Não tem como não gostar de amendoim, né? E se você respondeu um sonoro “siiiiimm” para essa pergunta, já dá para imaginar a sua expectativa com as festas juninas que vem por aí! Paçoca, gibi, canjica, pralinè, bolos diversos, pé de moleque e até o pé de moça!
Você pode gostar muito de amendoim e mesmo assim talvez não conhecer o pé de moça, a versão mole e mais doce do pé de moleque (ou seja, mais fácil de comer!). E pode não ser o doce mais tradicional de todos, mas não pode faltar na sua mesa de festa junina, então confere essa receita super simples e prática, além de mais curiosidades sobre esse doce!
Qual a diferença entre pé de moleque e pé de moça?
O pé de moleque é feito apenas com o caramelo de açúcar e por isso fica durinho. Já o pé de moça tem tudo isso mais o leite condensado (alguns levam até doce de leite também), que deixa ainda mais doce e principalmente mole.
Dá para fazer uma comparação direta com a paçoca e o gibi. A paçoca leva apenas o açúcar, amendoim e a farinha, enquanto o gibi leva tudo isso mais o leite condensado. Ou seja, mais mole e mais doce!
Porque o doce se chama pé de moça?
O nome pé de moça surgiu para ser a variação do pé de moleque, que tem uma história muito curiosa. Você conhece essa história? Nessa matéria aqui a gente te conta!
De qualquer maneira, o pé de moça leva esse nome por ser feito com leite condensado, que tem uma marca famosa com “moça”, no nome.
Quem inventou o pé de moça?
O leite condensado é um ingrediente muito presente na confeitaria brasileira, então é de se imaginar que o pé de moça tenha sido inventado por acaso, por algum cozinheiro ou cozinheira que decidiu testar esse ingrediente na receita do pé de moleque. Outra opção é que alguém estava incomodado com o fato do pé de moleque ser muito duro e decidiu colocar algo a mais na receita para que ficasse mais fácil de comer.
Como fazer pé de moça?
Ingredientes
- 250 gr de amendoim
- 1 1/2 pacotes de biscoito maisena
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de chocolate em pó
- Açúcar cristal a gosto
Modo de preparo
- Triture o amendoim no liquidificador até ficar uma farofa, porém com alguns pedaços, reserve.
- Triture a bolacha até ficar uma farofa.
- Misture a farofa de bolacha, o chocolate em pó e o amendoim triturado.
- Acrescente o leite condensado aos poucos até formar uma massa consistente.
- Espalhe bem numa assadeira untada com margarina e leve a geladeira por aproximadamente 1 hora.
- Corte em quadrados e passe pelo açúcar cristal.
Compre essa receita no Carrefour | Receba em casa!
Variações do pé de moleque para criar ainda mais!
Pé de moleque de brigadeiro
Se você não quiser fazer o caramelo ou só querer mudar um pouco, pode fazer essa receita com brigadeiro que fica sensacional!
Bolo de pé de moleque
Festa junina é cheia de receitas diferentes de bolos, então por que não testar essa de bolo de pé de moleque?
Pé de moleque nordestino
O pé de moleque é super tradicional no nordeste, mas não é o docinho duro de caramelo que você deve conhecer. Na verdade esse aqui parece mais um bolo, mas com todos os ingredientes mais clássicos da culinária nordestina como leite de coco, mandioca e castanha-do-pará.