Massa de bolo pão de ló: a estrutura coringa da panificação portuguesa

Publicada em: 14/09/2021 22:01

Existem inúmeras formas de fazer massa de bolo, porém a de pão de ló é o coringa que você tem que dominar para fazer um bolo verdadeiramente fofinho.

Aprenda a fazer essa massa simples que dá sustentação a maioria das delícias da panificação mundial.

Boa leitura.

Pão de Ló

A estrutura mais fofinha da panificação

Nas suas explorações pelo mar, os portugueses chegaram ao Japão no século XVI e lá encontraram uma massa peculiar, pois ao mesmo tempo que era aerada e fofinha, era bastante firme.

Conhecida pelos japoneses como castera (castella), que vem da clara em castelo de consistência mais firme que a clara em neve, essa massa encantou os visitantes portugueses que ali estavam, que prontamente levaram a receita para casa.

Em Portugal, o preparo acabou rebatizado de pão de ló, que é um tipo de tecido muito macio, assim como as claras que vão nesse preparo.

Por fim, uma massa tão simples e tão versátil, acabou se tornando base de vários preparos da panificação portuguesa, incluindo os bolos que serão nossa receita de hoje.

Receita de bolo pão de ló

Para o preparo do bolo de pão de ló de hoje, escolhemos a receita clássica, de apenas 5 ingredientes para ter um resultado infalível.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Ovo 4 unidades
  • Farinha de trigo 2 xícaras (chá)
  • Açúcar 2 xícaras (chá)
  • Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
  • Água 1 xícara (chá)

Como fazer bolo pão de ló

  1. Separe 4 claras e 4 gemas.
  2. Bata as claras em neve e reserve.
  3. Na tigela maior da batedeira, coloque as 4 gemas com 1 xícara de chá de água fervente e bata até espumar bastante.
  4. Sempre batendo e aos poucos, primeiro coloque 2 xícaras de chá de açúcar.
  5. Depois de alguns minutos, aos poucos, incorpore 2 xícaras de chá de farinha de trigo e continue a bater até ficar homogênea. (aproximadamente uns 10 minutos).
  6. Desligue a batedeira, junte o fermento em pó, as claras em neve e com uma colher de pau, mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima.
  7. Passe margarina na fôrma e polvilhe com farinha de trigo.
  8. Despeje a massa e bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar.
  9. Leve ao forno, que deverá estar com temperatura alta e deixe assando nesta temperatura por 10 minutos.
  10. Passados os 10 minutos, abaixe para temperatura média e deixe por aproximadamente mais 20 minutos.
  11. Para saber se o bolo está assado, enfie um palito no meio do bolo.
  12. Se sair úmido é porque precisa assar mais tempo.
  13. Quando sair seco, desligue o forno e retire o bolo, com cuidado para não queimar as mãos.
  14. Espere esfriar para desenformar.

Use como base para rocamboles, bolos recheados, bolos de aniversário ou pavês, pois a massa de pão de ló confere uma ótima estrutura aos preparo e pelo fato de ser esponjosa absorve muito os sabores dos recheios.

Confira também outros usos dessa massa incrível:

Desvendando ditado antigo

Apesar da influência nipônica, podemos dizer que o pão de ló é uma receita portuguesa, pois foi lá que ganhou seu status de rei da panificação, e com isso, o preparo chegou ao Brasil junto com os colonos que vieram viver por aqui.

Junto com esses pratos, a língua portuguesa também traz algumas particularidades, como os ditados populares que usamos no dia-a-dia muitas vezes sem nem saber o real significado.

Com a receita de hoje, tem um muito usado que é o “tratado a pão de ló”, normalmente é usado para demonstrar uma situação em que a pessoa era muito bem tratada e acaba não demonstrando gratidão por isso.

Na verdade a expressão completa é “tratar burro a pão de ló”, mas ai se refere a alguém que está abusando demais da bondade de alguém.

Em ambos os casos, a origem está no fato de que a massa de pão de ló apesar de simples, era algo pouco acessível que ficava muito mais na mesa dos nobres do que da população geral, tanto que uma expressão com sentido semelhante é “não jogue pérolas aos porcos.”

Hoje em dia a massa de pão de ló já é bem mais acessível e até popular, porém o ditado permanece vivo e muito utilizado.

O bolo perfeito para quem não quer errar

A maior vantagem desse bolo de pão de ló é que essa massa tem preparo super simples e um sabor bem neutro, o que permite que você utilize os mais variados recheios e coberturas e assim crie bolos incríveis para aniversários, bodas ou mesmo até para fazer uma renda extra revendendo.

Prepare essa receita e compartilhe seus resultados com a gente.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: