Mousse de manga: aproveitando o frescor tropical desse tesouro indiano

Publicada em: 05/10/2021 11:02

A primavera chega trazendo aquele aumento na temperatura, mas como a natureza é equilibrada, traz também a época de mangas, e para essa fruta temos a receita perfeita.

Aprenda a fazer uma mousse de manga cremosa e refrescante para saborear nos dias mais quentes.

Boa leitura.

Mousse de manga

5 mil anos do cultivo da manga

O sabor da manga em geral tem esse aspecto de frescor que sempre remete a localidades tropicais que também são refletidas nas cores, afinal estamos falando de um dos frutos mais belos visualmente.

Mas o que pouca gente sabe é que existe uma variedade absurda de mangas, e só no Festival da Manga em Nova Deli, na Índia, servem mais de 500 espécies diferentes para o público experimentar.

Falamos na Índia porque o nome da fruta vem de lá, e os portugueses decidiram manter. 

O país asiático também é o maior produtor de mangas do mundo atualmente, e pelos registros históricos é um dos primeiros locais de cultivo da fruta, com vestígios que indicam plantações há mais de 5 mil anos atrás no sul da Índia, não à toa é considerada um tesouro nacional por lá.

Aqui no Brasil também temos uma ampla variedade de mangas e a maioria delas deliciosas tanto para comer in natura, quanto para serem utilizadas em algumas receitas, como nossa mousse de hoje.

Receita de mousse de manga

Para esse preparo é ideal utilizar uma espécie de manga mais firme e não tão doce, como a manga rosa, assim o sabor da mousse fica bem mais equilibrado.

Vamos ao passo a passo da receita:

Ingredientes

  • Manga 4 unidades
  • Leite condensado 1 lata
  • Creme de Leite 1 lata

Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa Comprar os ingredientes.

Como fazer mousse de manga

  1. Leva as mangas para cozinhar em uma panela com bastante água (até encobrir as mangas). 
  2. As mangas devem cozinhar até as cascas se abrirem (racharem). Deixa esfriar, então tira toda a polpa, raspando com uma faca, até restar apenas o caroço. 
  3. Peneira esta polpa e bata no liquidificador o leite condensado e o creme de leite. 
  4. Leva ao congelador.

Mais receitas de mousse de manga

Toda refrescância da manga

Um dos atributos mais apreciados na manga é o seu dulçor, principalmente para o consumo in natura, porém quando aplicada em outras receitas, o maior destaque vem do frescor que a fruta traz (não por acaso é amplamente usada nos pokes havaianos que tem se tornado uma tendência ultimamente).

Para você fazer em casa, além dessa mousse de manga cremosa, temos mais 3 receitas que vão realçar o frescor e sabor dessa fruta tropical, confira.

Chutney de Manga

Chutney de Manga

De forma simples, podemos dizer que o chutney é tipo uma geléia mais rústica, pedaçuda e mais temperada, portanto essa versão com manga traz ainda um aspecto de frescor ao prato.

O processo para fazer chutney de manga é um pouco mais elaborado, porém vale a pena, pois acompanha carnes assadas em geral e dura até 6 meses em vidros hermeticamente fechados.

Veja a receita completa aqui

Bowl de Manga e Abacaxi

Bowl de Manga e Abacaxi

Na linha dos pratos refrescantes para encarar o verão, temos esse bowl ultra cremoso de manga e abacaxi.

Essas frutas harmonizam muito bem, pois a manga traz uma doçura e uma textura firme, enquanto o abacaxi empresta sua acidez que deixa o creme bem balanceado em sabor.

Veja a receita completa aqui

Sorvete de Manga

Sorvete de Manga

Quando o calor realmente aperta muito, aí é a hora certa de partir para esse maravilhoso sorvete de manga.

Você vai precisar de apenas 2 ingredientes para fazer essa delícia que vai te surpreender com tamanha cremosidade.

Veja a receita completa aqui

Fruta que vai do café da manhã até o jantar

Para fechar, talvez o atributo mais legal da manga é a sua versatilidade, pois é uma fruta que pode ser consumida tranquilamente no café da manhã in natura, e pode chegar a ser também um acompanhamento para o almoço ou jantar, e claro, uma sobremesa refrescante no caso da nossa mousse Comprar os ingredientes.

Em suma, o ponto é que frutas são importantíssimas para uma alimentação equilibrada, e se puderem ser consumidas nas mais variadas ocasiões, melhor ainda.

Experimente esses preparos com mangas e tenha um pouco de frescor para os dias de calor primaveril.

 

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: