Categorias
Dicas

Como fazer ovo: Dicas e receitas com ovo frito

Se você é daqueles que quando o assunto é cozinha, sua resposta é: “não sei nem fritar um ovo”, já está mais do que na hora de dominar essa técnica.

E na teoria é realmente algo bem simples, mas na prática acontecem alguns imprevistos bobos que acabam com sua tentativa de ovo perfeito, principalmente se você não possui muita intimidade com o fogão.

Aqui vão algumas dicas que vão te ajudar a fritar o ovo perfeito, mesmo que você não seja tão inexperiente assim, algumas poderão surpreender.

Ovo frito

Dica simples na ova de preparar o ovo

  1. Use frigideira antiaderente, facilita principalmente se precisar virar seu ovo.
  2. Não precisa afogar seu ovo no óleo, um fio generoso já basta para fritar bem. Ou pode até usar margarina ou manteiga, só cuidado para não deixar queimar, e acredite, esses ingredientes queimam rápido.
  3. Água e óleo não combinam, certifique-se que a frigideira está bem sequinha, senão o ovo vai grudar e aí não vai dar certo mesmo. Isso é algo que acontece com mais frequência do que você imagina, e as pessoas tendem a achar que a frigideira que perdeu a aderência, mas na verdade é a água que ficou ali que está reagindo com o óleo quente.
  4. Às vezes basta deixar a frigideira um pouco no fogo antes de pôr o óleo, assim a água evapora e dá tudo certo.
  5. Bordas tostadinhas significam que o ovo está pronto. Se quiser gema dura, basta banhar o ovo com o óleo quente, com bastante cuidado ou vira-lo pra fritar dos dois lados.

Apenas com essas dicas simples você vai ficar bem perto do ovo frito perfeito, mas nós do CyberCook queremos ver você ir além, então separamos algumas receitas ótimas para usar bem os ovos ai na sua casa.

Como preparar ovo frito

A receita simples do ovo frito, também chamado de ovo estrelado, envolve fritá-lo em óleo de soja e esperar as bordas ficarem ligeiramente douradas, com a clara branca.

Também temos uma receita de ovo frito no microondas que envolve levar um refratário com o ovo para fritar na margarina ou azeite.

Quer fritar ovo na AirFryer? Preaqueça a 160 graus por 3 minutos e coloque o ovo em uma forma anti-aderente antes de levar para a AirFryer. Um pouco de azeite ajuda na fritura.

Gostou das dicas? Temos também algumas receitas com ovo frito para você botar o preparo em prática.

Ovos mexidos

Esse clássico presente nos cafés da manhã de hotéis e pousadas, que agora pode aparecer aí na sua mesa. Estes ovos mexidos ficam cremosos, gostosos e acompanham bem uma torrada quentinha logo pela manhã.

O truque de um bom ovo mexido é desligar o fogo antes de endurecer por completo, e deixar o calor residual terminar de cozinhar, assim seu prato fica saboroso e suculento.

Ovos mexidos

Ovo frito no ninho

Essa receita está no limite entre o sofisticado e o simples, e é de impressionar. É ótima para quando você quiser servir café na cama especial para uma pessoa querida, pois pode fazer um formato de coração na fatia para demonstrar seu amor.

É muito simples de fazer, basta recortar o centro da fatia do pão com auxílio de um copo para medir, colocar na frigideira (antiaderente de preferência) um pouquinho de margarina e fritar o ovo ali no meio mesmo, cuidando para o ponto.

Para quem gosta de gema mais mole é ótimo, pois quando ela escorre pelo pão fica tudo uma delícia.

Ovo frito no ninho

Macarrão carbonara

Mama mia que prato maravilhoso e mais simples do que você imagina.

Essa iguaria italiana leva bacon, parmesão, azeite e ovos, mas não é nenhum bicho de sete cabeças não, basta ter atenção ao preparo.

O truque é usar o calor do macarrão para cozinhar os ovos, então atente-se nesta etapa do preparo e desmistifique a carbonara.

Tente fazer isso na sua casa e nos conte o que achou.

Macarrão carbonara

Farofa de ovo frito

Para finalizar, vamos à farofinha deliciosa de ovo frito.

Não tem segredo nesse preparo, basta misturar os ingredientes e ao fim adicionar os ovos fritos. É ideal que não estejam muito duros, pois fica mais fácil para incorporar a farofa e os demais componentes, e ainda terminam de cozinhar no calor desse preparo.

Pronto, agora você tem uma farofa deliciosa para o próximo churrasco ou para as refeições do dia-a-dia mesmo.

Farofa de ovo frito

Enfim, você não precisa mais dizer que não sabe nem fritar ovo, pois agora você domina isso e muito mais. Aqui no CyberCook a gente sempre incentiva e enfatiza que cozinhar é experimentação, ninguém nasce sabendo. Primeiro você aprende a fritar um ovo, em seguida já está fazendo um belo omelete, e quando menos se espera já está encantando a todos com um delicioso macarrão a carbonara.

Aproveite esse tempo em casa para cozinhar mais, fugir um pouco dos industrializados e dos fast foods, a gratificação de preparar algo delicioso com suas próprias mãos é animadora por si só.

Lembre-se sempre de nos mandar os seus preparos caseiros para a gente publicar aqui também.