Imagine uma bandeja com aquele delicioso pão de queijo no melhor estilo dos de Minas Gerais.
Agora pare de imaginar e se liga nessa receita especialíssima para fazer um pão de queijo delicioso ai mesmo na sua casa.
Com todo respeito aos amigos mineiros, mas essa receita chega ao nível de um “pãozim di quejo” tradicional de Minas. Com um “cafezim” passado na hora então, é irresistível.
Acompanhe, anote tudo e manda ver nessa receita.
Mais queijo do que pão
Não tem nada mais decepcionante que morder um pão de queijo e perceber que só tem essência de queijo, sem nada de textura ou de sabor característico.
Por isso é muito importante colocar um bom queijo na sua receita. Recomendamos a meia cura pois é mais consistente e mais saboroso, se incorpora muito bem a massa e dá aquele aspecto clássico ao pão de queijo, com as pintinhas douradas.
Dá para usar o tipo minas padrão, o parmesão, até o canastra, mas aqui vai uma dica de ouro: use dois terços de meia cura e um terço de parmesão, isso vai fazer sua receita de pão de queijo ficar com um sabor espetacular,
Antes, confira algumas receitas de Pão de Queijo diferenciadas escolhidas pela equipe do CyberCook:
Escolha bem os ingredientes
Sempre surge aquela dúvida ao fazer o pão de queijo: é melhor polvilho doce ou polvilho azedo?
E a resposta como na maioria das coisas de cozinha é: depende.
Calma, vamos explicar isso melhor.
A questão do polvilho tem a ver com a textura que você mais quer para o seu pão de queijo.
O polvilho azedo é bem mais ácido, e tende a formar aqueles pães de queijo de casca mais dura e ficam mais crocantes. Já o doce, ele tem como características dar aquela liga mais elástica, pois funciona como uma espécie de cola para massa.
Então, se você fizer seu pão de queijo com polvilho doce, vai ter aqueles de formato bem redondinhos, massudos e que esticam quando você morde. Porém quando esfriam, podem ficar borrachudos e até rançosos.
Agora, se for 100% com polvilho azedo, seu pão de queijo fica mais crocante, com uma crosta mais durinha e com formatos mais bagunçados.
Então, a sacada aqui é usar na proporção de 80/20, ou seja, 80% de polvilho azedo com 20% de polvilho doce, assim você vai ter pães de queijo redondinhos, com casquinha crocante, massa consistente e elástica e vão permanecer assim por mais tempo, mesmo que esfriem.
Lembrando, busque sempre por um polvilho de qualidade, isso faz toda diferença.
Com esse passo a passo simples e essa dica de ouro, tenho certeza que seu pão de queijo vai ficar incrível, de dar orgulho a qualquer mineiro.
Experimente e nos conte como ficou.