Nos Estados Unidos, como as classificações são diferentes, você pode encontrar receitas típicas de lá que pedem o sour cream que nada mais é que creme de leite azedo, que você pode fazer adicionando limão ou vinagre no seu, de preferência no fresco. Lembrando que quando fizer esse processo, é ideal já usar na sequência e nunca armazenar, pois a tendência é que estrague rápido.

Uma última curiosidade: quanto maior o teor de gordura no creme de leite, menos você precisa bater, senão podem facilmente se tornar manteiga. Aliás, para fazer manteiga caseira, basta usar a nata e bater até dar o ponto.

Esses são os vários estágios do leite que mostra como um único ingrediente, com a técnica certa, pode se tornar preparos incríveis.

Receita de Gelatina com creme de leite

Para a receita de gelatina com creme de leite pode usar o de caixinha mesmo, sem problemas, pois aqui já temos consistência com a própria gelatina, então precisamos apenas de cremosidade.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Creme de Leite 1/2 lata
  • Leite condensado 1/2 lata
  • Gelatina sabor Morango 1 caixa
  • Gelatina sabor Abacaxi 1 caixa
  • Gelatina sabor Uva 1 caixa
  • Gelatina sabor Tangerina 1 caixa
  • Água 1 litro

Como fazer Gelatina com creme de leite

  1. Siga as instruções para preparar as quatro caixinhas de gelatina.
  2. Deixe gelar.
  3. Depois de pronta, corte-as em pedaços com faca ou colher.
  4. Despeje o leite condensado e o creme de leite.
  5. Arrume em tacinhas ou em um refratário, e deixe na geladeira por 2 horas.

Ainda dá para fazer mais coisas com gelatina e creme de leite, separamos algumas opções de receita para você experimentar, confira:

Agar Agar, a gelatina de vegetais

A gelatina tradicional que usamos na maioria dos preparos vem da cartilagem do boi, pois é uma região que concentra muito colágeno, o que permite que a gelatina endureça.

Sendo assim, veganos evitam tudo que tem gelatina, mas nem por isso precisam ficar de fora desse preparo, pois existe uma alternativa tão eficiente quanto, chamada ágar-ágar.

O ágar-ágar é extraído de algas marinhas vermelhas, espécie rica em agarose que é uma substância gelatinosa, que já é extraída desde a década de 1650, e provavelmente a primeira vez tenha sido no Japão.

A melhor parte de usar agar-agar é que é muito mais natural, não leva corantes ou conservantes, além de ter benefícios para saúde, ajudando a manter as defesas e regulando o intestino. 

O único ponto é que é um pouquinho mais complicado de trabalhar, porém os resultados valem a pena.

Gelatinas como você nunca imaginou

As receitas com gelatina remetem a infância, e é normal, pois algo tão colorido e docinho é o que o paladar das crianças se identifica, mas também dá para usar em preparos, digamos, mais adultos.

Confira alguns usos da gelatina para além do básico.

Gelatina de Cachaça

Gelatina de Cachaça

Muito comum nas festas americanas, os jello shots são os cubinhos de gelatina infusionados com alguma bebida, normalmente vodca.

Claro que a nossa versão tem que ter a cachaça brasileira no preparo, que convenhamos fica muito mais gostoso.

O ideal é usar gelatina sem sabor e também apreciar com moderação, obviamente.

Consulte a receita aqui

Iogurte Caseiro com Gelatina

Iogurte Caseiro com Gelatina

Para uma sobremesa diferente, que tal um iogurte caseiro com aquela consistência firme? 

Use essa receita muito mais prática que leva gelatina, e fica saborosa demais, semelhante àquele potinho que vale um bifinho.

Experimente e nos conte o que achou.

Consulte a receita aqui

Gelatina de Hibisco com Salmão

Gelatina de Hibisco com Salmão

Para fechar, uma receita bastante inusitada, pois essa mistura de hibiscos, salmão e pimenta caiena é um estouro.

A gelatina com o chá de hibisco resulta em um sabor espetacular, envolvendo o salmão por completo e gerando uma sensação única ao paladar.

Faça esse prato, você não vai se arrepender.

Consulte a receita aqui

Por fim, a gelatina pode ser muito mais que uma sobremesa colorida, mas às vezes o que queremos é o simples, então vale a pena ter essa receita no jeito para servir para família.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: