O falafel é um prato de origem árabe que tem se tornado o queridinho de veganos e vegetarianos por ser saboroso e super prático.
Com tudo, essa iguaria já está há pelo menos mil anos presente na gastronomia mundial e tem muita história para nos contar.
Aprenda mais dessa história e também a fazer um falafel em casa.
Boa leitura.
Um milênio de história e sabor
A região do mediterrâneo onde fica os países da Síria e do Líbano, é um local muito quente, por isso a gastronomia de lá traz pratos muito refrescantes para combater esse calor.
Das principais receitas do Oriente Médio, o grão-de-bico é a leguminosa mais presente neles, tanto no icônico homus bi tahine quanto no falafel que é esse bolinho incrível do qual passaremos a receita já já.
Outra característica que faz parte dos pratos sírios-libaneses é o uso das especiarias que trazem um sabor inconfundível para os preparos árabes, por isso capriche bem nos temperos numa boa receita de falafel..
Receita de falafel
Para nossa receita de falafel o grão-de-bico é a estrela, porém os coadjuvantes precisam fazer sua parte, por isso capriche nos temperos e ervas para ter bolinhos realmente saborosos.
Enfim, vamos ao passo a passo da receita:
Ingredientes
Cheiro-verde 1 xícara (chá)
Hortelã 1 xícara (chá)
Grão-de-bico 1 xícara (chá)
Cebola roxa 1 unidade
Alho 3 dentes
Sal 1 colher (café)
Pimenta-do-Reino Preta a gosto
- Azeite 1 colher (sopa)
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer falafel
Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro e na hora de usar escorra bem a água.
Num processador bater o cheiro-verde, a hortelã, o grão de bico, a cebola roxa e o alho até ficar tudo muito bem triturado.
Temperar com sal e pimenta e processar mais um pouco.
Descansar por 10 minutos na geladeira antes de modelar.
Pegar um pouco da massa e formar uma bolinha com a mão.
Acomodar em uma assadeira untada com azeite e levar ao forno a 200ºC por 40 minutos.
Na metade do tempo, vire as bolinhas para assar por igual.
- Sirva com salada, massa integral, purê de batata doce ou arroz integral.
Você pode congelar as bolinhas de falafel e finalizar quando quiser. Se preferir, modele hambúrgueres para ter uma receita super diferente.
As bolinhas de falafel ficam ótimas como recheio de sanduíches no pão sírio, experimente.
Mais receitas falafel
Falafel é saudável?
Apesar de ser um prato 100% vegano, é importante reforçar que o falafel é uma fritura, por isso tem que ser inserido na dieta com cautela.
Falando das propriedades nutritivas, dá para dizer que é um alimento muito rico, cheio de fibras, vitaminas minerais e proteínas, porém para definir se é saudável ou não, vai depender das quantidades aplicadas desses ingredientes.
Uma forma de deixar mais leve é fazer seus falafels assados, assim elimina um pouco da gordura. Na airfryer também funcionam e ficam super sequinhos, vale experimentar.
No mais, vale a pena ter esses bolinhos na sua dieta e se possível sirva com o molho de homus bi tahine para ter uma experiência legítima.
Bom apetite.