O tomate é um ingrediente mundial. É indiscutível a importância desse alimento em quase todas as culturas e culinárias ao redor do globo. De usos simples como cru na salada até nos preparos mais complexos e demorados como um bom confit e o tomate seco, essa fruta que mais parece legume agrega demais a qualquer prato no qual entre, com certeza um dos mais versáteis. Como se não bastasse, também é muito saudável e deve, sim, estar sempre em uma alimentação equilibrada.
Vamos conhecer mais sobre as características desse ingrediente gigante!
É ou não é fruta?
É fruta, pode confiar. O simples fato de ter sementes em seu interior já o classifica nessa família, assim como vários outros legumes que normalmente não entram na discussão, como a berinjela, pimentão, abobrinha e o pepino, que são da família das solanáceas!
Somos acostumados a chamar as frutas salgadas de legumes, mas independentemente da família ou definição, são ingredientes importantes em uma alimentação saudável tanto quanto qualquer laranja, limão ou abacaxi (que por sinal não é uma fruta, e sim uma pseudofruta).
Os benefícios de comer tomate
A começar pelo fato de que cada tomate tem por volta de 25 calorias apenas, é muito fácil defender esse como um dos alimentos mais saudáveis já consolidados na nossa alimentação. Junto com seu valor energético, o tomate também contribui muito com hidratação, vitamina C e propriedades diuréticas.
Essas são algumas das principais características saudáveis dele
- Previne o câncer de próstata: rico em licopeno, uma substância muito forte como antioxidante que protege as células de radicais livres, as normalmente afetadas pelo câncer.
- Pela mesma característica, também previne problemas cardiovasculares e com suas fibras reduz os níveis do colesterol ruim (LDL).
- É rico em carotenoides, que se transformam em vitamina A e melhoram a visão, pele e cabelo.
São muitos mais os benefícios do tomate para a saúde, mas com certeza sua maior contribuição é na cozinha e na sua versatilidade! Então antes de listarmos algumas boas receitas, aqui vão algumas dicas de preparo do tomate:
Dicas para o molho de tomate caseiro
- Comece por escolher os melhores tomates para seu molho. Eles são os mais “carnudos” como o italiano e o débora. Os outros são mais aguados e ficam com uma textura mais rala.
- Depois de uma boa escolha, o que falta é apenas paciência. Muitas vezes a diferença entre um molho encorpado e um molho ralo é o tempo de cozimento e sempre em fogo baixo!
- Das coisas que vão e que não vão no molho de tomate, a água é uma que não deve aparecer! O tomate por si só consegue a textura ideal. E uma outra que deve sair da soma são as sementes do tomate!. Pode confiar que apenas a “carne” já é suficiente para um molho delicioso.
- Para pelar o tomate, faça cortes em “x” na parte de baixo e de cima do tomate, ferva até começar a descascar e então jogue em água com gelo. Sai praticamente na hora.
Tomate confitado
- Essa receita deliciosa consiste em cozinhar lentamente os tomates em azeite. O melhor é utilizar os tomates pequenos, como o grape ou o cereja, que são menos ácidos.
- A receita pede uma boa quantidade de temperos como tomilho, alho, alecrim e o que mais você gostar.
- O azeite não precisa cobrir os tomates, mas deve ser em boa quantidade (até mais ou menos a metade dos tomates.
Cortar em cubinhos
- Para conseguir cubinhos perfeitos, a ideia é cortar o tomate no meio e retirar o miolo com as sementes.
- Depois pressione o tomate com as mãos contra a tábua até que ele fique achatado e então corte em tiras e depois os cubinhos, se atentando para manter o padrão.
Plantar tomate
Saindo um pouco da cozinha, aqui então algumas dicas para ter um belo tomateiro na sua casa:
- Dê um apoio para que ela possa crescer bastante, só cuidado para não apertar muito caso amarre-a
- Não precisa encharcar a terra, o tomateiro se vira bem com uma quantidade média de água
- Eles gostam de tomar sol, então coloque ele no ponto mais ensolarado da sua casa
- Cubra o solo com palha ou folhas, isso inibe o crescimento de ervas daninhas reserva o espaço apenas para o tomateiro
Mão na massa!
Agora sim as indicações de receitas clássicas para você aproveitar as dicas e tornar o tomate seu melhor amigo na cozinha:
Salada caprese: essa é uma salada deliciosa que dá o protagonismo para o tomate em harmonia com a mussarela de búfala e a rúcula, fechado com o aroma delicioso de manjericão! Sensacional e simples!
Brusqueta de tomate seco: Mais um clássico italiano, perfeita para abrir o jantar como entrada e para usar a dica de tomate seco!
Tomate recheado com ricota: Esse tem que ser o tomate mais suculento de todos para ser o foco da mesa!
Gazpacho: Essa receita espanhola é uma sopa fria de tomate e fica uma delícia, vale a pena experimentar.
Filé à parmegiana: Tem que caprichar no molho de tomate para que a parmegiana fique perfeita! Use as dicas que demos para acertar a mão!
Com essa oportunidade de conhecer melhor essa fruta tão querida na culinária mundial, agora você aumenta seu contato e interesse na cozinha, entendendo o valor do aproveitamento dos ingredientes e como prepará-los da melhor maneira possível. Prestando a maior das homenagens ao planeta terra!
Bom apetite!