Eliminando o desperdício com essa Receita de Pudim de Pão

Publicada em: 15/09/2021 09:38

É quase inevitável sobrar pão, não é mesmo? Até porque não temos tempo de ir na padaria todo dia, então é sempre melhor comprar para comer nos dias que seguem, só que aí gera outro problema: pão duro (ou murcho demais), e para solucionar isso temos a receita ideal.

O pudim de pão é uma das formas mais saborosas de aproveitar o pão de ontem e dar um novo uso para ele, evitando desperdício e ainda tendo uma sobremesa de respeito para servir.

Venha aprender esse preparo simples e delicioso.

Boa leitura.

Pão nosso de cada ontem

Claro que a gente não compra o pão pensando em deixar sobrar, mas acaba sendo algo que ocorre pois é difícil mantê-lo fresco por muito tempo e aí acabamos por ter que utilizá-lo, como no pudim que veremos a seguir.

Mas antes, queremos te passar algumas dicas para prolongar a vida útil do pão antes de liberá-lo para novos usos.

A dica mais básica é esperar o pão esfriar naturalmente e colocar em sacos plásticos de preferência com zip lock para ter o menos de ar possível. O truque mesmo está ao servir, pois basta borrifar um pouco de água e aquecer em forno médio, pois isso deixa a casca crocante e o centro macio, como se tivesse acabado de sair da padaria.

Já para quem mora sozinho, a dica realmente é congelar e o processo é semelhante, espera os pães esfriarem naturalmente, envolva em papel alumínio, coloque em sacos plásticos e leve ao freezer. Desse jeito é possível ficar até 3 meses lá, mas o ideal é consumir em uma semana no máximo, para assim curtir mais o frescor do pão.

Na hora de comer é levar ao forno com papel alumínio por cerca de 8 minutos e terá pães crocantes e fofinhos por dentro.

Pudim de Pão Amanhecido

Substituições que deixam leve

Substituto de açúcar, substituto do leite e do ovo

Xilitol, banana quase passada estrutura de ovo, bicarbonato deixa aerado, leite de amêndoas e até água

Antes de irmos ao preparo desse pudim de pão clássico, é importante entender algumas formas de substituir ingredientes, seja por quem tem restrições alimentares ou mesmo queira um doce mais leve para não furar tanto a dieta.

O açúcar, pode ser substituído por xilitol que é um adoçante natural, e o leite pode ser o de amêndoas, principalmente para alérgicos ou intolerantes.

O ovo é um pouco mais complicado, pois tem funções distintas, então, se o objetivo é deixar a massa aerada, o bicarbonato de sódio funciona, agora se for emulsionar e dar estrutura ao preparo, uma boa opção é a banana, mas tem que estar quase passando do ponto para dar a consistência exata.

É importante salientar que em qualquer substituição vai haver diferença no resultado final, então respeite as proporções e teste o que melhor funciona para você.

Receita de pudim de pão

Agora que você sabe como fazer o pão durar mais, pode armazená-los e usar bem fresquinhos para fazer esse pudim e assim não só diminuir o desperdício mas também ampliar o repertório de sobremesas.

Sem mais delogas, vamos ao passo a passo:

Ingredientes

  • Ovo 2 unidades
  • Leite Desnatado 310 mililitros
  • Essência de baunilha 1 colher (chá)
  • Canela-da-China em pó 1/2 colher (chá)
  • Pão francês 1 1/2 unidades
  • Adoçante 2 colheres (sopa)

Como fazer pudim de pão

  1. Misture o ovo, o leite desnatado, a essência de baunilha e a canela.
  2. Adicione o pão e o adoçante e mexa bem.
  3. Coloque em fôrma refratária levemente untada.
  4. Asse em banho-maria, em forno pré aquecido a 180ºC por 50 minutos.

Não pare nesse pudim, pois versões para aproveitar o pão de ontem não faltam por aqui, confira:

Jamais jogue pão fora

Se mesmo aumentando o tempo de armazenamento do pão e o pudim não for o suficiente para dar conta das sobras, não jogue fora os pães, pelo menos não antes de conhecer essas ótimas receitas para aproveitar melhor o ingrediente.

Como o pudim de pão já é uma ótima sobremesa, escolhemos algumas receitas salgadas para complementar as suas refeições.

Bruschetta

Bruschetta

Opção sensacional para servir como aperitivo, as bruschettas podem ser feitas com pão dormido e até com pão duro, pois o ideal é torrar as fatias com manteiga para ficarem super crocantes.

Esse recheio é simples feito com atum em lata, porém pode usar sua criatividade e criar a sua bruschetta favorita, até com versões doces que funcionam super bem.

Consulte a receita completa aqui

Torta de Pão

Torta de Pão

Depois dos aperitivos, vamos a uma opção de prato principal prático e gostoso.

Essa torta de pão velho é ideal para reaproveitar os pães e de recheio você também pode usar o que tiver na geladeira que funciona super bem nessa massa.

Também pode ser feita com pão de forma que fica ainda mais prática.

Consulte a receita completa aqui

Pizza de Pão Duro

Pizza de Pão Duro

E para fechar, uma versão de pizza para reaproveitar os pães duros que ficaram ai.

O grande truque desse preparo é umedecer bem as fatias de pão duro com o molho de tomate pois isso cria uma base perfeita de pizza para você rechear com o que preferir. O resultado é simplesmente incrível, vale muito a pena experimentar essa receita.

Consulte a receita completa aqui

Redução e reuso são a chave para sustentabilidade

Atualmente temos focado em trazer alguns conteúdos que batem mais forte na tecla da sustentabilidade, inclusive fizemos uma série inteira de Cozinha Sustentável com o chef Laurent Suaudeau que está espetacular, vale a pena conferir. 

Porém quando falamos desse assunto, a ideia é trazer de forma bem simples e práticas ações para você incorporar no dia-a-dia de forma confortável e orgânica, não é algo para virar regra absoluta.

Algumas mudanças de pensamento já fazem muita diferença, como conhecer receitas que aproveitam sobras de alimentos, como o pudim de pão, e aliado a isso a ideia de um consumo melhor ajustado, pois muitas vezes acabamos comprando mais do que vamos consumir, e é ai que as sobras e o desperdício se tornam inevitáveis.

Então, nosso propósito é fazer você entender que dá para fazer mais com menos, apenas conhecendo algumas técnicas culinárias e ampliando seu repertório de receitas, portanto, comece a reaproveitar o pão dormido com essas receitas e compartilhe com a gente seus resultados.

Bom apetite.

Avalie:

Comente:

Quanto tempo você levou para preparar esta receita?

:

Você achou: