Mude o patamar da sua receita de Beijinho

Publicada em: 16/09/2021 17:06

Não tem muito o que inventar na hora de preparar o beijinho tradicional, só que mesmo assim alguns descuidos podem deixar os seus docinhos longe do ideal.

Por isso, trouxemos essa receita ótima para você aprender os caminhos para equilibrar a consistência da massa, com o dulçor do leite condensado e a textura do coco, para ter um beijinho inigualável.

Boa leitura.

Beijinho

A inconfundível textura do coco ralado

É possível fazer beijinho sem coco ralado, aliás tem muita gente que não gosta e usa leite de coco por exemplo, mas é importante entender que o ingrediente tem uma função importante na receita.

Tanto o brigadeiro quanto o beijinho, são docinhos amados e populares nas festas de aniversário e o que ambos têm em comum é sua consistência firme e macia ao mesmo tempo que nos permite sentir bem os sabores intensos do chocolate e do coco. 

Porém outra sensação muito importante ao paladar, justamente para dar equilíbrio à receita, é a textura, que no brigadeiro vem pelo uso do granulado e no beijinho é justamente o coco ralado que vai trazer esse sabor mais agradável.

Então, uma dica ótima para melhorar ainda mais seu beijinho tanto no sabor quanto na textura é ralar o coco na hora e colocar na massa, pois o que acontece é que muitas vezes os de pacotinhos industrializados, não tem nem uma textura boa e nenhum sabor tão agradáveis quanto a fruta in natura, por isso desagrada o paladar de muita gente.

Usando o coco natural, você ainda pode experimentar ralar na parte mais grossa do ralador, fazendo assim lâminas de coco que vão aumentar a sensação de textura e trazer um sabor ainda mais intenso para sua receita de beijinho.

Receita de beijinho

Escolhemos para hoje a versão de beijinho simples e direta ao ponto, com apenas 4 ingredientes para sua festa não ficar sem essa delícia.

Fique à vontade para decorar com o cravo no final que realça bastante os sabores do seu beijinho.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Leite condensado 1 lata
  • Manteiga 1 colher (sopa)
  • Coco ralado 100 gramas
  • Coco ralado a gosto

Como fazer beijinho

  1. Em uma panela adicione a manteiga e adicione o leite condensado.
  2. Leve ao fogo e mexa sem parar até desgrudar da panela.
  3. Desligue o fogo e adicione o coco ralado.
  4. Passe para um prato e deixe esfriar.
  5. Enrole os beijinhos e passe no coco ralado.

Experimente também enrolar os beijinhos em coco queimado assim você tem mais de uma opção para servir, com sabores distintos.

Aproveite para conhecer outras versões da receita de beijinho, ideais para festas:

União da textura e cremosidade

Na confeitaria o coco está presente em várias receitas, onde se aproveitam justamente dos atributos que já mencionando, a sua textura e a cremosidade que oferece aos sabores, sem falar no sabor único dessa fruta que combina super bem com vários outros ingredientes doces, deixando as sobremesas mais equilibradas.

Separamos alguns doces com o coco que vão pôr à prova essas características deliciosa da fruta, confira:

Queijadinha

Queijadinha

A queijadinha é uma das massas feitas com gema de ovo, que veio na bagagem dos portugueses.

Uma curiosidade sobre esse preparo é que é um dos poucos em que usamos o coco verde para fazer a calda, o que equilibra bem o dulçor e traz até um componente de acidez bem suave ao recheio dessa queijadinha.

Veja a receita completa aqui

Cocada Mole

Cocada Mole

A cocada mole é uma versão muito mais cremosa da já amada e tradicional cocada.

Esse preparo também usa gemas de ovos que deixam a massa numa consistência bem firme mantendo a cremosidade, quase que na textura de brigadeiro.

Vale muito a pena fazer essa versão de cocada.

Veja a receita completa aqui

Mousse de Coco com Calda de Goiaba

Mousse de Coco com Calda de Goiaba

Para fechar, uma mousse de coco diferente, com um caldo especial de goiaba.

A massa é bem simples, basta bater tudo no liquidificador, e a calda fica melhor com goiabas dos tipos mais doces, assim não precisa nem usar tanto açúcar para fazer a calda, deixando o sabor mais suave.

Veja a receita completa aqui

Portanto, essas são algumas das maravilhas da confeitaria que o coco se faz presente, às vezes roubando a cena e as vezes só como um coadjuvante de luxo. 

Só no beijinho que ele tem que brilhar absoluto, por isso prepare essa receita sem economia no coco para ter o sabor e textura perfeito desse docinho.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: