Quantas vezes em uma semana você usa a praticidade do macarrão para seu almoço ou jantar? Esquentar a água e pensar em um molho, que às vezes não precisa ser mais do que alho e óleo, é muito simples mas sempre faz a boa para quem tem pouco tempo, lembrando que a pressa é inimiga da perfeição, mas não significa que precisa demorar!
Existe um molho que é quase tão simples quanto o alho e óleo, mas tem muita história por trás, e além de maravilhoso usa ingredientes do nosso dia a dia. Estamos falando do Carbonara, uma receita típica de Roma, na Itália, que só precisa de macarrão, bacon, queijo e ovo. Se você não conhece, prepare-se para reinventar sua cozinha prática.
Aproveite para conhecer mais receitas italianas
Se você já conhece ou ouviu falar dessa receita, muito provavelmente ficou sabendo que ela é uma receita difícil. E precisamos ser sinceros: ela requer um cuidado especial. Porém, esse fato não muda em nada o fato de ser uma receita essencialmente barata, rápida e sim, muito prática. Com as dicas do CyberCook e um pouquinho de treino você vai surpreender muita gente com esse macarrão à carbonara.
Apenas uma frigideira
- Com o macarrão cozido, você só vai precisar de uma frigideira para todo o processo. Frite o bacon em óleo até que ele fique bem crocante e reserve (fica muito melhor se ele estiver bem picadinho, quase farofa, mas vai do seu gosto e disponibilidade).
- Em uma vasilha, bata o ovo como se fosse fazer um omelete e misture o queijo.
- Coloque o macarrão na frigideira aproveitando o óleo do bacon, jogue o ovo, misture bem e termine com o bacon.
Variações de receitas de molhos para massas? Aqui tem!
Não queremos omelete
O grande segredo para um carbonara muito bem feito é acertar o ponto do ovo. Como já está batido, se colocar na frigideira com o fogo ligado ele vai virar um omelete ou ovo mexido antes de incorporar ao macarrão. O que nós queremos aqui é uma textura cremosa para a massa que deixa o preparo maravilhoso ao ajudar o próprio bacon a entrar de vez na mistura. Então vamos às dicas definitivas:
- Não escorra tanto o macarrão. Um pouco da água de cozimento da massa pode ajudar na cremosidade final, mas cuidado para não exagerar e transformar em um caldo.
- Na hora de colocar o ovo, tire a frigideira do fogo e mexa muito rápido para incorporar a mistura de ovo com queijo o mais rápido possível à massa. É com o calor dela que o ovo cozinha e o queijo derrete. Se demorar para mexer, ele vira omelete, se estiver muito quente, ovo mexido. É nessa linha tênue que vive a receita.
Para todos os bolsos
Como falamos, uma das qualidades do carbonara é ser um prato bem barato, já que precisa apenas de parmesão, bacon e ovo para ter uma bela refeição italiana. Porém, se quiser fazer a receita clássica procure por guanciale, >que é o bacon da bochecha do porco, e grana-padano ou pecorino-romano, dois tipos de parmesão italianos e deliciosos. Você pode variar também na massa. O tradicional é com espaguete, mas pode ser feito com linguine, fetuccine e até rigatoni. Se quiser, você pode garantir seu sucesso colocando creme de leite junto com o ovo.
Lembre-se que a cozinha é aprendizado e diversão. Com isso em mente e um pouco de atenção, você pode fazer qualquer receita do mundo! Das mais simples como ovo frito até as mais complexas como bife wellington. Basta criatividade e vontade!
Buon apettito!