Faça Bolinho de chuva e conheça um parente holandês dessa receita

Publicada em: 05/08/2021 17:24

A gente é apresentado ao bolinho de chuva na infância, normalmente pelas mãos carinhosas das nossas vovós, e ali surge um amor que dura a vida toda.

E claro, é importante passar para frente a tradição desse bolinho simples e delicioso, e para isso, essa receita de hoje vai ser perfeita para dominar essa arte culinária que passa de geração em geração.

Boa leitura.

Bolinho de Chuva Simples

Motivos para ficar feliz em casa

Nesses últimos anos vivemos um período complicado, onde ficar em casa foi a salvação para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, e isso fez a criatividade da galera aguçar não só na cozinha mas em todos os aspectos.

E por sua vez, o bolinho de chuva surgiu como uma ideia criativa para tornar o ato de estar preso em casa mais divertido e gostoso para as crianças.

A versão popular da história por trás desse doce conta que uma mãe vendo que seus filhos estavam chateados por não poderem brincar do lado de fora devido a chuva, resolveu improvisar com os ingredientes que tinha ali à mão para fazer algo gostoso e prático para agradar a meninada.

Daí surgiu essa massa simples que já vinha no formato de gota, pronta para receber o nome bolinho de chuva. O ato dessa mãe virou uma tradição, então sempre que o tempo começa a ficar nublado, já vem batendo aquela vontade de comer essa maravilha.

Receita de bolinho de chuva

A base da receita é muito simples, então dominar o preparo vai ser fácil e depois você pode dar seu toque especial, acrescentar recheios ou o que mais a criatividade ditar.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Ovo 2 unidades
  • Açúcar 2 colheres (sopa)
  • Sal 1 pitada
  • Farinha de trigo 3 xícaras (chá)
  • Fermento químico em pó 1 colher (sobremesa)
  • Leite Sem Lactose 1 xícara (chá)
  • Óleo de milho a gosto
  • Açúcar 1/2 xícara (chá)
  • Canela-da-China em pó 1/2 xícara (café)

Como fazer bolinho de chuva

  1. Bata as claras em neve, junte as gemas, bata mais um pouco, acrescente açúcar, o sal, o fermento e, aos poucos, a farinha de trigo, alternando-a com leite até formar uma massa mole.
  2. Aqueça o óleo e, separe porções da massa com uma colher e vá colocando-as aos poucos.
  3. Deixe fritar até dourar por igual.
  4. Sirva-os quentes polvilhados com açúcar e canela.

Como dissemos, essa é a receita do bolinho de chuva tradicional, mas se quiser incrementar o preparo confira essas variações ótimas que separamos na sequência:

Conheça o oliebol, o bolinho de chuva holandês

Criatividade e improviso é uma marca histórica da culinária brasileira e o bolinho de chuva é um exemplo disso. 

No entanto, até os países da Europa já precisaram se virar para pôr comida na mesa em épocas de escassez de alimentos, e assim surgiram preparos simples que rendem muitas porções, como caso do oliebol, que podemos chamar de parente distante do bolinho de chuva.

Tanto nos ingredientes quanto no visual, ambos são bem semelhantes, com destaque para massa do oliebol que leva uvas passas, então os bolinhos ficam salpicados deste ingrediente e isso também muda um pouco o sabor.

Visualmente é um bolinho de chuva com pintas e o sabor pode lembrar vagamente um panetone devido as passas.

Claro que estamos simplificando bem, pois trata-se de um prato muito comum na Holanda, então acaba recebendo influência e ingredientes muito diferentes do que estamos acostumados, mas vale a pena conhecer essas receitas que se parecem muito com o que temos aqui, para quando for de turista em Amsterdã não confundir como nosso bolinho de chuva brasileiro.

Aliás, nossa dica é a seguinte: faça esse bolinho de chuva com a massa base como falamos e experimente adicionar uvas passas e outros recheios, e assim crie sua versão do oliebol holandês.

Não esqueça de compartilhar com a gente os resultados.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: