É isso mesmo que você está pensando, a receita de hoje é uma versão caseira daquela esfiha aberta de 99 centavos que ficou famosa, porém a nossa vem com muito mais sabor e qualidade.
Além disso, aprendendo a massa vai poder pirar no recheio e quem sabe criar esfihas únicas.
Bom apetite.
Criação síria que encantou o Brasil
Os registros de preparo das primeiras esfihas são da Síria, porém a versão que chegou a nós veio do Líbano, o que gera dúvidas nos historiadores da gastronomia até hoje, pois cada país clama para si a autoria do prato.
Independentemente de onde foi a origem, a verdade é que aqui no Brasil a esfiha aberta ganhou nosso toque bem brasileiro com os recheios mais variados que você possa imaginar, doces inclusos.
Na sua origem, tanto na Síria quanto no Líbano, a massa é de um pão chato, feito num forno convexo conhecido como saj que ajuda a dar aquele formato tradicional e deixar a massa bem crocante.
O recheio tradicional é carne de cordeiro, coalhada e zaatar, um tipo de tempero árabe muito usado.
Receita de Esfiha aberta
Para fazer esfiha aberta em casa não será necessário uma saj e o recheio pode ser o que você quiser.
Então, vamos ao passo a passo:
Ingredientes
MASSA
- Fermento biológico fresco 1 tablete
- Açúcar 1 colher (café)
- Sal 1 colher (café)
- Água 1 copo
- Óleo de soja 2 colheres (sopa)
- Margarina 1 colher (sopa)
- Farinha de trigo especial 500 gramas
RECHEIO DE CARNE
- Carne bovina 300 gramas
- Tomate 3 unidades
- Cebola 1 unidade
- Margarina 1 colher (sopa)
- Vinagre de Vinho Tinto 6 colheres (sopa)
- Suco de Limão a gosto
- Extrato de tomates 2 colheres (sobremesa)
- Sal a gosto
- Pimenta Síria 1 colher (sobremesa)
Já está com os ingredientes na mão? Se não, é só acessar agora o site do Carrefour e comprar tudo sem sair de casa .
Como fazer Esfiha aberta
MASSA
- Desmanche o fermento com o açúcar e o sal, acrescente a água morna, o óleo e a margarina e vá adicionando a farinha aos poucos, sovando levemente até que a massa solte das mãos, mantendo-se macia.
- Cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume, faça bolinhas de massa, coloque em assadeira untada com óleo e deixe crescer por mais 10 minutos.
- Abra as bolinhas de massa, com as mãos, na assadeira (para a esfiha de carne, deixe a massa bem fina, para a de zátar, deixe mais grossinha).
- Coloque o recheio de sua preferência, espalhando e apertando levemente com a mão e leve as esfihas ao forno alto por aproximadamente 15 minutos.
RECHEIO DE CARNE
- Misture todos os ingredientes e leve ao fogo rapidamente, apenas para aquecer.
Mais receitas de esfiha
Zaatar, o sabor do Líbano (da Síria também)
O termo sírio-libânes é muito usado pois define coisas que realmente estão presentes em ambos os países e é difícil estabelecer uma autoria oficial, a esfiha aberta é um belo exemplo disso.
Outro bom exemplo é o zaatar, tempero de sabor intenso, usado não só nesses países mas em grande parte do Oriente Médio.
É composto por várias especiarias, as principais são gergelim, tomilho, orégano e manjerona. Alguns colocam sumac também, mas é opcional.
O zaatar tem um sabor muito único e característico, e em uma esfiha aberta legítima é tempero fundamental, por isso, vale a pena experimentar quando for fazer as suas.