Está cansado do arroz branco de sempre, mas sem muito tempo para inovar? Aproveite essa receita de risoto prática e rápida para ter mais sabor nas suas refeições sem perder muito tempo.
Boa leitura.
Origem árabe com uma pitada de Itália
O risoto é aquele tipo de preparo que traz consigo um ar de sofisticação muito grande o que o faz estar sempre em alta na gastronomia.
Porém, historicamente, nunca foi exatamente um prato da alta sociedade, pois as suas origens estão na cultura árabe medieval, ou seja, um preparo que já tem mais de 500 anos.
O grande diferencial do preparo é o uso de um grão menor de arroz, e foi isso que conquistou os italianos quando os sarracenos (árabes da idade média) levaram esse tipo de arroz para lá.
Risoto quer dizer justamente “arroz pequeno” em italiano e só foi batizada assim em meados do século XIV, quando Valério di Fiandra preparou a receita para um jantar em celebração ao casamento de sua filha. Reza lenda que por acidente, Fiandra adicionou açafrão ao arroz e isso acabou encantando os convidados, rendendo muitos elogios, e ali nascia o risoto alla milanese, ou risoto à milanesa em bom português.
Receita de risoto
O nosso preparo de risoto de hoje vai ser bem mais simples que o do Fiandra, com foco em deixar o prato bem saboroso e na textura perfeita sem muito esforço.
Confira o passo a passo:
Ingredientes
- Cebola 2 colheres (sopa)
- Azeite 2 colheres (sopa)
- Vinho Branco 30 mililitros
- Arroz arbório 1 xícara (chá)
- Água 3 xícaras (chá)
- Caldo de Legumes 2 tabletes
- Manteiga 2 colheres (sopa)
- Parmesão 50 gramas
- Sal a gosto
Como fazer risoto
- Inicialmente prepare o caldo: em uma jarrinha ou leiteira, coloque as 3 xícaras de água fervente e dissolva os cubos de caldo de legumes. Reserve, mantendo aquecido.
- Refogue a cebola picada no azeite. Quando estiver translúcida, acrescente o arroz arbóreo e refogue, para que os grãos possam absorver toda a gordura.
- Acrescente o vinho branco e refogue mais um pouco. Despeje então, 1/3 do caldo reservado, abaixe o fogo e deixe cozinhar em panela sem tampa, sempre mexendo.
- Quando estiver quase seco, acrescentar a metade do caldo restante. Mexa algumas vezes, para não pegar no fundo da panela.
- Quando estiver quase seco novamente, acrescente o restante do caldo e mexa um pouco mais.
- Quando finalmente estiver quase seco novamente, retire a panela do fogo e do calor, acrescente a manteiga gelada e o parmesão.
- Mexa vigorosamente, tomando apenas o cuidado de não quebrar os grãos.
- Sirva imediatamente.
Mais receitas de risotos para você testar:
Dicas para não errar o ponto
Desde sempre o que define um bom preparo de risoto é a sua textura que é incrivelmente cremosa, mas não confundir com aquele arroz papa, pois é muito diferente.
O ponto do risoto é muito particular, pois estamos falando do uso de um arroz menor e com mais amido, o que interfere diretamente na cocção, por isso aqui vão algumas dicas para você não falhar no preparo:
Primeiro, deixe o arroz cozinhar por pelo menos 20 minutos, pois é o tempo necessário para liberar o amido que vai dar a cremosidade necessária ao prato.
Use o arroz arbóreo, pois apesar de não ter grãos tão pequenos é mais simples de trabalhar e vai garantir que seu risoto seja um sucesso. Também opte por panelas altas e de preferência feitas de ferro, pois isso ajuda a dar o ponto do arroz.
Mas afinal, que ponto é esse? A resposta é al dente. Nem duro e nem mole, pois como libera amido, se ficar mole demais fica empapado, e se ficar duro demais, a sensação vai ser horrível no paladar.
Por fim, acrescente o caldo ao arroz aos poucos, uma concha por vez, pois isso vai deixar a mistura mais suave e uniforme, fazendo com que a redução do caldo deixe o risoto no ponto certo.
Agora é contigo, pegue a nossa receita de risoto simples e vá por a prova seus aprendizados, vamos adorar ver as fotos dessa belezinha, por isso marque o CyberCook nas redes sociais.
Bom apetite.