Faça Salada de Berinjela e conheça mais sobre esse legume poderoso

Publicada em: 07/05/2021 17:48

A berinjela é um dos vegetais mais versáteis da culinária mundial, pois rende bem, e pode figurar em pratos de entrada simples ou em receitas rebuscadas.

Originalmente, a tipo de preparo “à parmegiana” era com berinjela fatiada e não com carne, então isso já te dá a dimensão do impacto gastronômico desse legume.

Então, vamos primeiro aprender uma bela salada de berinjela, e depois ir avançando para pratos mais elaborados.

Boa leitura.

Salada de Berinjela

A toda poderosa berinjela

Esse legume versátil e saboroso já está na cultura dos seres humanos há mais de 4 mil anos, pois há vestígios arqueológicos de seu cultivo na Índia, por volta desse período.

Foi um alimento fundamental, pois tinha uma certa facilidade em ser cultivada nos trópicos e rendia muito, então alimentava bastante gente em épocas de escassez.

Quando chegou na Europa, provavelmente trazida pelos árabes, sua aceitação não foi logo de cara, já que o gosto amargo que fica no fundo ao ser ingerida, a princípio causou muita estranheza. Na Itália, depois de muita resistência, conseguiram finalmente incorporar a berinjela com receitas criativas e deliciosas que até hoje são consumidas, como a berinjela e a parmegiana que citamos lá em cima.

No Brasil, principalmente no século XVI, o legume chegou com pompa e circunstância trazida pelos portugueses, e após anos de consumo, se mostrou um alimento eficiente no controle da diabetes e colesterol e hoje em dia é um dos alimentos mais apreciados não só aqui, mas no mundo todo.

Portanto, aprender essa salada de berinjela simples, vai ser o primeiro passo para você começar a apreciar todo potencial dessa maravilhosa hortaliça:

Ingredientes

  • Vinagre de vinho branco 1/4 xícara (chá)
  • Uva Passa 1/4 xícara (chá)
  • Azeitona verde 1/4 xícara (chá)
  • Cebola 1 unidade
  • Pimentão Verde 1/4 unidade
  • Pimentão Vermelho 1/4 unidade
  • Pimentão Amarelo 1/4 unidade
  • Berinjela 1 unidade
  • Azeite de oliva 1/4 xícara (chá)
  • Orégano 1 colher (chá)
  • Sal 1 colher (café)
  • Tomate 1 unidade

Como fazer

  1. Coloque as berinjelas numa assadeira (ou um refratário) juntamente com os demais legumes que foram cortados.
  2. Junte os tomates, tempere com sal (use pouco), junte o vinagre e o azeite de oliva.
  3. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC e após uns 10 ou 15 minutos retire e misture bem com uma colher.
  4. Volte a assadeira ao forno e deixe mais 15 minutos (a minha levou mais 20).
  5. Se tiver dúvidas sobre o tempo, teste furando a berinjela com a ponta de um garfo, elas devem estar macias.
  6. Retire do forno e passe para um recipiente com tampa (de preferência de vidro) junto as passas, as azeitonas, orégano e misture. Corrija o sal se necessário.
  7. Deixe descansar pelo menos uma noite (ou um dia) na geladeira antes de servir.

Ouro Vegetariano

A berinjela é um ótimo substituto para carne em várias receitas, por isso os adeptos do vegetarianismo tem nesse ingrediente um trunfo ótimo para vários preparos tradicionais se tornarem vegetarianos.

Mas mesmo quem não é e apenas quer opções sem carne para equilibrar também o orçamento da casa, pode aproveitar esses três receitas vegetarianas que separamos para você:

Berinjela Frita

Berinjela Frita

Primeiro vamos de um aperitivo simples, mas muito saboroso, ideal para beliscar num happy hour depois de um dia cansativo.

Antes de fritar, você pode usar além da farinha de trigo a farinha panko, assim suas berinjelas ficam ainda mais crocantes.

Essa receita rende bastante, então é ótima para aperitivos em encontros de amigos e familiares.

Enrolados de Berinjela

Enrolados de Berinjela

Agora, também um aperitivo um pouquinho mais rebuscado.

Esses enrolados de berinjela levam tomate e bastante tempero no recheio, o que faz desse prato uma entrada ótima para qualquer ocasião.

Também rende porções generosas, então é ideal para festas, experimente e nos conte o que achou.

Estrogonofe de Berinjela

Estrogonofe de Berinjela

E agora o prato principal, totalmente vegetariano e saborosíssimo. 

O estrogonofe de berinjela é uma ótima opção para quem não come carne, pois fica muito saboroso e com uma textura incrível.

Capriche bem nos temperos e use o creme de leite para que o molho fique bem cremoso, assim o seu estrogonofe de berinjela não ficará devendo em nada para os de carne.

Praticidade, economia e sabor é algo que você encontra em abundância nesse legume. Faça uma salada de berinjela e outros pratos para testemunhar o quão incrível é esse ingrediente e quanto pode enriquecer seu portfólio culinário.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: