Os mexicanos souberam pegar essa fruta incrível que é o abacate e transformar em uma de suas iguarias mais icônicas.
A guacamole é presença nas festas tradicionais do México, é simples de fazer e com a nossa receita você também poderá ter esse prato que anima qualquer encontro.
Boa leitura.
Delícia dos deuses Astecas
Esse preparo é tão tradicional da região do México, que já está lá muito antes da chegada dos espanhóis.
A civilização Asteca foi uma das mais prolíficas da América pré-colombiana, e tinha uma cultura muito rica que até hoje influencia no país.
Segundo a tradição asteca, o preparo da guacamole foi ensinado ao povo Tolteca, pelo próprio deus Quetzalcóatl, para ser preparada nas celebrações em homenagem à divindade.
O abacate era abundante na região, e o nome da receita vem da pronúncia indígena que é “ahuacatl” (se pronuncia “arruáca”) e mole que era uma designação comum para molhos em geral. Com o tempo simplificou-se o termo e passou a ser guacamole em definitivo.
Aqui no Brasil, acredita-se que a receita chegou apenas em meados de 1600, e rapidamente foi abraçada pela nossa culinária já tão miscigenada por outras culturas, então, o guacamole foi uma deliciosa adição ao vasto cartel.
Receita de Guacamole
O preparo da guacamole tradicional não tem muito segredo, a única dica é tentar achar abacates menores, também chamados de avocados nos mercados Brasileiros, pois ele tem um sabor mais docinho e uma consistência mais macia, que funciona perfeitamente nesse molho.
Ingredientes
- Abacate 1 unidade
- Alho 2 dentes
- Tomate 2 unidades
- Cebola 1/2 unidade
- Coentro a gosto
- Cebolinha Verde a gosto
- Pimenta Malagueta a gosto
- Suco de Limão 4 colheres (sopa)
- Sal a gosto
Como fazer Guacamole
- Amasse o abacate, misture os demais ingredientes.
- Sirva com salgadinhos ou torradinhas.
No México, costumam usar pico-de-gallo na receita, que nada mais é do que grãos de milho, e pode funcionar bem na sua, trazendo mais cor e mais sabor ao preparo.
Aproveite para fazer combinações com sua guacamole e também variar o preparo seguindo as nossas dicas abaixo:
Haciendo la fiesta
Pensar em México é pensar em celebração, porque pensa em um povo extremamente festeiro, tanto que até a morte por lá, é dita como um motivo para festejar, o que culturalmente rende uma das datas mais importantes para o país, o dia dos mortos.
Toda a cultura mexicana vem de uma forte influência espanhola, e até americana depois do período de guerra entre as nações. Contudo, assim como o Brasil, o país nunca abandonou suas raízes nativas, das tribos que lá viviam antes da chegada dos espanhóis, e isso se reflete na cultura como um todo, e principalmente na culinária.
Por isso, uma verdadeira fiesta mexicana, sempre terá alguns pratos típicos que são deliciosos, e alguns deles você poderá experimentar em casa, com essa seleção que preparamos, confira:
Chilli
Temos que começar os trabalhos com o tradicional chilli.
O molho de feijão, encorpado e preenchido com carnes, queijo, legumes e ervas frescas, é simplesmente espetacular.
E como estamos falando de México, não pode faltar um toquecaliente, então a pimenta dedo de moça é um charme desse prato, mas cuidado, se seu paladar é sensível para pimentas, use com moderação.
Aos pouquinhos você vai aumentando a dose até apreciar o prato de chili como manda a tradição.
Acesse aqui a receita completa
Burrito
O burrito é mais que um sanduíche, ele é uma refeição completa enrolada em uma fatia de tortilla.
Tem recheio para burrito de tudo que você imaginar, inclusive a maioria leva a guacamole como molho principal, acompanhando desde frango, carne bovina, o próprio chili, e até em versões vegetarianas.
Fato é que o burrito é muito versátil, e vale a pena experimentar essa iguaria.
Acesse aqui a receita completa
Tacos
Fechando com mais um ótimo jeito de comer a guacamole ou mesmo o chili, os tacos.
Esse prato tem influência espanhola forte, e basicamente são tortillas de milho para você rechear com o que preferir.
Os tacos são ótimas opções para fazer num encontro entre amigos, pois cada um escolhe o recheio favorito, assim ninguém fica de fora da comilança.
Acesse aqui a receita completa
Então é isso, depois dessa pequena imersão na culinária mexicana, é sua vez de ir se aventurar na cozinha. Comece pela guacamole que é simples e gostosa, depois vai testando os demais preparos.
Temos certeza que vai se apaixonar por esses sabores chicanos e vai querer até arrumar um sombrero.
Bom apetite